Conhecendo a criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : desempenhos motor e cognitivo, atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98607 |
Resumo: | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se pela falta de atenção, impulsividade e hiperatividade e atinge em torno de 5,8% de crianças com idade escolar (RHODE, 1999). Nesta perspectiva o objetivo desta pesquisa, de delineamento descritivo, foi analisar os desempenhos motor e cognitivo, as atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis no contexto familiar, de crianças com e sem TDAH. Participaram da pesquisa uma criança com TDAH e uma criança sem TDAH, ambas do sexo masculino , com 8 anos de idade. Para as avaliações das crianças, foram utilizados os seguintes instrumentos: (a) o Teste de desempenho Motor Grosso (TDMG- Valentini et al., 2008); (b) as Categorias Descritoras de Respostas (CDR- Rink 1996) para verificar o engajamento motor ao longo das aulas; (c) o Teste de Desempenho Escolar (TDE- STEIN, 1994); (d) Questionário de Atividades Infantis no Contexto Familiar (Neto e Serrano,1997). Os principais resultados encontrados foram um atraso no desempenho motor, um engajamento motor sem sucesso maior e uma facilidade de se distrair durante as aulas de Educação Física da criança com o TDAH quando comparada a criança sem o transtorno. Também foram encontrados uma similaridade de atividades infantis praticadas entre ambas as crianças no contexto familiar, assim como um desempenho escolar similar, onde ambos são classificados como medianas. Através destes resultados observou-se um atraso motor e dificuldades de aprendizagem da criança com TDAH, reforçando assim a importância de uma prática pedagógica mais efetiva de todos os profissionais envolvidos na vida da criança. |
id |
UFRGS-2_e314a4922fae4b2b069c0106ccb38f7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98607 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Thamis Alessandra Machado deBerleze, Adriana2014-07-25T02:08:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/98607000929476O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se pela falta de atenção, impulsividade e hiperatividade e atinge em torno de 5,8% de crianças com idade escolar (RHODE, 1999). Nesta perspectiva o objetivo desta pesquisa, de delineamento descritivo, foi analisar os desempenhos motor e cognitivo, as atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis no contexto familiar, de crianças com e sem TDAH. Participaram da pesquisa uma criança com TDAH e uma criança sem TDAH, ambas do sexo masculino , com 8 anos de idade. Para as avaliações das crianças, foram utilizados os seguintes instrumentos: (a) o Teste de desempenho Motor Grosso (TDMG- Valentini et al., 2008); (b) as Categorias Descritoras de Respostas (CDR- Rink 1996) para verificar o engajamento motor ao longo das aulas; (c) o Teste de Desempenho Escolar (TDE- STEIN, 1994); (d) Questionário de Atividades Infantis no Contexto Familiar (Neto e Serrano,1997). Os principais resultados encontrados foram um atraso no desempenho motor, um engajamento motor sem sucesso maior e uma facilidade de se distrair durante as aulas de Educação Física da criança com o TDAH quando comparada a criança sem o transtorno. Também foram encontrados uma similaridade de atividades infantis praticadas entre ambas as crianças no contexto familiar, assim como um desempenho escolar similar, onde ambos são classificados como medianas. Através destes resultados observou-se um atraso motor e dificuldades de aprendizagem da criança com TDAH, reforçando assim a importância de uma prática pedagógica mais efetiva de todos os profissionais envolvidos na vida da criança.The attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is characterized by inattention, impulsivity and hyperactivity and reaches around 5.8% of school-age children (RHODE, 1999). In this perspective the goal of this research, of descriptive design, was to analyze the motor and cognitive performances, attitudes of engagement and the children routine activities in the family context, of children with and without ADHD. Participated of the research a child with ADHD and a child without ADHD, both male, 8 years old. For child valuation, we used the following instruments: (a) the Gross Motor Performance Test (TDMG-VALENTINI et al., 2008), (b) the Categories of Descriptors Answers (CDR-RINK, 1996) to check the engagement motor along the lessons, (c) the Academic Performance Test (TDE- STEIN, 1994), (d) Kids Activities Questionnaire in the Context Family (NETO; SERRANO, 1997). The main findings were a delay in motor performance, a more motor engagement without success and a greater ease of being distracted during physical education classes to children with ADHD compared to children without the disorder. Were also found a similarity of children's activities practiced among both children in the family context, as well as a similar school performance, where both are classified as medians. Through these results it was observed a motor delay and learning difficulties of children with ADHD, thereby reinforcing the importance of a more effective pedagogical practice of all professionals involved in the child's life.application/pdfporTranstorno de déficit de atençãoDesenvolvimento motorADHDMotor developmentMotor engagementChildhood routinesSchool performanceConhecendo a criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : desempenhos motor e cognitivo, atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000929476.pdf.txt000929476.pdf.txtExtracted Texttext/plain125884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98607/2/000929476.pdf.txtaaed45a47e180b0376d7e7e38f67f391MD52ORIGINAL000929476.pdf000929476.pdfTexto completoapplication/pdf387247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98607/1/000929476.pdff5e714978c24bc224f9b9e4fcfc6b818MD51THUMBNAIL000929476.pdf.jpg000929476.