Avaliação de carga de trabalho em alunos de pós‑graduação em engenharia de produção : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvan, Tatiana Cecagno
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Branco, Gabriela Musse, Saurin, Tarcísio Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184037
Resumo: Os resultados educacionais estão ligados à carga de trabalho do estudante que, por sua vez, sofre influência de fatores individuais e do contexto institucional. Contudo, no âmbito da pós-graduação brasileira, e mais especificamente no caso da Engenharia de Produção, pouco é conhecido sobre a intensidade dessa carga de trabalho, fatores contribuintes e meios de gerenciá-la. Este estudo tem como objetivo realizar uma avaliação exploratória da carga de trabalho em estudantes de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. A avaliação foi realizada em um curso nacional de excelência na área, por meio de: entrevistas semiestruturadas com três alunos, aplicação de um questionário (NASA-TLX adaptado) respondido por trinta e três alunos; reunião de feedback dos resultados dos questionários aos alunos. Os dados indicaram que a carga de trabalho é alta e similar entre as diferentes modalidades do curso: mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado. Além disso, foi possível identificar o alto nível de frustração entre alunos do mestrado profissional, o alto nível de esforço no mestrado acadêmico, a grande demanda mental do doutorado, e a maior demanda temporal para quem exerce outras atividades profissionais além dos estudos. Dentre os fatores contribuintes nesta alta carga de trabalho, foi identificada a falta de acompanhamento do orientador, a realização de trabalhos acadêmicos não diretamente ligados ao projeto de pesquisa, a alta exigência imposta pelos estudantes a si mesmos e o medo de não finalizar o trabalho.
id UFRGS-2_e1b1db372a199574f4876061099b8079
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184037
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Galvan, Tatiana CecagnoBranco, Gabriela MusseSaurin, Tarcísio Abreu2018-10-27T03:12:24Z20150104-530Xhttp://hdl.handle.net/10183/184037001078478Os resultados educacionais estão ligados à carga de trabalho do estudante que, por sua vez, sofre influência de fatores individuais e do contexto institucional. Contudo, no âmbito da pós-graduação brasileira, e mais especificamente no caso da Engenharia de Produção, pouco é conhecido sobre a intensidade dessa carga de trabalho, fatores contribuintes e meios de gerenciá-la. Este estudo tem como objetivo realizar uma avaliação exploratória da carga de trabalho em estudantes de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. A avaliação foi realizada em um curso nacional de excelência na área, por meio de: entrevistas semiestruturadas com três alunos, aplicação de um questionário (NASA-TLX adaptado) respondido por trinta e três alunos; reunião de feedback dos resultados dos questionários aos alunos. Os dados indicaram que a carga de trabalho é alta e similar entre as diferentes modalidades do curso: mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado. Além disso, foi possível identificar o alto nível de frustração entre alunos do mestrado profissional, o alto nível de esforço no mestrado acadêmico, a grande demanda mental do doutorado, e a maior demanda temporal para quem exerce outras atividades profissionais além dos estudos. Dentre os fatores contribuintes nesta alta carga de trabalho, foi identificada a falta de acompanhamento do orientador, a realização de trabalhos acadêmicos não diretamente ligados ao projeto de pesquisa, a alta exigência imposta pelos estudantes a si mesmos e o medo de não finalizar o trabalho.Academic performance depends on the workload of students, and it is influenced both by individual factors and the institutional context. However, in the Brazilian post-graduation, more specifically in the area of industrial engineering, little is known about the workload intensity, contributing factors, and control measures. This study presents an exploratory assessment of the workload of graduate students of industrial engineering. The assessment was carried out in a leading national post-graduation program. It was based on semi-structured interviews with three students; the application of a questionnaire (adapted from the NASA-TLX) to thirty-three students; and a feedback meeting to discuss the results of the questionnaire. The results indicated that the workload is very high and similar across the three levels of post-graduation: professional master’s degree, academic master’s degree, and PhD. Other noteworthy results were related to the high level of frustration of the students of professional master’s degrees; the high level of effort in the academic master’s degrees; the high mental demand in the PhDs; and the high temporal demand for students who have professional activities in addition to the academic ones. Some contributing factors for the high workload were also identified, such as insufficient support from the supervisor; involvement with academic activities that are not directly related to the research project; self-imposed pressure for high performance; and fear of not meeting the deadline.application/pdfporGestão e produção. São Carlos, SP. Vol. 22, n. 3 (jul./set. 2015), p. 678-690EngenhariaWorkloadPost-graduationNASA-TLXIndustrial engineeringLearningAvaliação de carga de trabalho em alunos de pós‑graduação em engenharia de produção : um estudo exploratórioAssessment of the workload of industrial engineering graduate students : an exploratory studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001078478.pdfTexto completoapplication/pdf1674446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184037/1/001078478.pdff4d272bf2e6693794988f860dfd73308MD51TEXT001078478.pdf.txt001078478.pdf.txtExtracted Texttext/plain39194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184037/2/001078478.pdf.txt3c03abc2912229cd543001a7404565cbMD52THUMBNAIL001078478.pdf.jpg001078478.