Sistema e Plano Nacional de Educação : notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Dilneia Espíndola
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brito, Silvia Helena Andrade de, Peroni, Vera Maria Vidal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222110
Resumo: Problematiza as articulações entre o Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), analisando a legislação educacional e os documentos da Conferência Nacional de Educação (Conae 2010), cotejados com as fontes secundárias. Nesse processo, destacam-se três contradições: a primeira inclui a definição acerca do que seria o SNE; a segunda, as relações entre público e privado, mostrando a ascendência deste último na política educacional; e a terceira abrange o financiamento, revelando um Estado que atende o mercado e administra com escassez monetária.
id UFRGS-2_e30ef3c06dd4c5305a6b002b69005f2c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222110
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Maria Dilneia EspíndolaBrito, Silvia Helena Andrade dePeroni, Vera Maria Vidal2021-06-15T04:27:30Z20120034-7183http://hdl.handle.net/10183/222110000882828Problematiza as articulações entre o Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), analisando a legislação educacional e os documentos da Conferência Nacional de Educação (Conae 2010), cotejados com as fontes secundárias. Nesse processo, destacam-se três contradições: a primeira inclui a definição acerca do que seria o SNE; a segunda, as relações entre público e privado, mostrando a ascendência deste último na política educacional; e a terceira abrange o financiamento, revelando um Estado que atende o mercado e administra com escassez monetária.The paper deals with the articulations between the National System of Education (SNE) and the National Plan for Education (PNE 2011-2020), by analyzing the educational legislation and documents from Conae 2010, and by comparing them with secondary sources. Three contradictions are highlighted in the process. The first one includes the definition of the SNE. The second one shows the relationships between public and private, with an indication that the latter influences on educational policies. The third contradiction refers to financing, and unveils the fact that the State meets the market demands and administers with monetary scarcity.application/pdfporRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 93, n. 235 (set./dez. 2012), p. 565-578EstadoDireito educacionalFinanciamento da educaçãoStateEducational rightEducational financingSistema e Plano Nacional de Educação : notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamentoThe National System of Education and the National Plan for Education : notes on conceptualization, the public/private relationship, and financinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000882828.pdf.txt000882828.pdf.txtExtracted Texttext/plain41029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222110/2/000882828.pdf.txt3e3b51f5ba62d4dc94120f2be0c3926fMD52ORIGINAL000882828.pdfTexto completoapplication/pdf4274300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222110/1/000882828.pdf2f64218b0b2b0fe9a94ee9355e9070d8MD5110183/2221102021-06-26 04:38:30.023345oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:38:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema e Plano Nacional de Educação : notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The National System of Education and the National Plan for Education : notes on conceptualization, the public/private relationship, and financing
title Sistema e Plano Nacional de Educação : notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento
spellingShingle Sistema e Plano Nacional de Educação : notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento
Fernandes, Maria Dilneia Espíndola
Estado
Direito educacional
Financiamento da educação
State
Educational right
Educational financing
title_short Sistema e Plano Nacional de Educação : notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento
title_full Sistema e Plano Nacional de Educação : notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento
title_fullStr Sistema e Plano Nacional de Educação : notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento
title_full_unstemmed Sistema e Plano Nacional de Educação : notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento
title_sort Sistema e Plano Nacional de Educação : notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento
author Fernandes, Maria Dilneia Espíndola
author_facet Fernandes, Maria Dilneia Espíndola
Brito, Silvia Helena Andrade de
Peroni, Vera Maria Vidal
author_role author
author2 Brito, Silvia Helena Andrade de
Peroni, Vera Maria Vidal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria Dilneia Espíndola
Brito, Silvia Helena Andrade de
Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Estado
Direito educacional
Financiamento da educação
topic Estado
Direito educacional
Financiamento da educação
State
Educational right
Educational financing
dc.subject.eng.fl_str_mv State
Educational right
Educational financing
description Problematiza as articulações entre o Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), analisando a legislação educacional e os documentos da Conferência Nacional de Educação (Conae 2010), cotejados com as fontes secundárias. Nesse processo, destacam-se três contradições: a primeira inclui a definição acerca do que seria o SNE; a segunda, as relações entre público e privado, mostrando a ascendência deste último na política educacional; e a terceira abrange o financiamento, revelando um Estado que atende o mercado e administra com escassez monetária.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T04:27:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222110
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7183
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000882828
identifier_str_mv 0034-7183
000882828
url http://hdl.handle.net/10183/222110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 93, n. 235 (set./dez. 2012), p. 565-578
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222110/2/000882828.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222110/1/000882828.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e3b51f5ba62d4dc94120f2be0c3926f
2f64218b0b2b0fe9a94ee9355e9070d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447745289256960