Estágios maturacionais e níveis de aptidão de escolares entre 10 e 16 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157205 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é verificar se há influência dos estágios de maturação sexual nos valores médios dos níveis de aptidão física de crianças e jovens. O estudo é de caráter transversal comparativo com uma abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 450 crianças e adolescentes portugueses com idades de 10 à 16 anos obtidos convenientemente. Para a avaliação dos indicadores de aptidão física utilizou-se o protocolo de teste FITNESSGRAM, onde se avaliou a aptidão cardiorrespiratória, índice de massa corporal e resistência abdominal. O estágio maturacional foi avaliado por meio da autoavaliação das características sexuais proposto por Tanner. A análise dos dados foi feita pelo teste ANOVA seguido do teste Post hoc de TAMHANE’S de comparações múltiplas, a fim de detectar as diferenças nos cinco estágios. Os resultados apresentados mostram que a idade cronológica não é fator determinante para o estágio maturacional, observou-se também que a maturação sexual influenciou os níveis de aptidão física nos componentes de aptidão cardiorrespiratória e resistência abdominal, onde os estágios 3, 4 e 5 apresentaram valores significativamente maiores em relação aos estágios 1 e 2, já no componente de índice de massa corporal foi encontrada uma diferença significativa no estágio 3 em relação ao 5. Portanto a partir dos resultados encontrados concluo que a maturação sexual é um fator determinante para o desenvolvimento da aptidão física de escolares, e deve ser levada em consideração para que a intensidade das aulas sejam adequados ao nível de aptidão física conforme os diferentes estágios de maturação. |
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