A comunicação do Fórum Social Mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Maria Helena
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254967
Resumo: O artigo aborda o Fórum Social Mundial (FSM), a partir da perspectiva da co-municação abrigada numa esfera pública mundial. Desde 2001, anualmente, milhares de pessoas se reúnem para debater e defender o conceito transfor-mado em slogan: um outro mundo é possível. Um mundo que contraria a or-dem econômica internacional, através das ações, discursos e debates políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais do Fórum Social Mundial. Questões, movimentos, etnias, injustiças têm obtido visibilidade na mídia internacional, da mesma maneira que o funcionamento do FSM tem gerado espaços próprios de comunicação. Sua existência tem provocado, teórica e tecnicamente, o campo da política, da sociologia e o campo da comunicação, sendo este o limite do artigo. Entende-se que o FSM é um objeto de pesquisa privilegiado para a dis-cussão dos conceitos de espetacularização, mediação e midiatização; as novas configurações da esfera pública; as redes de comunicação e as novas mídias; as relações estratégicas de poder entre mídia, política e sociedade e, a construção da imagem pública na visibilidade da cidadania.
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