O mercado de música digital : um estudo sobre o comportamento do consumidor brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132521 |
Resumo: | A convergência entre tecnologia, Internet e música resultou em grandes desafios para a indústria fonográfica mundial. Apesar do crescimento no volume de receitas de música digital, a indústria fonográfica vem diminuindo significativamente nos últimos anos. Para atrair novos clientes e competir com outras formas de aquisição de música na rede, as gravadoras e os provedores de serviços de música on-line precisam descobrir quem são e como se comportam seus clientes em potencial. O objetivo deste trabalho foi explorar e descrever características e comportamentos de usuários de música digital, bem como daquelas pessoas que querem pagar, ou que não querem utilizar tal serviço, a fim de entender, de forma mais ampla e segura, o contexto desse mercado. Por meio de técnicas estatísticas, foi possível descrever o perfil de usuários, não usuários e pessoas com intenção de pagar pela música digital. ( continua) Essas foram as principais descobertas deste estudo: 1) 88% da amostra de internautas brasileiros são usuários de música digital; 2) seu perfil está significativamente relacionado com o perfil de uso da Internet (redes sociais e entretenimento); 3) os não usuários deixam de utilizar música digital principalmente pela falta de conhecimento de como fazê-lo; 4) 66,4% das pessoas têm intenção de pagar pela música digital; 5) compartilham uma característica: compram com frequência pela Internet; 6) pessoas com intenção de pagar pela música digital percebem a diferença entre música legal e ilegal,além de atribuir baixo grau de importância para a Internet. Espera-se que este estudo promova ações de marketing eficientes, orientadas para o cliente. |
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Martins, João Paulo CapelliSlongo, Luiz Antonio2016-01-29T02:48:08Z20141806-4892http://hdl.handle.net/10183/132521000982625A convergência entre tecnologia, Internet e música resultou em grandes desafios para a indústria fonográfica mundial. Apesar do crescimento no volume de receitas de música digital, a indústria fonográfica vem diminuindo significativamente nos últimos anos. Para atrair novos clientes e competir com outras formas de aquisição de música na rede, as gravadoras e os provedores de serviços de música on-line precisam descobrir quem são e como se comportam seus clientes em potencial. O objetivo deste trabalho foi explorar e descrever características e comportamentos de usuários de música digital, bem como daquelas pessoas que querem pagar, ou que não querem utilizar tal serviço, a fim de entender, de forma mais ampla e segura, o contexto desse mercado. Por meio de técnicas estatísticas, foi possível descrever o perfil de usuários, não usuários e pessoas com intenção de pagar pela música digital. ( continua) Essas foram as principais descobertas deste estudo: 1) 88% da amostra de internautas brasileiros são usuários de música digital; 2) seu perfil está significativamente relacionado com o perfil de uso da Internet (redes sociais e entretenimento); 3) os não usuários deixam de utilizar música digital principalmente pela falta de conhecimento de como fazê-lo; 4) 66,4% das pessoas têm intenção de pagar pela música digital; 5) compartilham uma característica: compram com frequência pela Internet; 6) pessoas com intenção de pagar pela música digital percebem a diferença entre música legal e ilegal,além de atribuir baixo grau de importância para a Internet. Espera-se que este estudo promova ações de marketing eficientes, orientadas para o cliente.The convergence between technology, the Internet and music brought about great challenges to the recording industry worldwide. Despite digital music’s revenue growth, the music industry has declined significantly over recent years. To attract new customers and compete with other ways of getting music on the network, record companies and on-line music providers must figure out who their potential customers are. The goal of this study was to explore and describe the characteristics and behavior of digital music users, as well as of those who are willing to pay or unwilling to use this service, in order to fully understand this market’s context. These are the study’s main findings: 1) 88% of the sample of Brazilian Internet users are also digital music users; 2) their profile is significantly related to the profile of Internet usage (social networking and entertainment); 3) non-users fail to use digital music mainly due to lack of knowledge on how to do it; 4) 66.4% intend to pay for digital music; 5) they share one characteristic: they frequently shop online; 6) people who are willing to pay for digital music receive the difference between legal and illegal music, and do not value the Internet much. We hope this study will promote efficient, customer-oriented marketing actions.La convergencia de Internet y la música ha dado lugar a grandes desafíos para la industria de la grabación musical en todo el mundo. A pesar del crecimiento de los ingresos de la música digital, la industria de la música ha disminuido significativamente en los últimos años. Para atraer a nuevos clientes y competir con otras formas de obtener música en la red, las compañías discográficas y los proveedores en línea de música deben averiguar quiénes son sus clientes potenciales. El objetivo de este estudio fue explorar y describir las características y el comportamiento de los usuarios de música digital, así como el de las personas que quieren pagar, o no desean usar este servicio, con la finalidad de entender plenamente el contexto de este mercado. Estas fueron las principales conclusiones de este estudio: 1) el 88% de los internautas brasileños es usuario de música digital, 2) su perfil está significativamente relacionado con el perfil de uso de Internet (redes sociales y entretenimiento), 3) los no usuarios no acceden a música digital, sobre todo por falta de conocimientos sobre cómo hacerlo, y 4) el 66,4% de las personas la intención de pagar por la música digital; 5) que comparten una característica: con frecuencia compras en línea, y 6) las personas que pagan por la música digital observan la diferencia entre la música legal e ilegal y le atribuyen un bajo grado de importancia a Internet. Este estudio pretende promover acciones eficientes de marketing orientados al cliente.application/pdfporRevista brasileira de gestão de negócios. São Paulo. Vol. 16, n. 53, (out./dez. 2014), p. 638-657Música digitalComportamento do consumidorPerfil do consumidorDigital musicMarketingConsumer behaviorMúsica digitalMarketingComportamiento del consumidorO mercado de música digital : um estudo sobre o comportamento do consumidor brasileiroThe digital music market : a study of Brazilian consumers’ behaviorEl mercado de música digital : estudio sobre el comportamiento del consumidor brasileñoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982625.pdf000982625.pdfTexto completoapplication/pdf894978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132521/1/000982625.pdfbc32669e5eb29c6b28601803fccc0024MD51TEXT000982625.pdf.txt000982625.pdf.txtExtracted Texttext/plain78731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132521/2/000982625.pdf.txte337da51b3e7ff99841432bf942a09c2MD52THUMBNAIL000982625.pdf.jpg000982625.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132521/3/000982625.pdf.jpg393317994deab12639ece761968a37fcMD5310183/1325212018-10-26 09:37:44.126oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:37:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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