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98607/3/000929476.pdf.jpg7215621b5aa035fc3c8cbaa245984768MD5310183/986072018-10-18 08:24:25.546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98607Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:24:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conhecendo a criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : desempenhos motor e cognitivo, atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis |
title |
Conhecendo a criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : desempenhos motor e cognitivo, atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis |
spellingShingle |
Conhecendo a criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : desempenhos motor e cognitivo, atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis Machado, Thamis Alessandra Machado de Transtorno de déficit de atenção Desenvolvimento motor ADHD Motor development Motor engagement Childhood routines School performance |
title_short |
Conhecendo a criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : desempenhos motor e cognitivo, atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis |
title_full |
Conhecendo a criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : desempenhos motor e cognitivo, atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis |
title_fullStr |
Conhecendo a criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : desempenhos motor e cognitivo, atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis |
title_full_unstemmed |
Conhecendo a criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : desempenhos motor e cognitivo, atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis |
title_sort |
Conhecendo a criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : desempenhos motor e cognitivo, atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis |
author |
Machado, Thamis Alessandra Machado de |
author_facet |
Machado, Thamis Alessandra Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Thamis Alessandra Machado de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Berleze, Adriana |
contributor_str_mv |
Berleze, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno de déficit de atenção Desenvolvimento motor |
topic |
Transtorno de déficit de atenção Desenvolvimento motor ADHD Motor development Motor engagement Childhood routines School performance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ADHD Motor development Motor engagement Childhood routines School performance |
description |
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se pela falta de atenção, impulsividade e hiperatividade e atinge em torno de 5,8% de crianças com idade escolar (RHODE, 1999). Nesta perspectiva o objetivo desta pesquisa, de delineamento descritivo, foi analisar os desempenhos motor e cognitivo, as atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis no contexto familiar, de crianças com e sem TDAH. Participaram da pesquisa uma criança com TDAH e uma criança sem TDAH, ambas do sexo masculino , com 8 anos de idade. Para as avaliações das crianças, foram utilizados os seguintes instrumentos: (a) o Teste de desempenho Motor Grosso (TDMG- Valentini et al., 2008); (b) as Categorias Descritoras de Respostas (CDR- Rink 1996) para verificar o engajamento motor ao longo das aulas; (c) o Teste de Desempenho Escolar (TDE- STEIN, 1994); (d) Questionário de Atividades Infantis no Contexto Familiar (Neto e Serrano,1997). Os principais resultados encontrados foram um atraso no desempenho motor, um engajamento motor sem sucesso maior e uma facilidade de se distrair durante as aulas de Educação Física da criança com o TDAH quando comparada a criança sem o transtorno. Também foram encontrados uma similaridade de atividades infantis praticadas entre ambas as crianças no contexto familiar, assim como um desempenho escolar similar, onde ambos são classificados como medianas. Através destes resultados observou-se um atraso motor e dificuldades de aprendizagem da criança com TDAH, reforçando assim a importância de uma prática pedagógica mais efetiva de todos os profissionais envolvidos na vida da criança. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-25T02:08:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98607 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000929476 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98607 |
identifier_str_mv |
000929476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98607/2/000929476.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98607/1/000929476.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98607/3/000929476.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aaed45a47e180b0376d7e7e38f67f391 f5e714978c24bc224f9b9e4fcfc6b818 7215621b5aa035fc3c8cbaa245984768 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447130523828224 |