Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcin, Andréia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250975
Resumo: O artigo discute a visualidade e a concretude enquanto processos imbricados que permeiam historicamente o ensinar e o aprender matemática. São apresentadas quatro cenas com o intuito de explorar como tais conceitos estão presentes em diferentes tempos e espaços, potencializando o exercício da experimentação e da experiência no fazer matemática de alunos e professores. A primeira cena remete ao mundo grego suas ideias e percepções sobre o conhecimento. A segunda cena nos aproxima de Maria Montessori e dos materiais didáticos montessorianos. A terceira cena evidencia o Movimento da Matemática Moderna e as contribuições de Dienes para a compreensão das estruturas matemáticas. A quarta cena enfatiza a presença dos computadores e o impacto da geometria dinâmica e da realidade aumentada no tempo presente. Conclui-se fortalecendo a relevância da escola como espaço de experimentação e experiência.
id UFRGS-2_e3035822126635cf0cf56f85b1d83d99
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250975
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dalcin, Andréia2022-11-11T04:46:35Z20211518-8221http://hdl.handle.net/10183/250975001152721O artigo discute a visualidade e a concretude enquanto processos imbricados que permeiam historicamente o ensinar e o aprender matemática. São apresentadas quatro cenas com o intuito de explorar como tais conceitos estão presentes em diferentes tempos e espaços, potencializando o exercício da experimentação e da experiência no fazer matemática de alunos e professores. A primeira cena remete ao mundo grego suas ideias e percepções sobre o conhecimento. A segunda cena nos aproxima de Maria Montessori e dos materiais didáticos montessorianos. A terceira cena evidencia o Movimento da Matemática Moderna e as contribuições de Dienes para a compreensão das estruturas matemáticas. A quarta cena enfatiza a presença dos computadores e o impacto da geometria dinâmica e da realidade aumentada no tempo presente. Conclui-se fortalecendo a relevância da escola como espaço de experimentação e experiência.The article discusses the visuality and the concreteness as imbricated processes that historically permeate the teaching and the learning of mathematics. Four scenes are presented in order to explore how such concepts are present in different times and spaces, enhancing the exercise of experimentation and experience in doing mathematics by students and teachers. The first scene refers to Greek World, its ideas and perceptions about the knowledge. The second scene brings us closer to Maria Montessori and Montessori didactic materials. he third scene evidences the Modern Mathematics Movement and the contributions of Dienes for the understanding of mathematical structures The fourth scene emphasizes the presence of computers and the impact of dynamic geometry and the augmented reality in the present time. We conclude by strengthening the relevance of school as a space of experimentation and experience.application/pdfporEducação matemática em revista - RS. Vol. 2, n.22 (2021), p. 147-159História da educaçãoMatemáticaVisualityDidactic materialsHistory education mathematicsExperience mathematicsVisualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentadaVisuality, concreteness, mathematics : from drawing in the sand to augmented realityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152721.pdf.txt001152721.pdf.txtExtracted Texttext/plain44905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250975/2/001152721.pdf.txt4e5ffb8f1392e1491e6465b8fb7a5efcMD52ORIGINAL001152721.pdfTexto completoapplication/pdf579761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250975/1/001152721.pdf2051bb684a19bfe081034a7bf1c22975MD5110183/2509752022-11-12 05:58:41.122145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250975Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-12T07:58:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Visuality, concreteness, mathematics : from drawing in the sand to augmented reality
title Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada
spellingShingle Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada
Dalcin, Andréia
História da educação
Matemática
Visuality
Didactic materials
History education mathematics
Experience mathematics
title_short Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada
title_full Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada
title_fullStr Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada
title_full_unstemmed Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada
title_sort Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada
author Dalcin, Andréia
author_facet Dalcin, Andréia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Matemática
topic História da educação
Matemática
Visuality
Didactic materials
History education mathematics
Experience mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Visuality
Didactic materials
History education mathematics
Experience mathematics
description O artigo discute a visualidade e a concretude enquanto processos imbricados que permeiam historicamente o ensinar e o aprender matemática. São apresentadas quatro cenas com o intuito de explorar como tais conceitos estão presentes em diferentes tempos e espaços, potencializando o exercício da experimentação e da experiência no fazer matemática de alunos e professores. A primeira cena remete ao mundo grego suas ideias e percepções sobre o conhecimento. A segunda cena nos aproxima de Maria Montessori e dos materiais didáticos montessorianos. A terceira cena evidencia o Movimento da Matemática Moderna e as contribuições de Dienes para a compreensão das estruturas matemáticas. A quarta cena enfatiza a presença dos computadores e o impacto da geometria dinâmica e da realidade aumentada no tempo presente. Conclui-se fortalecendo a relevância da escola como espaço de experimentação e experiência.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T04:46:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250975
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001152721
identifier_str_mv 1518-8221
001152721
url http://hdl.handle.net/10183/250975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista - RS. Vol. 2, n.22 (2021), p. 147-159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250975/2/001152721.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250975/1/001152721.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e5ffb8f1392e1491e6465b8fb7a5efc
2051bb684a19bfe081034a7bf1c22975
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225074237243392