Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32056 |
Resumo: | Por meio deste estudo foi realizada análise de quatro livros paradidáticos da Coleção Valores, destinados ao público infanto-juvenil, cuja temática está direcionada à conscientização de problemas sociais relacionados à cidadania, à ética e aos valores. O objetivo constitui em problematizar noções de valores e cidadania que circulam nestes materiais destinados ao público infanto-juvenil, saber que elementos estes livros trazem e se é possível através destes exemplares estabelecer um elo de comunicação entre o aluno, o livro e situações vividas em sociedade. O referencial teórico deste trabalho está apoiado principalmente na aprendizagem reconstrutiva defendida por Pedro Demo, nos escritos de Yves La Taille, especialista em Psicologia Moral, em Paulo Freire, por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Alguns resultados deste estudo apontam que professores buscam, através destes instrumentos, promover no processo de formação da criança o ato de pensar criticamente em suas ações praticadas em determinadas ocasiões. As imagens contidas nos livros estão associadas a pequenos textos que levam à reflexão do aluno a respeito das situações ali representadas. É possível perceber que os professores utilizam esses materiais para tornar os alunos sujeitos do seu próprio desenvolvimento, materializando, no fazer com os outros, o respeito a princípios discutidos na sociedade e nos espaços familiar, escolar e social. |
id |
UFRGS-2_e0f3ee1e1916b0cb58abe7efa393fe1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32056 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menegazzi, Sandra Mara LopesMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2011-09-27T01:17:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/32056000786707Por meio deste estudo foi realizada análise de quatro livros paradidáticos da Coleção Valores, destinados ao público infanto-juvenil, cuja temática está direcionada à conscientização de problemas sociais relacionados à cidadania, à ética e aos valores. O objetivo constitui em problematizar noções de valores e cidadania que circulam nestes materiais destinados ao público infanto-juvenil, saber que elementos estes livros trazem e se é possível através destes exemplares estabelecer um elo de comunicação entre o aluno, o livro e situações vividas em sociedade. O referencial teórico deste trabalho está apoiado principalmente na aprendizagem reconstrutiva defendida por Pedro Demo, nos escritos de Yves La Taille, especialista em Psicologia Moral, em Paulo Freire, por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Alguns resultados deste estudo apontam que professores buscam, através destes instrumentos, promover no processo de formação da criança o ato de pensar criticamente em suas ações praticadas em determinadas ocasiões. As imagens contidas nos livros estão associadas a pequenos textos que levam à reflexão do aluno a respeito das situações ali representadas. É possível perceber que os professores utilizam esses materiais para tornar os alunos sujeitos do seu próprio desenvolvimento, materializando, no fazer com os outros, o respeito a princípios discutidos na sociedade e nos espaços familiar, escolar e social.application/pdfporSéries iniciaisValoresLivro didáticoValores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786707.pdf.txt000786707.pdf.txtExtracted Texttext/plain67047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32056/2/000786707.pdf.txt7145f02ec8249d86815fd83505f674d0MD52ORIGINAL000786707.pdf000786707.pdfTexto completoapplication/pdf372612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32056/1/000786707.pdfa8c4195db13a9fecfb84f3061c28caaaMD51THUMBNAIL000786707.pdf.jpg000786707.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32056/3/000786707.pdf.jpg4deb51a577725b11cdf427047d20a0acMD5310183/320562022-06-12 04:40:28.083473oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32056Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:40:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil |
title |
Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil |
spellingShingle |
Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil Menegazzi, Sandra Mara Lopes Séries iniciais Valores Livro didático |
title_short |
Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil |
title_full |
Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil |
title_fullStr |
Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil |
title_full_unstemmed |
Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil |
title_sort |
Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil |
author |
Menegazzi, Sandra Mara Lopes |
author_facet |
Menegazzi, Sandra Mara Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menegazzi, Sandra Mara Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Séries iniciais Valores Livro didático |
topic |
Séries iniciais Valores Livro didático |
description |
Por meio deste estudo foi realizada análise de quatro livros paradidáticos da Coleção Valores, destinados ao público infanto-juvenil, cuja temática está direcionada à conscientização de problemas sociais relacionados à cidadania, à ética e aos valores. O objetivo constitui em problematizar noções de valores e cidadania que circulam nestes materiais destinados ao público infanto-juvenil, saber que elementos estes livros trazem e se é possível através destes exemplares estabelecer um elo de comunicação entre o aluno, o livro e situações vividas em sociedade. O referencial teórico deste trabalho está apoiado principalmente na aprendizagem reconstrutiva defendida por Pedro Demo, nos escritos de Yves La Taille, especialista em Psicologia Moral, em Paulo Freire, por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Alguns resultados deste estudo apontam que professores buscam, através destes instrumentos, promover no processo de formação da criança o ato de pensar criticamente em suas ações praticadas em determinadas ocasiões. As imagens contidas nos livros estão associadas a pequenos textos que levam à reflexão do aluno a respeito das situações ali representadas. É possível perceber que os professores utilizam esses materiais para tornar os alunos sujeitos do seu próprio desenvolvimento, materializando, no fazer com os outros, o respeito a princípios discutidos na sociedade e nos espaços familiar, escolar e social. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-27T01:17:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32056 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786707 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32056 |
identifier_str_mv |
000786707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32056/2/000786707.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32056/1/000786707.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32056/3/000786707.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7145f02ec8249d86815fd83505f674d0 a8c4195db13a9fecfb84f3061c28caaa 4deb51a577725b11cdf427047d20a0ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447063179034624 |