Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250975 |
Resumo: | O artigo discute a visualidade e a concretude enquanto processos imbricados que permeiam historicamente o ensinar e o aprender matemática. São apresentadas quatro cenas com o intuito de explorar como tais conceitos estão presentes em diferentes tempos e espaços, potencializando o exercício da experimentação e da experiência no fazer matemática de alunos e professores. A primeira cena remete ao mundo grego suas ideias e percepções sobre o conhecimento. A segunda cena nos aproxima de Maria Montessori e dos materiais didáticos montessorianos. A terceira cena evidencia o Movimento da Matemática Moderna e as contribuições de Dienes para a compreensão das estruturas matemáticas. A quarta cena enfatiza a presença dos computadores e o impacto da geometria dinâmica e da realidade aumentada no tempo presente. Conclui-se fortalecendo a relevância da escola como espaço de experimentação e experiência. |
id |
UFRGS-2_e3035822126635cf0cf56f85b1d83d99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250975 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalcin, Andréia2022-11-11T04:46:35Z20211518-8221http://hdl.handle.net/10183/250975001152721O artigo discute a visualidade e a concretude enquanto processos imbricados que permeiam historicamente o ensinar e o aprender matemática. São apresentadas quatro cenas com o intuito de explorar como tais conceitos estão presentes em diferentes tempos e espaços, potencializando o exercício da experimentação e da experiência no fazer matemática de alunos e professores. A primeira cena remete ao mundo grego suas ideias e percepções sobre o conhecimento. A segunda cena nos aproxima de Maria Montessori e dos materiais didáticos montessorianos. A terceira cena evidencia o Movimento da Matemática Moderna e as contribuições de Dienes para a compreensão das estruturas matemáticas. A quarta cena enfatiza a presença dos computadores e o impacto da geometria dinâmica e da realidade aumentada no tempo presente. Conclui-se fortalecendo a relevância da escola como espaço de experimentação e experiência.The article discusses the visuality and the concreteness as imbricated processes that historically permeate the teaching and the learning of mathematics. Four scenes are presented in order to explore how such concepts are present in different times and spaces, enhancing the exercise of experimentation and experience in doing mathematics by students and teachers. The first scene refers to Greek World, its ideas and perceptions about the knowledge. The second scene brings us closer to Maria Montessori and Montessori didactic materials. he third scene evidences the Modern Mathematics Movement and the contributions of Dienes for the understanding of mathematical structures The fourth scene emphasizes the presence of computers and the impact of dynamic geometry and the augmented reality in the present time. We conclude by strengthening the relevance of school as a space of experimentation and experience.application/pdfporEducação matemática em revista - RS. Vol. 2, n.22 (2021), p. 147-159História da educaçãoMatemáticaVisualityDidactic materialsHistory education mathematicsExperience mathematicsVisualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentadaVisuality, concreteness, mathematics : from drawing in the sand to augmented realityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152721.pdf.txt001152721.pdf.txtExtracted Texttext/plain44905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250975/2/001152721.pdf.txt4e5ffb8f1392e1491e6465b8fb7a5efcMD52ORIGINAL001152721.pdfTexto completoapplication/pdf579761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250975/1/001152721.pdf2051bb684a19bfe081034a7bf1c22975MD5110183/2509752022-11-12 05:58:41.122145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250975Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-12T07:58:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Visuality, concreteness, mathematics : from drawing in the sand to augmented reality |
title |
Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada |
spellingShingle |
Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada Dalcin, Andréia História da educação Matemática Visuality Didactic materials History education mathematics Experience mathematics |
title_short |
Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada |
title_full |
Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada |
title_fullStr |
Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada |
title_full_unstemmed |
Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada |
title_sort |
Visualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentada |
author |
Dalcin, Andréia |
author_facet |
Dalcin, Andréia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalcin, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação Matemática |
topic |
História da educação Matemática Visuality Didactic materials History education mathematics Experience mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Visuality Didactic materials History education mathematics Experience mathematics |
description |
O artigo discute a visualidade e a concretude enquanto processos imbricados que permeiam historicamente o ensinar e o aprender matemática. São apresentadas quatro cenas com o intuito de explorar como tais conceitos estão presentes em diferentes tempos e espaços, potencializando o exercício da experimentação e da experiência no fazer matemática de alunos e professores. A primeira cena remete ao mundo grego suas ideias e percepções sobre o conhecimento. A segunda cena nos aproxima de Maria Montessori e dos materiais didáticos montessorianos. A terceira cena evidencia o Movimento da Matemática Moderna e as contribuições de Dienes para a compreensão das estruturas matemáticas. A quarta cena enfatiza a presença dos computadores e o impacto da geometria dinâmica e da realidade aumentada no tempo presente. Conclui-se fortalecendo a relevância da escola como espaço de experimentação e experiência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T04:46:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/250975 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8221 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001152721 |
identifier_str_mv |
1518-8221 001152721 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/250975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação matemática em revista - RS. Vol. 2, n.22 (2021), p. 147-159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250975/2/001152721.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250975/1/001152721.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e5ffb8f1392e1491e6465b8fb7a5efc 2051bb684a19bfe081034a7bf1c22975 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225074237243392 |