Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegazzi, Sandra Mara Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32056
Resumo: Por meio deste estudo foi realizada análise de quatro livros paradidáticos da Coleção Valores, destinados ao público infanto-juvenil, cuja temática está direcionada à conscientização de problemas sociais relacionados à cidadania, à ética e aos valores. O objetivo constitui em problematizar noções de valores e cidadania que circulam nestes materiais destinados ao público infanto-juvenil, saber que elementos estes livros trazem e se é possível através destes exemplares estabelecer um elo de comunicação entre o aluno, o livro e situações vividas em sociedade. O referencial teórico deste trabalho está apoiado principalmente na aprendizagem reconstrutiva defendida por Pedro Demo, nos escritos de Yves La Taille, especialista em Psicologia Moral, em Paulo Freire, por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Alguns resultados deste estudo apontam que professores buscam, através destes instrumentos, promover no processo de formação da criança o ato de pensar criticamente em suas ações praticadas em determinadas ocasiões. As imagens contidas nos livros estão associadas a pequenos textos que levam à reflexão do aluno a respeito das situações ali representadas. É possível perceber que os professores utilizam esses materiais para tornar os alunos sujeitos do seu próprio desenvolvimento, materializando, no fazer com os outros, o respeito a princípios discutidos na sociedade e nos espaços familiar, escolar e social.
id UFRGS-2_e0f3ee1e1916b0cb58abe7efa393fe1e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32056
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menegazzi, Sandra Mara LopesMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2011-09-27T01:17:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/32056000786707Por meio deste estudo foi realizada análise de quatro livros paradidáticos da Coleção Valores, destinados ao público infanto-juvenil, cuja temática está direcionada à conscientização de problemas sociais relacionados à cidadania, à ética e aos valores. O objetivo constitui em problematizar noções de valores e cidadania que circulam nestes materiais destinados ao público infanto-juvenil, saber que elementos estes livros trazem e se é possível através destes exemplares estabelecer um elo de comunicação entre o aluno, o livro e situações vividas em sociedade. O referencial teórico deste trabalho está apoiado principalmente na aprendizagem reconstrutiva defendida por Pedro Demo, nos escritos de Yves La Taille, especialista em Psicologia Moral, em Paulo Freire, por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Alguns resultados deste estudo apontam que professores buscam, através destes instrumentos, promover no processo de formação da criança o ato de pensar criticamente em suas ações praticadas em determinadas ocasiões. As imagens contidas nos livros estão associadas a pequenos textos que levam à reflexão do aluno a respeito das situações ali representadas. É possível perceber que os professores utilizam esses materiais para tornar os alunos sujeitos do seu próprio desenvolvimento, materializando, no fazer com os outros, o respeito a princípios discutidos na sociedade e nos espaços familiar, escolar e social.application/pdfporSéries iniciaisValoresLivro didáticoValores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786707.pdf.txt000786707.pdf.txtExtracted Texttext/plain67047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32056/2/000786707.pdf.txt7145f02ec8249d86815fd83505f674d0MD52ORIGINAL000786707.pdf000786707.pdfTexto completoapplication/pdf372612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32056/1/000786707.pdfa8c4195db13a9fecfb84f3061c28caaaMD51THUMBNAIL000786707.pdf.jpg000786707.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32056/3/000786707.pdf.jpg4deb51a577725b11cdf427047d20a0acMD5310183/320562022-06-12 04:40:28.083473oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32056Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:40:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil
title Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil
spellingShingle Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil
Menegazzi, Sandra Mara Lopes
Séries iniciais
Valores
Livro didático
title_short Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil
title_full Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil
title_fullStr Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil
title_full_unstemmed Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil
title_sort Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil
author Menegazzi, Sandra Mara Lopes
author_facet Menegazzi, Sandra Mara Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegazzi, Sandra Mara Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Séries iniciais
Valores
Livro didático
topic Séries iniciais
Valores
Livro didático
description Por meio deste estudo foi realizada análise de quatro livros paradidáticos da Coleção Valores, destinados ao público infanto-juvenil, cuja temática está direcionada à conscientização de problemas sociais relacionados à cidadania, à ética e aos valores. O objetivo constitui em problematizar noções de valores e cidadania que circulam nestes materiais destinados ao público infanto-juvenil, saber que elementos estes livros trazem e se é possível através destes exemplares estabelecer um elo de comunicação entre o aluno, o livro e situações vividas em sociedade. O referencial teórico deste trabalho está apoiado principalmente na aprendizagem reconstrutiva defendida por Pedro Demo, nos escritos de Yves La Taille, especialista em Psicologia Moral, em Paulo Freire, por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Alguns resultados deste estudo apontam que professores buscam, através destes instrumentos, promover no processo de formação da criança o ato de pensar criticamente em suas ações praticadas em determinadas ocasiões. As imagens contidas nos livros estão associadas a pequenos textos que levam à reflexão do aluno a respeito das situações ali representadas. É possível perceber que os professores utilizam esses materiais para tornar os alunos sujeitos do seu próprio desenvolvimento, materializando, no fazer com os outros, o respeito a princípios discutidos na sociedade e nos espaços familiar, escolar e social.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32056
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786707
url http://hdl.handle.net/10183/32056
identifier_str_mv 000786707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32056/2/000786707.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32056/1/000786707.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32056/3/000786707.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7145f02ec8249d86815fd83505f674d0
a8c4195db13a9fecfb84f3061c28caaa
4deb51a577725b11cdf427047d20a0ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413754949632