Perfil psicomotor de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade do tipo combinado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulardins, Juliana Barbosa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-14042011-195808/
Resumo: O transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade (TDAH) é o distúrbio neurocomportamental mais comum na população pediátrica e, a habilidade psicomotora dessas crianças pode ser significativamente mais baixa do que se espera em cerca de 30% a 50% dos casos. O objetivo desse estudo foi traçar o perfil psicomotor de crianças com TDAH do tipo combinado. O grupo caso foi formado por 34 pacientes acompanhados nos ambulatórios de Neurologia Infantil do Instituto Central e de Distúrbios do Aprendizado do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que apresentavam idade entre sete e 11 anos, sexo masculino, diagnóstico de TDAH tipo combinado, sem comorbidades (exceto o transtorno desafiador opositivo) e sem terem iniciado tratamento. O grupo controle foi composto de 32 escolares da rede pública do município de São Paulo e seguiu os mesmos critérios de inclusão em relação à idade e sexo. A avaliação foi feita por meio da Escala de Desenvolvimento Motor, descrita por Rosa Neto, na qual foram utilizados todos os testes propostos: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. Todos os testes foram aplicados em uma única sessão, com tempo médio de 40 minutos. Para a análise estatística foi utilizado o pacote estatístico Stata versão 11.0 (Stata Corporation, College Station, TX, E.U.A.) e empregados os testes Shapiro-Wilks, teste t de Student, teste U de Mann-Whitnney. Os resultados demonstraram que os quocientes motores de todas as áreas estudadas foram mais baixos no grupo caso que no grupo controle, apesar de em sua maioria representarem valores normais segundo a escala (53% apresentaram desenvolvimento normal médio, 29% normal baixo, 9% muito inferior, 6% normal alto e 3% inferior). A maioria das crianças com TDAH (88,3%) atingiu idades negativas (média -12,8 meses), através da diferença da idade motora geral e a idade cronológica. Nos indivíduos saudáveis, a idade negativa média foi igual a -3,9 meses e ocorreu em 53,1% da amostra. Houve diferenças estatisticamente significantes entre os grupos quanto à idade motora geral (p=0,004), quociente motor geral (p<0,001), equilíbrio (p=0,008), organização espacial (p<0,001), motricidade fina (p=0,009) e global (p=0,008). Assim, foi possível verificar dificuldades no desempenho psicomotor de crianças com TDAH do tipo combinado. O conhecimento sobre o perfil psicomotor dessas crianças pode auxiliar na definição das propostas terapêuticas, a fim de minimizar os prejuízos em sua qualidade de vida.
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spelling Perfil psicomotor de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade do tipo combinadoPsychomotor profile of children with attention deficit hyperactivity disorder combined typeAttention deficit disorder with hyperactivityChildChild developmentCriançaDesenvolvimento infantilDestreza motoraHabilidades motorasMotor dexterityMotor skillsTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeO transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade (TDAH) é o distúrbio neurocomportamental mais comum na população pediátrica e, a habilidade psicomotora dessas crianças pode ser significativamente mais baixa do que se espera em cerca de 30% a 50% dos casos. O objetivo desse estudo foi traçar o perfil psicomotor de crianças com TDAH do tipo combinado. O grupo caso foi formado por 34 pacientes acompanhados nos ambulatórios de Neurologia Infantil do Instituto Central e de Distúrbios do Aprendizado do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que apresentavam idade entre sete e 11 anos, sexo masculino, diagnóstico de TDAH tipo combinado, sem comorbidades (exceto o transtorno desafiador opositivo) e sem terem iniciado tratamento. O grupo controle foi composto de 32 escolares da rede pública do município de São Paulo e seguiu os mesmos critérios de inclusão em relação à idade e sexo. A avaliação foi feita por meio da Escala de Desenvolvimento Motor, descrita por Rosa Neto, na qual foram utilizados todos os testes propostos: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. Todos os testes foram aplicados em uma única sessão, com tempo médio de 40 minutos. Para a análise estatística foi utilizado o pacote estatístico Stata versão 11.0 (Stata Corporation, College Station, TX, E.U.A.) e empregados os testes Shapiro-Wilks, teste t de Student, teste U de Mann-Whitnney. Os resultados demonstraram que os quocientes motores de todas as áreas estudadas foram mais baixos no grupo caso que no grupo controle, apesar de em sua maioria representarem valores normais segundo a escala (53% apresentaram desenvolvimento normal médio, 29% normal baixo, 9% muito inferior, 6% normal alto e 3% inferior). A maioria das crianças com TDAH (88,3%) atingiu idades negativas (média -12,8 meses), através da diferença da idade motora geral e a idade cronológica. Nos indivíduos saudáveis, a idade negativa média foi igual a -3,9 meses e ocorreu em 53,1% da amostra. Houve diferenças estatisticamente significantes entre os grupos quanto à idade motora geral (p=0,004), quociente motor geral (p<0,001), equilíbrio (p=0,008), organização espacial (p<0,001), motricidade fina (p=0,009) e global (p=0,008). Assim, foi possível verificar dificuldades no desempenho psicomotor de crianças com TDAH do tipo combinado. O conhecimento sobre o perfil psicomotor dessas crianças pode auxiliar na definição das propostas terapêuticas, a fim de minimizar os prejuízos em sua qualidade de vida.The attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is the most common neurobehavioral disorder in children and the psychomotor skill of these children may be significantly lower than expected by about 30% to 50% of cases. The aim of this study was to determine the psychomotor profile of children with ADHD combined type. The case group consisted of 34 patients followed in outpatient clinics of the Child Neurology of Central Institute and Learning Disorders of Children\'s Institute of Clinics Hospital of the Faculty of Medicine of University of São Paulo, who were aged between seven and 11 years, sex male, diagnosis for ADHD combined type, without comorbidity (except oppositional defiant disorder) and had not begun treatment. The control group was composed of 32 scholars from public schools in São Paulo and followed the same inclusion criteria regarding age and sex. The evaluation was made through the Motor Development Scale, described by Rosa Neto, which were used in all tests available: fine motricity, gross motricity, balance, body scheme, spatial and temporal organization. All tests were applied in one session, wtith medium time of 40 minutes. For the statistical analysis used Stata software version 11.0 (Stata Corporation, College Station, TX, USA) and used the Shapiro-Wilks tests, Student t test, Mann-U Whitnney test. The results showed that the ratios engines all areas studied were lower in case group than the control group, although in most cases represent normal values according to scale (53% were classified as normal medium motor development, 29% normal low, 9% very low, 6% normal high and 3% lower). Most children with ADHD (88.3%) achieved negative ages (average -12.8 months) by age difference genreal motor age and chronological age. In healthy subjects, the average of negative age was equal to -3.9 months and occurred in 53.1% of the sample. Statistically significant differences between groups in general motor age (p = 0.004), general motor quotient (p <0.001), balance (p = 0.008), spatial organization (p <0.001), fine motricity (p = 0.009) and gross motricity (p = 0.008). Thus, it was possible observed problems in psychomotor performance of children with ADHD combined type. Knowledge about the psychomotor profile of these children may assist in determining treatment proposals in order to minimize losses in their quality of life.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCasella, Erasmo BarbanteGoulardins, Juliana Barbosa2011-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-14042011-195808/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:29Zoai:teses.usp.br:tde-14042011-195808Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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