O uso de mídias na educação e a influência no melhoramento do desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fernanda de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200038
Resumo: Este breve estudo discute sobre o uso de mídias na educação e de que forma pode contribuir para o melhoramento do desempenho escolar dos alunos. Buscando demonstrar que o uso de mídias pode ser um aliado do professor no cotidiano escolar, ajudando-o a melhorar o desempenho dos alunos e a didática em sala de aula, tornando as aulas atrativas e diferenciadas. Verificando a diferença de desempenho usando métodos convencionais como: quadro, textos xerografados, livro didático, e métodos midiáticos e tecnológicos como: vídeo aulas, vídeos educacionais, entre outros. A metodologia que será utilizada para estudo consiste na pesquisa qualitativa, na qual serão cruzados dados de aplicação de atividades em duas turmas diferentes, procedendo da seguinte forma: uma turma vai receber um conteúdo e uma vídeo-aula para assistir (ou outra mídia equivalente), enquanto a outra turma vai receber apenas orientações para pesquisas em livros, e vice e versa. A partir disso será aplicada uma atividade individual na qual os alunos serão avaliados. A intenção é que se identifique qual dos dois métodos funciona melhor, o tradicional ou o com mídias. Além disso, pretende-se criar uma reflexão quanto ao uso das mídias como formas de socializar e ajudar a diminuir os problemas quanto ao acesso aos menos favorecidos.
id UFRGS-2_e0f6f3c58a3de25139bbc17c6a8f9a40
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200038
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Fernanda deMehlecke, Querte Teresinha Conzi2019-10-03T03:46:05Z2018http://hdl.handle.net/10183/200038001102815Este breve estudo discute sobre o uso de mídias na educação e de que forma pode contribuir para o melhoramento do desempenho escolar dos alunos. Buscando demonstrar que o uso de mídias pode ser um aliado do professor no cotidiano escolar, ajudando-o a melhorar o desempenho dos alunos e a didática em sala de aula, tornando as aulas atrativas e diferenciadas. Verificando a diferença de desempenho usando métodos convencionais como: quadro, textos xerografados, livro didático, e métodos midiáticos e tecnológicos como: vídeo aulas, vídeos educacionais, entre outros. A metodologia que será utilizada para estudo consiste na pesquisa qualitativa, na qual serão cruzados dados de aplicação de atividades em duas turmas diferentes, procedendo da seguinte forma: uma turma vai receber um conteúdo e uma vídeo-aula para assistir (ou outra mídia equivalente), enquanto a outra turma vai receber apenas orientações para pesquisas em livros, e vice e versa. A partir disso será aplicada uma atividade individual na qual os alunos serão avaliados. A intenção é que se identifique qual dos dois métodos funciona melhor, o tradicional ou o com mídias. Além disso, pretende-se criar uma reflexão quanto ao uso das mídias como formas de socializar e ajudar a diminuir os problemas quanto ao acesso aos menos favorecidos.This brief study discusses the use of media in education and how it can contribute to the improvement of students' school performance. Seeking to demonstrate that the use of media can be an ally of the teacher in the daily school life, helping him improve student performance and didactics in the classroom, making classes attractive and differentiated. Verifying the performance difference using conventional methods such as: frame, xerografic texts, didactic book, and media and technological methods like: video lessons, educational videos, among others. The methodology that will be used for study consists of the qualitative research, in which will be cross-data application of activities in two different classes, proceeding as follows: a group will receive content and a video lesson to watch (or other media equivalent) , while the other group will receive only guidelines for research in books, and vice versa. From this will be applied an individual activity in which the students will be evaluated. The intention is to identify which of the two methods works best, the traditional one or the one with the medias. In addition, it is intended to create a reflection on the use of the media as ways of socializing and help to reduce the problems regarding the access to the less favored ones.application/pdfporMídia digitalTecnologia educacionalMedia in educationSchool technologyEducational technologyO uso de mídias na educação e a influência no melhoramento do desempenho escolarThe use of media in education and the influence in improving school performance info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102815.pdf.txt001102815.pdf.txtExtracted Texttext/plain83043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200038/2/001102815.pdf.txtca2c674f4a71266ecd83df839fc49564MD52ORIGINAL001102815.pdfTexto completoapplication/pdf1198615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200038/1/001102815.pdf248230e52b495ecc8dd08c68eed50f2aMD5110183/2000382019-12-04 05:02:26.74292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200038Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-04T07:02:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de mídias na educação e a influência no melhoramento do desempenho escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of media in education and the influence in improving school performance
title O uso de mídias na educação e a influência no melhoramento do desempenho escolar
spellingShingle O uso de mídias na educação e a influência no melhoramento do desempenho escolar
Souza, Fernanda de
Mídia digital
Tecnologia educacional
Media in education
School technology
Educational technology
title_short O uso de mídias na educação e a influência no melhoramento do desempenho escolar
title_full O uso de mídias na educação e a influência no melhoramento do desempenho escolar
title_fullStr O uso de mídias na educação e a influência no melhoramento do desempenho escolar
title_full_unstemmed O uso de mídias na educação e a influência no melhoramento do desempenho escolar
title_sort O uso de mídias na educação e a influência no melhoramento do desempenho escolar
author Souza, Fernanda de
author_facet Souza, Fernanda de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fernanda de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mehlecke, Querte Teresinha Conzi
contributor_str_mv Mehlecke, Querte Teresinha Conzi
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia digital
Tecnologia educacional
topic Mídia digital
Tecnologia educacional
Media in education
School technology
Educational technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Media in education
School technology
Educational technology
description Este breve estudo discute sobre o uso de mídias na educação e de que forma pode contribuir para o melhoramento do desempenho escolar dos alunos. Buscando demonstrar que o uso de mídias pode ser um aliado do professor no cotidiano escolar, ajudando-o a melhorar o desempenho dos alunos e a didática em sala de aula, tornando as aulas atrativas e diferenciadas. Verificando a diferença de desempenho usando métodos convencionais como: quadro, textos xerografados, livro didático, e métodos midiáticos e tecnológicos como: vídeo aulas, vídeos educacionais, entre outros. A metodologia que será utilizada para estudo consiste na pesquisa qualitativa, na qual serão cruzados dados de aplicação de atividades em duas turmas diferentes, procedendo da seguinte forma: uma turma vai receber um conteúdo e uma vídeo-aula para assistir (ou outra mídia equivalente), enquanto a outra turma vai receber apenas orientações para pesquisas em livros, e vice e versa. A partir disso será aplicada uma atividade individual na qual os alunos serão avaliados. A intenção é que se identifique qual dos dois métodos funciona melhor, o tradicional ou o com mídias. Além disso, pretende-se criar uma reflexão quanto ao uso das mídias como formas de socializar e ajudar a diminuir os problemas quanto ao acesso aos menos favorecidos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:46:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200038
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102815
url http://hdl.handle.net/10183/200038
identifier_str_mv 001102815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200038/2/001102815.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200038/1/001102815.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ca2c674f4a71266ecd83df839fc49564
248230e52b495ecc8dd08c68eed50f2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486934312452096