Conhecendo a criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : desempenhos motor e cognitivo, atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Thamis Alessandra Machado de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98607
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se pela falta de atenção, impulsividade e hiperatividade e atinge em torno de 5,8% de crianças com idade escolar (RHODE, 1999). Nesta perspectiva o objetivo desta pesquisa, de delineamento descritivo, foi analisar os desempenhos motor e cognitivo, as atitudes de engajamento e a rotina de atividades infantis no contexto familiar, de crianças com e sem TDAH. Participaram da pesquisa uma criança com TDAH e uma criança sem TDAH, ambas do sexo masculino , com 8 anos de idade. Para as avaliações das crianças, foram utilizados os seguintes instrumentos: (a) o Teste de desempenho Motor Grosso (TDMG- Valentini et al., 2008); (b) as Categorias Descritoras de Respostas (CDR- Rink 1996) para verificar o engajamento motor ao longo das aulas; (c) o Teste de Desempenho Escolar (TDE- STEIN, 1994); (d) Questionário de Atividades Infantis no Contexto Familiar (Neto e Serrano,1997). Os principais resultados encontrados foram um atraso no desempenho motor, um engajamento motor sem sucesso maior e uma facilidade de se distrair durante as aulas de Educação Física da criança com o TDAH quando comparada a criança sem o transtorno. Também foram encontrados uma similaridade de atividades infantis praticadas entre ambas as crianças no contexto familiar, assim como um desempenho escolar similar, onde ambos são classificados como medianas. Através destes resultados observou-se um atraso motor e dificuldades de aprendizagem da criança com TDAH, reforçando assim a importância de uma prática pedagógica mais efetiva de todos os profissionais envolvidos na vida da criança.
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