Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serres, Fabiana Fattore
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223808
Resumo: No presente artigo apresentamos uma investigação de possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática e descrevemos a dinâmica do trabalho desenvolvido com estudantes das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS). Destacamos os resultados parciais da análise de dados obtidos a partir dos registros dos estudantes e professores apontando a importância do exercício de produção textual por parte dos estudantes, bem como o uso das mídias digitais como potencializadores da interação e cooperação entre estudantes e professores e possíveis impactos na aprendizagem de matemática.
id UFRGS-2_e3710f05a82dfc62f07ef386161667fb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223808
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Serres, Fabiana FattoreBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-13T04:39:57Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/223808000792325No presente artigo apresentamos uma investigação de possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática e descrevemos a dinâmica do trabalho desenvolvido com estudantes das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS). Destacamos os resultados parciais da análise de dados obtidos a partir dos registros dos estudantes e professores apontando a importância do exercício de produção textual por parte dos estudantes, bem como o uso das mídias digitais como potencializadores da interação e cooperação entre estudantes e professores e possíveis impactos na aprendizagem de matemática.In the present article we present an investigation of possible contributions from the use of digital medias of comunication in matemathical learning and we describe the work dinamics developed with students of the late years of elementary school from Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS). We salient the partial results from the analysis of the data gained from the students and teachers registers indicating the importance of textual production exercises, as well as the use of digital medias as empowerment of interaction and cooperation between students and teachers and possible impacts on mathematical learning.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 1 (2010), [10 f.]Aprendizagem : MatematicaMídias digitaisCooperationDigital mediasLearningMathematicsInteractionMídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professoresDigital media communications : distance learning mathematics enhanced by interaction between students and teachersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000792325.pdf.txt000792325.pdf.txtExtracted Texttext/plain24134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223808/2/000792325.pdf.txt3bee29eb73094fd7405ca23eccfd313aMD52ORIGINAL000792325.pdfTexto completoapplication/pdf577697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223808/1/000792325.pdf256c1fe6aaab3f64946706121cebce50MD5110183/2238082023-12-25 04:25:26.063325oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223808Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital media communications : distance learning mathematics enhanced by interaction between students and teachers
title Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores
spellingShingle Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores
Serres, Fabiana Fattore
Aprendizagem : Matematica
Mídias digitais
Cooperation
Digital medias
Learning
Mathematics
Interaction
title_short Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores
title_full Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores
title_fullStr Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores
title_full_unstemmed Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores
title_sort Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores
author Serres, Fabiana Fattore
author_facet Serres, Fabiana Fattore
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serres, Fabiana Fattore
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem : Matematica
Mídias digitais
topic Aprendizagem : Matematica
Mídias digitais
Cooperation
Digital medias
Learning
Mathematics
Interaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperation
Digital medias
Learning
Mathematics
Interaction
description No presente artigo apresentamos uma investigação de possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática e descrevemos a dinâmica do trabalho desenvolvido com estudantes das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS). Destacamos os resultados parciais da análise de dados obtidos a partir dos registros dos estudantes e professores apontando a importância do exercício de produção textual por parte dos estudantes, bem como o uso das mídias digitais como potencializadores da interação e cooperação entre estudantes e professores e possíveis impactos na aprendizagem de matemática.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T04:39:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223808
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000792325
identifier_str_mv 1679-1916
000792325
url http://hdl.handle.net/10183/223808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 1 (2010), [10 f.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223808/2/000792325.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223808/1/000792325.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bee29eb73094fd7405ca23eccfd313a
256c1fe6aaab3f64946706121cebce50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025345290240