O superpoder dos elementos químicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257036 |
Resumo: | Cada vez mais as práticas de ensino devem ser voltadas a uma aprendizagem significativa e conectadas à realidade do estudante. A utilização de estratégias de ensino diferenciadas busca, de maneira geral, auxiliar o aluno a entender conceitos “abstratos” de maneira mais dinâmica e eficaz. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma didática de estudos dos elementos químicos, para compreender de que modo os estudantes reconhecem e/ou representam esses elementos no seu cotidiano, bem como despertar a curiosidade dos estudantes para as aulas de Química. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Caxias do Sul, RS. A proposta foi desenvolvida totalmente de forma remota, devido à pandemia de COVID-19. Dentre as atividades realizadas, destaca-se a pesquisa sobre diferentes elementos químicos do cotidiano e a elaboração de um super-herói para os referidos elementos, contemplando suas características em forma de superpoderes. A avaliação dos resultados foi feita por meio de rubricas de aprendizagem, para verificar se os objetivos foram alcançados. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes apresentaram boa qualidade, demonstrando que a estratégia utilizada pode ser empregada como ferramenta inovadora para o ensino de Química. |
id |
UFRGS-2_c2322ada5973c4d19e169a1f8848b877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257036 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guerra, LetíciaSantos, Victor João da Rocha MaiaGallon, Mônica da Silva2023-04-13T03:25:12Z2021http://hdl.handle.net/10183/257036001165031Cada vez mais as práticas de ensino devem ser voltadas a uma aprendizagem significativa e conectadas à realidade do estudante. A utilização de estratégias de ensino diferenciadas busca, de maneira geral, auxiliar o aluno a entender conceitos “abstratos” de maneira mais dinâmica e eficaz. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma didática de estudos dos elementos químicos, para compreender de que modo os estudantes reconhecem e/ou representam esses elementos no seu cotidiano, bem como despertar a curiosidade dos estudantes para as aulas de Química. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Caxias do Sul, RS. A proposta foi desenvolvida totalmente de forma remota, devido à pandemia de COVID-19. Dentre as atividades realizadas, destaca-se a pesquisa sobre diferentes elementos químicos do cotidiano e a elaboração de um super-herói para os referidos elementos, contemplando suas características em forma de superpoderes. A avaliação dos resultados foi feita por meio de rubricas de aprendizagem, para verificar se os objetivos foram alcançados. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes apresentaram boa qualidade, demonstrando que a estratégia utilizada pode ser empregada como ferramenta inovadora para o ensino de Química.Teaching methods focused on meaningful learning and connected to the student's reality have become increasingly important. The use of differentiated teaching strategies aims, in general, to help students grasp “abstract” concepts more dynamically and effectively. This work’s objective is to present a didactic study of chemical elements to understand how students recognize and/or represent them in their daily lives, as well as instigating students' curiosity for Chemistry classes. The work was developed with 9th-grade students at a public school in Caxias do Sul, RS - Brazil. The project was applied entirely remotely due to the COVID-19 pandemic. Among the activities carried out, there was research on different chemical elements in everyday life and the creation of a superhero for the referred elements, displaying their characteristics as superpowers. The evaluation was made through learning rubrics to verify whether the objectives were reached. The students developed good quality work, showing that the strategy used may be applied as a innovative tool for Chemistry teaching.application/pdfporElementos quimicosEnsinoQuímicaChemistryTeachingCharactersScienceChemical elementsO superpoder dos elementos químicosThe superpower of chemical elements info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165031.pdf.txt001165031.pdf.txtExtracted Texttext/plain39434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257036/2/001165031.pdf.txte8b7deb1613c496e6e62cfb9ea86b278MD52ORIGINAL001165031.pdfTexto completoapplication/pdf464154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257036/1/001165031.pdfb0622a5ccaa3726cedb19fff7af3303eMD5110183/2570362023-08-03 03:34:52.698227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257036Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O superpoder dos elementos químicos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The superpower of chemical elements |
title |
O superpoder dos elementos químicos |
spellingShingle |
O superpoder dos elementos químicos Guerra, Letícia Elementos quimicos Ensino Química Chemistry Teaching Characters Science Chemical elements |
title_short |
O superpoder dos elementos químicos |
title_full |
O superpoder dos elementos químicos |
title_fullStr |
O superpoder dos elementos químicos |
title_full_unstemmed |
O superpoder dos elementos químicos |
title_sort |
O superpoder dos elementos químicos |
author |
Guerra, Letícia |
author_facet |
Guerra, Letícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Letícia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Victor João da Rocha Maia |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Gallon, Mônica da Silva |
contributor_str_mv |
Santos, Victor João da Rocha Maia Gallon, Mônica da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elementos quimicos Ensino Química |
topic |
Elementos quimicos Ensino Química Chemistry Teaching Characters Science Chemical elements |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chemistry Teaching Characters Science Chemical elements |
description |
Cada vez mais as práticas de ensino devem ser voltadas a uma aprendizagem significativa e conectadas à realidade do estudante. A utilização de estratégias de ensino diferenciadas busca, de maneira geral, auxiliar o aluno a entender conceitos “abstratos” de maneira mais dinâmica e eficaz. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma didática de estudos dos elementos químicos, para compreender de que modo os estudantes reconhecem e/ou representam esses elementos no seu cotidiano, bem como despertar a curiosidade dos estudantes para as aulas de Química. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Caxias do Sul, RS. A proposta foi desenvolvida totalmente de forma remota, devido à pandemia de COVID-19. Dentre as atividades realizadas, destaca-se a pesquisa sobre diferentes elementos químicos do cotidiano e a elaboração de um super-herói para os referidos elementos, contemplando suas características em forma de superpoderes. A avaliação dos resultados foi feita por meio de rubricas de aprendizagem, para verificar se os objetivos foram alcançados. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes apresentaram boa qualidade, demonstrando que a estratégia utilizada pode ser empregada como ferramenta inovadora para o ensino de Química. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-13T03:25:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257036 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001165031 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257036 |
identifier_str_mv |
001165031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257036/2/001165031.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257036/1/001165031.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8b7deb1613c496e6e62cfb9ea86b278 b0622a5ccaa3726cedb19fff7af3303e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447337015705600 |