Literatura de divulgação científica no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Nathália Marcolin
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18774
Resumo: Análise da utilização de literatura de divulgação científica - Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história - como recurso didático no ensino de química. Discuto a importância do uso da literatura de divulgação científica a partir de uma experiência desenvolvida com três turmas de ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre durante o estudo das Funções Químicas. Concomitante ao estudo sistemático dos conteúdos foi desenvolvida uma atividade teatral a partir da leitura de alguns capítulos selecionados do livro. Ao longo das atividades três questionários foram apresentados aos alunos a fim de verificar as possíveis mudanças no conhecimento deles sobre as funções químicas e suas influências no cotidiano e na história mundial. Os resultados indicaram o desenvolvimento principalmente das noções de ciência na história e das relações das moléculas estudadas com o dia-a-dia dos estudantes, apontando a relevância da literatura de divulgação científica como recurso didático.
id UFRGS-2_e1e51051a4ce2b25e374ad3a7037f7cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18774
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Simon, Nathália MarcolinLopes, Cesar Valmor Machado2010-03-16T04:14:28Z2009http://hdl.handle.net/10183/18774000732662Análise da utilização de literatura de divulgação científica - Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história - como recurso didático no ensino de química. Discuto a importância do uso da literatura de divulgação científica a partir de uma experiência desenvolvida com três turmas de ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre durante o estudo das Funções Químicas. Concomitante ao estudo sistemático dos conteúdos foi desenvolvida uma atividade teatral a partir da leitura de alguns capítulos selecionados do livro. Ao longo das atividades três questionários foram apresentados aos alunos a fim de verificar as possíveis mudanças no conhecimento deles sobre as funções químicas e suas influências no cotidiano e na história mundial. Os resultados indicaram o desenvolvimento principalmente das noções de ciência na história e das relações das moléculas estudadas com o dia-a-dia dos estudantes, apontando a relevância da literatura de divulgação científica como recurso didático.Analysis of the use of a popularisation of science literature - Napoleon’s buttons: how 17 molecules changed history - as a didactic resource in teaching chemistry. I discuss the importance on using the popularisation of science literature in a didactic experiment with three high school classes in Porto Alegre public school, during the study of chemical functions. Concomitant with the systematic study of the subject, it was developed a scenic activity started on the reading some selected chapters of the book. During the activities, three questionnaires were presented to students. The questionnaires were on the chemical functions and their influence on daily life and in world history. The results indicated mainly the development of the concepts of science in the history and relationships of the molecules studied with the day-to-day lives of students, indicating the relevance of the popularisation of science literature as a teaching resource.application/pdfporEnsino de quimicaPopularisation science literatureChemistry educationChemical functionsLiteratura de divulgação científica no ensino de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2009Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000732662.pdf000732662.pdfTexto completoapplication/pdf312997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18774/1/000732662.pdf779e8d5881cc57c0d8bf136c2f41bfffMD51TEXT000732662.pdf.txt000732662.pdf.txtExtracted Texttext/plain82820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18774/2/000732662.pdf.txt2f1c2eb2eb89416aa953573f17ba3e74MD52THUMBNAIL000732662.pdf.jpg000732662.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18774/3/000732662.pdf.jpg41cd9143ae5200d7fc5cc9ce92dfa45cMD5310183/187742018-10-18 07:15:52.643oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18774Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:15:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura de divulgação científica no ensino de química
title Literatura de divulgação científica no ensino de química
spellingShingle Literatura de divulgação científica no ensino de química
Simon, Nathália Marcolin
Ensino de quimica
Popularisation science literature
Chemistry education
Chemical functions
title_short Literatura de divulgação científica no ensino de química
title_full Literatura de divulgação científica no ensino de química
title_fullStr Literatura de divulgação científica no ensino de química
title_full_unstemmed Literatura de divulgação científica no ensino de química
title_sort Literatura de divulgação científica no ensino de química
author Simon, Nathália Marcolin
author_facet Simon, Nathália Marcolin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simon, Nathália Marcolin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Cesar Valmor Machado
contributor_str_mv Lopes, Cesar Valmor Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
topic Ensino de quimica
Popularisation science literature
Chemistry education
Chemical functions
dc.subject.eng.fl_str_mv Popularisation science literature
Chemistry education
Chemical functions
description Análise da utilização de literatura de divulgação científica - Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história - como recurso didático no ensino de química. Discuto a importância do uso da literatura de divulgação científica a partir de uma experiência desenvolvida com três turmas de ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre durante o estudo das Funções Químicas. Concomitante ao estudo sistemático dos conteúdos foi desenvolvida uma atividade teatral a partir da leitura de alguns capítulos selecionados do livro. Ao longo das atividades três questionários foram apresentados aos alunos a fim de verificar as possíveis mudanças no conhecimento deles sobre as funções químicas e suas influências no cotidiano e na história mundial. Os resultados indicaram o desenvolvimento principalmente das noções de ciência na história e das relações das moléculas estudadas com o dia-a-dia dos estudantes, apontando a relevância da literatura de divulgação científica como recurso didático.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-16T04:14:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18774
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000732662
url http://hdl.handle.net/10183/18774
identifier_str_mv 000732662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18774/1/000732662.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18774/2/000732662.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18774/3/000732662.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 779e8d5881cc57c0d8bf136c2f41bfff
2f1c2eb2eb89416aa953573f17ba3e74
41cd9143ae5200d7fc5cc9ce92dfa45c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224390793232384