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184037/3/001078478.pdf.jpg57eaa2f34867213ed25341bf29947145MD5310183/1840372018-10-29 07:31:31.652oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184037Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:31:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de carga de trabalho em alunos de pós‑graduação em engenharia de produção : um estudo exploratório
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Assessment of the workload of industrial engineering graduate students : an exploratory study
title Avaliação de carga de trabalho em alunos de pós‑graduação em engenharia de produção : um estudo exploratório
spellingShingle Avaliação de carga de trabalho em alunos de pós‑graduação em engenharia de produção : um estudo exploratório
Galvan, Tatiana Cecagno
Engenharia
Workload
Post-graduation
NASA-TLX
Industrial engineering
Learning
title_short Avaliação de carga de trabalho em alunos de pós‑graduação em engenharia de produção : um estudo exploratório
title_full Avaliação de carga de trabalho em alunos de pós‑graduação em engenharia de produção : um estudo exploratório
title_fullStr Avaliação de carga de trabalho em alunos de pós‑graduação em engenharia de produção : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Avaliação de carga de trabalho em alunos de pós‑graduação em engenharia de produção : um estudo exploratório
title_sort Avaliação de carga de trabalho em alunos de pós‑graduação em engenharia de produção : um estudo exploratório
author Galvan, Tatiana Cecagno
author_facet Galvan, Tatiana Cecagno
Branco, Gabriela Musse
Saurin, Tarcísio Abreu
author_role author
author2 Branco, Gabriela Musse
Saurin, Tarcísio Abreu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvan, Tatiana Cecagno
Branco, Gabriela Musse
Saurin, Tarcísio Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia
topic Engenharia
Workload
Post-graduation
NASA-TLX
Industrial engineering
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Workload
Post-graduation
NASA-TLX
Industrial engineering
Learning
description Os resultados educacionais estão ligados à carga de trabalho do estudante que, por sua vez, sofre influência de fatores individuais e do contexto institucional. Contudo, no âmbito da pós-graduação brasileira, e mais especificamente no caso da Engenharia de Produção, pouco é conhecido sobre a intensidade dessa carga de trabalho, fatores contribuintes e meios de gerenciá-la. Este estudo tem como objetivo realizar uma avaliação exploratória da carga de trabalho em estudantes de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. A avaliação foi realizada em um curso nacional de excelência na área, por meio de: entrevistas semiestruturadas com três alunos, aplicação de um questionário (NASA-TLX adaptado) respondido por trinta e três alunos; reunião de feedback dos resultados dos questionários aos alunos. Os dados indicaram que a carga de trabalho é alta e similar entre as diferentes modalidades do curso: mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado. Além disso, foi possível identificar o alto nível de frustração entre alunos do mestrado profissional, o alto nível de esforço no mestrado acadêmico, a grande demanda mental do doutorado, e a maior demanda temporal para quem exerce outras atividades profissionais além dos estudos. Dentre os fatores contribuintes nesta alta carga de trabalho, foi identificada a falta de acompanhamento do orientador, a realização de trabalhos acadêmicos não diretamente ligados ao projeto de pesquisa, a alta exigência imposta pelos estudantes a si mesmos e o medo de não finalizar o trabalho.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-27T03:12:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184037
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-530X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001078478
identifier_str_mv 0104-530X
001078478
url http://hdl.handle.net/10183/184037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Gestão e produção. São Carlos, SP. Vol. 22, n. 3 (jul./set. 2015), p. 678-690
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184037/1/001078478.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184037/2/001078478.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184037/3/001078478.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f4d272bf2e6693794988f860dfd73308
3c03abc2912229cd543001a7404565cb
57eaa2f34867213ed25341bf29947145
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447672541151232