O protagonismo teatral de crianças e pré-adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35823 |
Resumo: | O presente estudo trata de uma análise docente frente ao trabalho com crianças e pré-adolescentes envolvidos com o fazer teatro dentro e fora de sala de aula. Através dessa prática, enfatizada com os estudantes de 5º ano dentro do estágio curricular do curso de pedagogia, no primeiro semestre de 2010, busquei identificar o protagonismo infanto-juvenil no desenvolvimento da atividade de teatro e sua influência na construção cidadã como instrumento de transformação individual, coletivo e social. Para desenvolver o trabalho de análise, busquei apoio em alguns mestres consagrados do teatro: Maria Clara Machado, Olga Reverbel, Fanny Amabrovick e Viola Spolin, as quais são ligadas diretamente à educação e Augusto Boal que traz o referencial político social que completa o trabalho. Muitos foram os mestres e colegas pesquisados e todos tiveram maior ou menor contribuição, entretanto, fundamentais na elaboração de todo o Trabalho de Conclusão de Curso. |
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O presente estudo trata de uma análise docente frente ao trabalho com crianças e pré-adolescentes envolvidos com o fazer teatro dentro e fora de sala de aula. Através dessa prática, enfatizada com os estudantes de 5º ano dentro do estágio curricular do curso de pedagogia, no primeiro semestre de 2010, busquei identificar o protagonismo infanto-juvenil no desenvolvimento da atividade de teatro e sua influência na construção cidadã como instrumento de transformação individual, coletivo e social. Para desenvolver o trabalho de análise, busquei apoio em alguns mestres consagrados do teatro: Maria Clara Machado, Olga Reverbel, Fanny Amabrovick e Viola Spolin, as quais são ligadas diretamente à educação e Augusto Boal que traz o referencial político social que completa o trabalho. Muitos foram os mestres e colegas pesquisados e todos tiveram maior ou menor contribuição, entretanto, fundamentais na elaboração de todo o Trabalho de Conclusão de Curso. |
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