O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Maria Helena
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Coelho, Marja Pfeifer, Pereira, Marcos Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273787
Resumo: Este trabalho expõe um debate sobre limites e convergências dos conceitos de midiatização, espetacularização e espetáculo como dispositivos de poder da lógica midiática, que torna interdependentes a política e a comunicação, a partir de categorias analíticas sediadas no campo da comunicação. Entendese que essa lógica é determinada pela visibilidade que propicia credibilidade e legitimidade, pelas competências tecnológicas, institucionais e estéticas do jornalismo, da propaganda e do entretenimento. É possível explorar a vulnerabilidade dessa lógica em relação à comunicação da política e os movimentos da sociedade, apontando indícios contra a estabilidade de afirmações que defendem que todas as informações e bens simbólicos que circulam nos meios de comunicação de massa indicam um grande espetáculo ou apenas midiatização, ou que espetáculo, midiatização e espetacularização provocam os mesmos resultados.
id UFRGS-2_aa20189457ba1f13641605476ec1919b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273787
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weber, Maria HelenaCoelho, Marja PfeiferPereira, Marcos Vinícius2024-03-19T05:04:39Z20060101-2657http://hdl.handle.net/10183/273787000549904Este trabalho expõe um debate sobre limites e convergências dos conceitos de midiatização, espetacularização e espetáculo como dispositivos de poder da lógica midiática, que torna interdependentes a política e a comunicação, a partir de categorias analíticas sediadas no campo da comunicação. Entendese que essa lógica é determinada pela visibilidade que propicia credibilidade e legitimidade, pelas competências tecnológicas, institucionais e estéticas do jornalismo, da propaganda e do entretenimento. É possível explorar a vulnerabilidade dessa lógica em relação à comunicação da política e os movimentos da sociedade, apontando indícios contra a estabilidade de afirmações que defendem que todas as informações e bens simbólicos que circulam nos meios de comunicação de massa indicam um grande espetáculo ou apenas midiatização, ou que espetáculo, midiatização e espetacularização provocam os mesmos resultados.From communication categories, this article displays a debate on limits and convergences of the mediatization, spectacularization and spectacle concepts as devices of the mediatic logic’s power that becomes interdependent the politics and the communication. This logic is determined by the visibility that assures credibility and legitimacy, through technological, institucional and aesthetic abilities of journalism, propaganda and entertainment. It´s possible to explore the vulnerability of this logic in relation to politics and society movements. This puts in doubt affirmations wich defend that all the symbolic information in media are a great spectacle or only mediatization, or that spectacle, midiatization and spectacularization provoke the same results. Key-words: Mediatization; Spectacularization; Spectacle.A partir de categorías analíticas basadas en el campo de la comunicación, este trabajo expone un debate sobre límites y convergencias de los conceptos de mediatización, espetacularización y espectáculo como dispositivos de poder de la lógica midiática, que vuelve interdependientes la política y la comunicación. Esta lógica viene determinada por la visibilidad que propicia credibilidad y legitimidad, a través de competencias tecnológicas, institucionales y estéticas del periodismo, la propaganda y el entretenimiento. Es posible explorar la vulnerabilidad de esta lógica relativa a la comunicación de la política y los movimientos de la sociedad, lo que actúa contra la estabilidad de afirmaciones que defienden que toda la información y los bienes simbólicos que circulan en los medios de comunicación indican um gran espectáculo o solamente mediatización, o que espectáculo, mediatização y espetacularización causan los mismos resultados.application/pdfporComunicação & sociedade. São Bernado do Campo, SP. Vol. 28, n.46 (2 sem. 2006), p. 13-32ComunicaçãoEspetáculoMeios de comunicação de massaMediatizationSpectacularizationSpectacleMediatizaciónEspectacularizaciónEspectáculoO voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política)Vote, street and spectacle (questions on communication e politics)El voto, la calle y el escenario (cuestiones sobre la comunicación y la política)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000549904.pdf.txt000549904.pdf.txtExtracted Texttext/plain45655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273787/2/000549904.pdf.txtd31c5005f0a5f0eea43d0e1526bb736aMD52ORIGINAL000549904.pdfTexto completoapplication/pdf307193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273787/1/000549904.pdf478a6eb7c868d3639525307dd2ccbcbeMD5110183/2737872024-05-22 06:36:40.109747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273787Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-22T09:36:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Vote, street and spectacle (questions on communication e politics)
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El voto, la calle y el escenario (cuestiones sobre la comunicación y la política)
title O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política)
spellingShingle O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política)
Weber, Maria Helena
Comunicação
Espetáculo
Meios de comunicação de massa
Mediatization
Spectacularization
Spectacle
Mediatización
Espectacularización
Espectáculo
title_short O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política)
title_full O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política)
title_fullStr O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política)
title_full_unstemmed O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política)
title_sort O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política)
author Weber, Maria Helena
author_facet Weber, Maria Helena
Coelho, Marja Pfeifer
Pereira, Marcos Vinícius
author_role author
author2 Coelho, Marja Pfeifer
Pereira, Marcos Vinícius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Maria Helena
Coelho, Marja Pfeifer
Pereira, Marcos Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Espetáculo
Meios de comunicação de massa
topic Comunicação
Espetáculo
Meios de comunicação de massa
Mediatization
Spectacularization
Spectacle
Mediatización
Espectacularización
Espectáculo
dc.subject.eng.fl_str_mv Mediatization
Spectacularization
Spectacle
dc.subject.spa.fl_str_mv Mediatización
Espectacularización
Espectáculo
description Este trabalho expõe um debate sobre limites e convergências dos conceitos de midiatização, espetacularização e espetáculo como dispositivos de poder da lógica midiática, que torna interdependentes a política e a comunicação, a partir de categorias analíticas sediadas no campo da comunicação. Entendese que essa lógica é determinada pela visibilidade que propicia credibilidade e legitimidade, pelas competências tecnológicas, institucionais e estéticas do jornalismo, da propaganda e do entretenimento. É possível explorar a vulnerabilidade dessa lógica em relação à comunicação da política e os movimentos da sociedade, apontando indícios contra a estabilidade de afirmações que defendem que todas as informações e bens simbólicos que circulam nos meios de comunicação de massa indicam um grande espetáculo ou apenas midiatização, ou que espetáculo, midiatização e espetacularização provocam os mesmos resultados.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-19T05:04:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273787
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-2657
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000549904
identifier_str_mv 0101-2657
000549904
url http://hdl.handle.net/10183/273787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Comunicação & sociedade. São Bernado do Campo, SP. Vol. 28, n.46 (2 sem. 2006), p. 13-32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273787/2/000549904.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273787/1/000549904.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d31c5005f0a5f0eea43d0e1526bb736a
478a6eb7c868d3639525307dd2ccbcbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225114398752768