Ensino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37160 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema o ensino de Análise Combinatória e aborda o pensamento combinatório nas resoluções de problemas e atividades lúdicas. Elaboramos uma atividade didática que foi aplicada com alunos da 8ª série de um colégio estadual de Porto Alegre,que atende principalmente alunos com nível sócio-econômico baixo, tendo como objetivo mostrar que os princípios fundamentais da contagem podem ser ensinados a estes alunos. Propomos uma sequência didática utilizando jogos matemáticos e a teorização de estratégias de resolução para problemas de raciocínio combinatório. |
id |
UFRGS-2_e11c229b8dcda971f0a6a1d66429e100 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37160 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Quequi, Greice BorgesHoppen, Carlos2012-02-07T01:19:59Z2011http://hdl.handle.net/10183/37160000819955Este trabalho tem como tema o ensino de Análise Combinatória e aborda o pensamento combinatório nas resoluções de problemas e atividades lúdicas. Elaboramos uma atividade didática que foi aplicada com alunos da 8ª série de um colégio estadual de Porto Alegre,que atende principalmente alunos com nível sócio-econômico baixo, tendo como objetivo mostrar que os princípios fundamentais da contagem podem ser ensinados a estes alunos. Propomos uma sequência didática utilizando jogos matemáticos e a teorização de estratégias de resolução para problemas de raciocínio combinatório.This work deals with the teaching of Combinatorics in schools. More precisely, it looks for the combinatorial reasoning involved in problem solving and in other activities. We designed teaching activities that have been applied to 8th graders in a state-run school in the outskirts of Porto Alegre. Our main aim is to show that the two main counting principles can be successfully taught to this age group through combinatorial games and problem solving.application/pdfporJogos matemáticosCombinatoriaMatemática : Ensino fundamentalCombinatoricsElementary schoolMathematical gamesEnsino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000819955.pdf000819955.pdfTexto completoapplication/pdf3813516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37160/1/000819955.pdf6246d1a1375b545b6a8aead9776e40ccMD51TEXT000819955.pdf.txt000819955.pdf.txtExtracted Texttext/plain81101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37160/2/000819955.pdf.txtb40846e39dff51083df9b2199e16edb4MD52THUMBNAIL000819955.pdf.jpg000819955.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37160/3/000819955.pdf.jpg444c378edd5eef14d2f339653801dc79MD5310183/371602018-10-11 08:57:10.727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37160Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:57:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativo |
title |
Ensino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativo |
spellingShingle |
Ensino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativo Quequi, Greice Borges Jogos matemáticos Combinatoria Matemática : Ensino fundamental Combinatorics Elementary school Mathematical games |
title_short |
Ensino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativo |
title_full |
Ensino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativo |
title_fullStr |
Ensino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativo |
title_full_unstemmed |
Ensino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativo |
title_sort |
Ensino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativo |
author |
Quequi, Greice Borges |
author_facet |
Quequi, Greice Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quequi, Greice Borges |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hoppen, Carlos |
contributor_str_mv |
Hoppen, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos matemáticos Combinatoria Matemática : Ensino fundamental |
topic |
Jogos matemáticos Combinatoria Matemática : Ensino fundamental Combinatorics Elementary school Mathematical games |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Combinatorics Elementary school Mathematical games |
description |
Este trabalho tem como tema o ensino de Análise Combinatória e aborda o pensamento combinatório nas resoluções de problemas e atividades lúdicas. Elaboramos uma atividade didática que foi aplicada com alunos da 8ª série de um colégio estadual de Porto Alegre,que atende principalmente alunos com nível sócio-econômico baixo, tendo como objetivo mostrar que os princípios fundamentais da contagem podem ser ensinados a estes alunos. Propomos uma sequência didática utilizando jogos matemáticos e a teorização de estratégias de resolução para problemas de raciocínio combinatório. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-02-07T01:19:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37160 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819955 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37160 |
identifier_str_mv |
000819955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37160/1/000819955.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37160/2/000819955.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37160/3/000819955.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6246d1a1375b545b6a8aead9776e40cc b40846e39dff51083df9b2199e16edb4 444c378edd5eef14d2f339653801dc79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224422343835648 |