Verificação do projeto de pavimentação da BR-101 Tavares/Bojuru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunardi, Renato Zulian
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78282
Resumo: Este trabalho é focado na verificação do projeto de pavimentação do trecho da BR-101 entre a cidade de Tavares e a localidade de Bojuru, na planície litorânea do Rio Grande do Sul. Tratase de um projeto de pavimentação não usual, pois a base e o revestimento desta rodovia serão executados com areia-asfalto usinada a quente. Esta solução foi adotada devido à inexistência de agregados pétreos nas proximidades do trecho, o que exigiria distâncias de transporte de até 200 km. Esta rodovia teve seu projeto realizado em 1997, sendo que as obras iniciaram em 1998. Em 2002 as obras foram paralisadas e só seriam retomadas cinco anos depois, em novembro de 2007. A verificação do projeto de pavimentação desta estrada leva em consideração que alguns trechos inacabados foram expostos ao tráfego, portanto ao desgaste, durante o período de paralisação dos trabalhos, e que os materiais de construção, por não serem os mesmos analisados na época do projeto, apresentam diferentes propriedades. Com o objetivo de avaliar o comportamento mecânico de amostras de areia-asfalto retiradas da rodovia, foram realizados ensaios de resistência à tração e módulo de resiliência. Com os resultados obtidos fez-se uma análise mecanicista da estrutura do pavimento através do programa Everstress 5.0. Através dos resultados dos cálculos computacionais, foi possível prever o número de eixos padrão que a rodovia suporta de acordo com modelos de fadiga presentes na literatura e comparar este resultado com o previsto no projeto. Além disso, a análise permitiu a comparação da carga máxima de tração sofrida pelo pavimento com a carga admissível medida em laboratório. Conclui-se que as camadas executadas atualmente não suportam as solicitações de projeto, sendo necessária a realização de estudos para se determinar uma mistura que atenda a tais solicitações.
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spelling Lunardi, Renato ZulianNunez, Washington Peres2013-09-24T01:45:57Z2008http://hdl.handle.net/10183/78282000897126Este trabalho é focado na verificação do projeto de pavimentação do trecho da BR-101 entre a cidade de Tavares e a localidade de Bojuru, na planície litorânea do Rio Grande do Sul. Tratase de um projeto de pavimentação não usual, pois a base e o revestimento desta rodovia serão executados com areia-asfalto usinada a quente. Esta solução foi adotada devido à inexistência de agregados pétreos nas proximidades do trecho, o que exigiria distâncias de transporte de até 200 km. Esta rodovia teve seu projeto realizado em 1997, sendo que as obras iniciaram em 1998. Em 2002 as obras foram paralisadas e só seriam retomadas cinco anos depois, em novembro de 2007. A verificação do projeto de pavimentação desta estrada leva em consideração que alguns trechos inacabados foram expostos ao tráfego, portanto ao desgaste, durante o período de paralisação dos trabalhos, e que os materiais de construção, por não serem os mesmos analisados na época do projeto, apresentam diferentes propriedades. Com o objetivo de avaliar o comportamento mecânico de amostras de areia-asfalto retiradas da rodovia, foram realizados ensaios de resistência à tração e módulo de resiliência. Com os resultados obtidos fez-se uma análise mecanicista da estrutura do pavimento através do programa Everstress 5.0. Através dos resultados dos cálculos computacionais, foi possível prever o número de eixos padrão que a rodovia suporta de acordo com modelos de fadiga presentes na literatura e comparar este resultado com o previsto no projeto. Além disso, a análise permitiu a comparação da carga máxima de tração sofrida pelo pavimento com a carga admissível medida em laboratório. Conclui-se que as camadas executadas atualmente não suportam as solicitações de projeto, sendo necessária a realização de estudos para se determinar uma mistura que atenda a tais solicitações.This work is focused on verifying the paving project of the road BR-101 between the city of Tavares and the town of Bojuru in the coastal plain of Rio Grande do Sul. This is an unusual pavement because the base and the road surface are being made with sand-asphalt hot mix. This solution was adopted due to the absence of stones or gravel near the site, which would require transportation distances of up to 200 km. This road had its project conducted in 1997, and the works started in 1998. In 2002 the works were paralyzed and would only be resumed five years later, in November 2007. The verification of this road’s pavement design takes into account that some unfinished portions were exposed to traffic, so to weariness, during the stoppage of work, and that the construction materials, being not the same from the project period, present different properties. To evaluate the mechanical behavior of samples of sandasphalt taken from the road, tests are made for tensile strength and resilient module. With the results, a mechanistic analysis of the structure have been made using the software Everstress 5.0. With the results of the mechanistic analysis, it was possible to predict the number of standard axles that the pavement would support in accordance with transfer functions present in the literature and compare the result with the project’s determinations. Furthermore, the analysis allowed the comparison of the maximum load supported by the pavement with admissible loads measured in the laboratory. It follows that the layers currently used do not support the project’s requests and require studies to determine one mixture that serves such requests.application/pdfporEngenharia civilPavementSand-asphaltMechanistic analysisResilient moduleVerificação do projeto de pavimentação da BR-101 Tavares/BojuruVerification of the paving project of the road BR-101 Tavares/Bojuru info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2008Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897126.pdf000897126.pdfTexto completoapplication/pdf3152000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78282/1/000897126.pdf2fe1431f648ac02c4469176b9bf2b560MD51TEXT000897126.pdf.txt000897126.pdf.txtExtracted Texttext/plain74449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78282/2/000897126.pdf.txt157439ef1e868a87baf1f9df9fdd4148MD52THUMBNAIL000897126.pdf.jpg000897126.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78282/3/000897126.pdf.jpgfbb9c650f41dfb65d3600d76ba5ebb06MD5310183/782822018-10-15 09:22:10.808oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78282Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:22:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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