O contributo dos materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem da matemática : um estudo no 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sandra Cristina Moura
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1718
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e desenvolveu-se numa escola do 1ºCiclo do concelho de Viana do Castelo, numa turma do 4ºano de escolaridade. O estudo realizou-se na área da matemática, mais especificamente no domínio de Geometria e Medida (GM) e Números e Operações (NO), e teve como principal foco proporcionar situações concretas, através da aplicação de materiais didáticos e tarefas, para que os alunos conseguissem atingir a abstração, privilegiando o papel ativo dos alunos. Nesta investigação pretendeu-se compreender se o uso de materiais didáticos e respetivas tarefas ajudaram neste processo. Para a sua realização definiram-se as seguintes questões de investigação: 1) Que tipos de materiais didáticos e tarefas potenciam o desempenho dos alunos em matemática?; 2) Como se carateriza o trabalho dos alunos quando exploram materiais? Que dificuldades manifestam? Optou-se por fazer uma abordagem através do paradigma interpretativo, enquadrada numa metodologia qualitativa, privilegiando-se o método descritivo e interpretativo. Na recolha de dados recorreu-se à observação, às notas de campo, aos documentos, aos questionários, aos registos fotográficos, áudio e visual, aos materiais didáticos e tarefas matemáticas. Tendo em conta o objetivo do estudo foram definidas as seguintes categorias de análise: envolvimento dos alunos nas tarefas; envolvimento dos alunos com os materiais didáticos; desempenho qualitativo dos alunos (em cada tarefa); dificuldades manifestadas; parecer dos alunos e professora cooperante, em relação ao uso dos materiais e tarefas utilizados no estudo. O estudo permite concluir que os materiais didáticos e as tarefas associadas contribuíram para a aprendizagem dos alunos, na medida em que lhes permitiram compreender conceitos matemáticos abstratos, revelando-se facilitadores de uma aprendizagem progressiva e ultrapassar dificuldades. A experiência e o trabalho desenvolvido na PES I e PES II foram fundamentais para a evolução e formação como educadora e professora.
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Para a sua realização definiram-se as seguintes questões de investigação: 1) Que tipos de materiais didáticos e tarefas potenciam o desempenho dos alunos em matemática?; 2) Como se carateriza o trabalho dos alunos quando exploram materiais? Que dificuldades manifestam? Optou-se por fazer uma abordagem através do paradigma interpretativo, enquadrada numa metodologia qualitativa, privilegiando-se o método descritivo e interpretativo. Na recolha de dados recorreu-se à observação, às notas de campo, aos documentos, aos questionários, aos registos fotográficos, áudio e visual, aos materiais didáticos e tarefas matemáticas. Tendo em conta o objetivo do estudo foram definidas as seguintes categorias de análise: envolvimento dos alunos nas tarefas; envolvimento dos alunos com os materiais didáticos; desempenho qualitativo dos alunos (em cada tarefa); dificuldades manifestadas; parecer dos alunos e professora cooperante, em relação ao uso dos materiais e tarefas utilizados no estudo. O estudo permite concluir que os materiais didáticos e as tarefas associadas contribuíram para a aprendizagem dos alunos, na medida em que lhes permitiram compreender conceitos matemáticos abstratos, revelando-se facilitadores de uma aprendizagem progressiva e ultrapassar dificuldades. A experiência e o trabalho desenvolvido na PES I e PES II foram fundamentais para a evolução e formação como educadora e professora.This report was completed in the context of the Supervised Teaching Practice II (PES II), of the Master in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and was developed in a primary school in the municipality of Viana do Castelo in a 4th grade class. The study was conducted in mathematics area, more specifically in the domains of Geometry and Measurement (GM) and Numbers and Operations (NO), and its main focus was to present concrete situations through the use of didactic materials and tasks so that the students could reach abstraction, giving preference to their active participation. With this research we meant to understand if the use of didactic materials and its tasks helped in this process. In order to perform this study the following research questions were set: 1) What kind of didactic materials and tasks improve the development of students in mathematics?; 2) How can one characterize the work of students when they explore materials? What type of difficulties do they show? We chose to make an approach through the interpretative paradigm, framed in a qualitative methodology, giving preference to the descriptive and interpretative methods. In data collection were used observation, field notes, documents, questionnaires, photographs, audio and visual registers, didactic materials and mathematics tasks. Considering the objective of the study were defined the following categories of analysis: student participation in the tasks; student engagement with the didactic materials; qualitative performance of the students (in each task); difficulties shown; opinion of students and cooperating teacher regarding the use of the materials and tasks used in the study. The study allows us to conclude that the didactic materials and the associated tasks have contributed to the learning of the students as they allowed the students to understand abstract mathematical concepts, proving to be enablers of a progressive learning and helping to overcome difficulties. The experience and the work developed in PES I and PES II were fundamental to my evolution and training as childhood educator and primary teacher.2016-12-30T14:55:41Z2015-09-30T00:00:00Z2015-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1718TID:201509237porFerreira, Sandra Cristina Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:13Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:43.361506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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