Cinema : a arte interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95934
Resumo: Foi realizado um trabalho de pesquisa bibliográfica com o objetivo de estudar o cinema, como recurso educacional e também como instrumento para os alunos realizarem sua criatividade numa visão interdisciplinar. O cinema tem sido utilizado como recreação, mas pode servir também para que os alunos façam seu filme, criando uma história que complemente os estudos realizados em cada série, passando de estudantes passivos, para pesquisadores ativos. Isto leva a educação a um novo paradigma que, conforme bibliografia estudada, torna o aluno protagonista de sua educação. Constatou-se, através desta pesquisa, que o cinema é utilizado em sala de aula, mas na maioria das vezes sem planejamento, como uma amenidade para tornar as aulas menos cansativas e menos monótonas, mas sem o planejamento que se deveria ter para enriquecer os conteúdos, chegando-se a uma educação verdadeiramente interdisciplinar.
id UFRGS-2_e131c75b55b83bae8e2fd97d7709624e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95934
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wagner, Antonio CarlosBulegon, Ana Marli2014-06-03T02:03:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/95934000911698Foi realizado um trabalho de pesquisa bibliográfica com o objetivo de estudar o cinema, como recurso educacional e também como instrumento para os alunos realizarem sua criatividade numa visão interdisciplinar. O cinema tem sido utilizado como recreação, mas pode servir também para que os alunos façam seu filme, criando uma história que complemente os estudos realizados em cada série, passando de estudantes passivos, para pesquisadores ativos. Isto leva a educação a um novo paradigma que, conforme bibliografia estudada, torna o aluno protagonista de sua educação. Constatou-se, através desta pesquisa, que o cinema é utilizado em sala de aula, mas na maioria das vezes sem planejamento, como uma amenidade para tornar as aulas menos cansativas e menos monótonas, mas sem o planejamento que se deveria ter para enriquecer os conteúdos, chegando-se a uma educação verdadeiramente interdisciplinar.A bibliographic study was conducted with the aim of studying the cinema, as an educational resource and also as a tool for students to realize their creativity in an interdisciplinary view. The film has been used as recreation, but can also serve to students to make their movie, creating a story that complements the studies in each grade, moving the students from passive to active researchers. This leads to a new educational paradigm, accord to studied bibliography, the student becomes protagonist of his education. It was found through this research that the film is used in the classroom, but most of the time without planning, as an amenity to make lessons less tiring and less monotonous, but without planning; it should to enrich contents, reaching up to a truly interdisciplinary education.application/pdfporCinemaInterdisciplinaridadeEducationInterdisciplinarityCinema : a arte interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911698.pdf000911698.pdfTexto completoapplication/pdf389125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95934/1/000911698.pdff7ab2d8a8abbdfb88ec41166bb91bddaMD51TEXT000911698.pdf.txt000911698.pdf.txtExtracted Texttext/plain118755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95934/2/000911698.pdf.txt7628332508a181ccc257d619e9dfd769MD52THUMBNAIL000911698.pdf.jpg000911698.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95934/3/000911698.pdf.jpgfca0d2986daeda90fc9239d138767c6fMD5310183/959342018-10-16 07:57:39.799oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95934Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cinema : a arte interdisciplinar
title Cinema : a arte interdisciplinar
spellingShingle Cinema : a arte interdisciplinar
Wagner, Antonio Carlos
Cinema
Interdisciplinaridade
Education
Interdisciplinarity
title_short Cinema : a arte interdisciplinar
title_full Cinema : a arte interdisciplinar
title_fullStr Cinema : a arte interdisciplinar
title_full_unstemmed Cinema : a arte interdisciplinar
title_sort Cinema : a arte interdisciplinar
author Wagner, Antonio Carlos
author_facet Wagner, Antonio Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Antonio Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulegon, Ana Marli
contributor_str_mv Bulegon, Ana Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Interdisciplinaridade
topic Cinema
Interdisciplinaridade
Education
Interdisciplinarity
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Interdisciplinarity
description Foi realizado um trabalho de pesquisa bibliográfica com o objetivo de estudar o cinema, como recurso educacional e também como instrumento para os alunos realizarem sua criatividade numa visão interdisciplinar. O cinema tem sido utilizado como recreação, mas pode servir também para que os alunos façam seu filme, criando uma história que complemente os estudos realizados em cada série, passando de estudantes passivos, para pesquisadores ativos. Isto leva a educação a um novo paradigma que, conforme bibliografia estudada, torna o aluno protagonista de sua educação. Constatou-se, através desta pesquisa, que o cinema é utilizado em sala de aula, mas na maioria das vezes sem planejamento, como uma amenidade para tornar as aulas menos cansativas e menos monótonas, mas sem o planejamento que se deveria ter para enriquecer os conteúdos, chegando-se a uma educação verdadeiramente interdisciplinar.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95934
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911698
url http://hdl.handle.net/10183/95934
identifier_str_mv 000911698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95934/1/000911698.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95934/2/000911698.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95934/3/000911698.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f7ab2d8a8abbdfb88ec41166bb91bdda
7628332508a181ccc257d619e9dfd769
fca0d2986daeda90fc9239d138767c6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465813602304