O superpoder dos elementos químicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Letícia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257036
Resumo: Cada vez mais as práticas de ensino devem ser voltadas a uma aprendizagem significativa e conectadas à realidade do estudante. A utilização de estratégias de ensino diferenciadas busca, de maneira geral, auxiliar o aluno a entender conceitos “abstratos” de maneira mais dinâmica e eficaz. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma didática de estudos dos elementos químicos, para compreender de que modo os estudantes reconhecem e/ou representam esses elementos no seu cotidiano, bem como despertar a curiosidade dos estudantes para as aulas de Química. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Caxias do Sul, RS. A proposta foi desenvolvida totalmente de forma remota, devido à pandemia de COVID-19. Dentre as atividades realizadas, destaca-se a pesquisa sobre diferentes elementos químicos do cotidiano e a elaboração de um super-herói para os referidos elementos, contemplando suas características em forma de superpoderes. A avaliação dos resultados foi feita por meio de rubricas de aprendizagem, para verificar se os objetivos foram alcançados. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes apresentaram boa qualidade, demonstrando que a estratégia utilizada pode ser empregada como ferramenta inovadora para o ensino de Química.
id UFRGS-2_c2322ada5973c4d19e169a1f8848b877
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257036
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guerra, LetíciaSantos, Victor João da Rocha MaiaGallon, Mônica da Silva2023-04-13T03:25:12Z2021http://hdl.handle.net/10183/257036001165031Cada vez mais as práticas de ensino devem ser voltadas a uma aprendizagem significativa e conectadas à realidade do estudante. A utilização de estratégias de ensino diferenciadas busca, de maneira geral, auxiliar o aluno a entender conceitos “abstratos” de maneira mais dinâmica e eficaz. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma didática de estudos dos elementos químicos, para compreender de que modo os estudantes reconhecem e/ou representam esses elementos no seu cotidiano, bem como despertar a curiosidade dos estudantes para as aulas de Química. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Caxias do Sul, RS. A proposta foi desenvolvida totalmente de forma remota, devido à pandemia de COVID-19. Dentre as atividades realizadas, destaca-se a pesquisa sobre diferentes elementos químicos do cotidiano e a elaboração de um super-herói para os referidos elementos, contemplando suas características em forma de superpoderes. A avaliação dos resultados foi feita por meio de rubricas de aprendizagem, para verificar se os objetivos foram alcançados. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes apresentaram boa qualidade, demonstrando que a estratégia utilizada pode ser empregada como ferramenta inovadora para o ensino de Química.Teaching methods focused on meaningful learning and connected to the student's reality have become increasingly important. The use of differentiated teaching strategies aims, in general, to help students grasp “abstract” concepts more dynamically and effectively. This work’s objective is to present a didactic study of chemical elements to understand how students recognize and/or represent them in their daily lives, as well as instigating students' curiosity for Chemistry classes. The work was developed with 9th-grade students at a public school in Caxias do Sul, RS - Brazil. The project was applied entirely remotely due to the COVID-19 pandemic. Among the activities carried out, there was research on different chemical elements in everyday life and the creation of a superhero for the referred elements, displaying their characteristics as superpowers. The evaluation was made through learning rubrics to verify whether the objectives were reached. The students developed good quality work, showing that the strategy used may be applied as a innovative tool for Chemistry teaching.application/pdfporElementos quimicosEnsinoQuímicaChemistryTeachingCharactersScienceChemical elementsO superpoder dos elementos químicosThe superpower of chemical elements info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165031.pdf.txt001165031.pdf.txtExtracted Texttext/plain39434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257036/2/001165031.pdf.txte8b7deb1613c496e6e62cfb9ea86b278MD52ORIGINAL001165031.pdfTexto completoapplication/pdf464154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257036/1/001165031.pdfb0622a5ccaa3726cedb19fff7af3303eMD5110183/2570362023-08-03 03:34:52.698227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257036Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O superpoder dos elementos químicos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The superpower of chemical elements
title O superpoder dos elementos químicos
spellingShingle O superpoder dos elementos químicos
Guerra, Letícia
Elementos quimicos
Ensino
Química
Chemistry
Teaching
Characters
Science
Chemical elements
title_short O superpoder dos elementos químicos
title_full O superpoder dos elementos químicos
title_fullStr O superpoder dos elementos químicos
title_full_unstemmed O superpoder dos elementos químicos
title_sort O superpoder dos elementos químicos
author Guerra, Letícia
author_facet Guerra, Letícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Letícia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Victor João da Rocha Maia
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gallon, Mônica da Silva
contributor_str_mv Santos, Victor João da Rocha Maia
Gallon, Mônica da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Elementos quimicos
Ensino
Química
topic Elementos quimicos
Ensino
Química
Chemistry
Teaching
Characters
Science
Chemical elements
dc.subject.eng.fl_str_mv Chemistry
Teaching
Characters
Science
Chemical elements
description Cada vez mais as práticas de ensino devem ser voltadas a uma aprendizagem significativa e conectadas à realidade do estudante. A utilização de estratégias de ensino diferenciadas busca, de maneira geral, auxiliar o aluno a entender conceitos “abstratos” de maneira mais dinâmica e eficaz. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma didática de estudos dos elementos químicos, para compreender de que modo os estudantes reconhecem e/ou representam esses elementos no seu cotidiano, bem como despertar a curiosidade dos estudantes para as aulas de Química. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Caxias do Sul, RS. A proposta foi desenvolvida totalmente de forma remota, devido à pandemia de COVID-19. Dentre as atividades realizadas, destaca-se a pesquisa sobre diferentes elementos químicos do cotidiano e a elaboração de um super-herói para os referidos elementos, contemplando suas características em forma de superpoderes. A avaliação dos resultados foi feita por meio de rubricas de aprendizagem, para verificar se os objetivos foram alcançados. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes apresentaram boa qualidade, demonstrando que a estratégia utilizada pode ser empregada como ferramenta inovadora para o ensino de Química.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-13T03:25:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165031
url http://hdl.handle.net/10183/257036
identifier_str_mv 001165031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257036/2/001165031.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257036/1/001165031.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8b7deb1613c496e6e62cfb9ea86b278
b0622a5ccaa3726cedb19fff7af3303e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447337015705600