Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Diego de Freitas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77259
Resumo: Este trabalho investiga a possibilidade de se trabalhar o conteúdo de análise combinatória com turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As atividades foram construídas na intenção de colocar o aluno frente a diferentes situações de caráter combinatório. Foram trabalhadas diferentes estratégias de resolução, partindo inicialmente da listagem de possibilidades, utilizada para explicar o Princípio Aditivo e o Princípio Multiplicativo. As atividades foram aplicadas em um grupo de dez alunos de uma turma de 8° ano em uma escola de Ensino Fundamental situada no bairro Rubem Berta em Porto Alegre. O planejamento e a análise da pesquisa tiveram base na Engenharia Didática. Os resultados da experimentação, sugerem que as atividades contribuíram positivamente no desenvolvimento de um pensamento combinatório nos alunos.
id UFRGS-2_53c137474ffb2bcbf255335459192777
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77259
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Diego de FreitasHoppen, Carlos2013-08-22T01:45:26Z2013http://hdl.handle.net/10183/77259000895786Este trabalho investiga a possibilidade de se trabalhar o conteúdo de análise combinatória com turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As atividades foram construídas na intenção de colocar o aluno frente a diferentes situações de caráter combinatório. Foram trabalhadas diferentes estratégias de resolução, partindo inicialmente da listagem de possibilidades, utilizada para explicar o Princípio Aditivo e o Princípio Multiplicativo. As atividades foram aplicadas em um grupo de dez alunos de uma turma de 8° ano em uma escola de Ensino Fundamental situada no bairro Rubem Berta em Porto Alegre. O planejamento e a análise da pesquisa tiveram base na Engenharia Didática. Os resultados da experimentação, sugerem que as atividades contribuíram positivamente no desenvolvimento de um pensamento combinatório nos alunos.This work investigates the possibility of introducing Combinatorics to ninth-year students. The activities have been devised with the intention of confronting the student with different combinatorial situations. To this end, we shall introduce several resolution strategies, starting with lists of possibilities and direct counting, from which the main counting principles may be deduced. The activities were implemented with a group of ten students in a public school of the State School System located in the neighborhood of Ruben Berta in Porto Alegre. The analysis of the research is based on Didactic Engineering. The results of this practice suggest that the activities contributed positively to the development, by the students, of combinatorial strategies in problem solving.application/pdfporAnálise combinatóriaEnsino fundamentalEnsino : MatematicaCombinatoricsElementary countingElementary schoolUma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895786.pdf000895786.pdfTexto completoapplication/pdf4857199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77259/1/000895786.pdf72f1281aec71c7dc75758ef9a6508aceMD51TEXT000895786.pdf.txt000895786.pdf.txtExtracted Texttext/plain111725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77259/2/000895786.pdf.txt65ec00964e5f67d16d065e9f08cb5ffaMD52THUMBNAIL000895786.pdf.jpg000895786.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77259/3/000895786.pdf.jpg64ca42a9877c7d0cee9bb352dd2957eeMD5310183/772592019-06-07 02:34:57.723483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77259Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-07T05:34:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental
title Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental
Leite, Diego de Freitas
Análise combinatória
Ensino fundamental
Ensino : Matematica
Combinatorics
Elementary counting
Elementary school
title_short Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental
title_full Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental
title_sort Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental
author Leite, Diego de Freitas
author_facet Leite, Diego de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Diego de Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoppen, Carlos
contributor_str_mv Hoppen, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Ensino fundamental
Ensino : Matematica
topic Análise combinatória
Ensino fundamental
Ensino : Matematica
Combinatorics
Elementary counting
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Combinatorics
Elementary counting
Elementary school
description Este trabalho investiga a possibilidade de se trabalhar o conteúdo de análise combinatória com turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As atividades foram construídas na intenção de colocar o aluno frente a diferentes situações de caráter combinatório. Foram trabalhadas diferentes estratégias de resolução, partindo inicialmente da listagem de possibilidades, utilizada para explicar o Princípio Aditivo e o Princípio Multiplicativo. As atividades foram aplicadas em um grupo de dez alunos de uma turma de 8° ano em uma escola de Ensino Fundamental situada no bairro Rubem Berta em Porto Alegre. O planejamento e a análise da pesquisa tiveram base na Engenharia Didática. Os resultados da experimentação, sugerem que as atividades contribuíram positivamente no desenvolvimento de um pensamento combinatório nos alunos.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77259
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895786
url http://hdl.handle.net/10183/77259
identifier_str_mv 000895786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77259/1/000895786.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77259/2/000895786.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77259/3/000895786.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 72f1281aec71c7dc75758ef9a6508ace
65ec00964e5f67d16d065e9f08cb5ffa
64ca42a9877c7d0cee9bb352dd2957ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450759196672