Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223808 |
Resumo: | No presente artigo apresentamos uma investigação de possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática e descrevemos a dinâmica do trabalho desenvolvido com estudantes das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS). Destacamos os resultados parciais da análise de dados obtidos a partir dos registros dos estudantes e professores apontando a importância do exercício de produção textual por parte dos estudantes, bem como o uso das mídias digitais como potencializadores da interação e cooperação entre estudantes e professores e possíveis impactos na aprendizagem de matemática. |
id |
UFRGS-2_e3710f05a82dfc62f07ef386161667fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223808 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Serres, Fabiana FattoreBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-13T04:39:57Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/223808000792325No presente artigo apresentamos uma investigação de possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática e descrevemos a dinâmica do trabalho desenvolvido com estudantes das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS). Destacamos os resultados parciais da análise de dados obtidos a partir dos registros dos estudantes e professores apontando a importância do exercício de produção textual por parte dos estudantes, bem como o uso das mídias digitais como potencializadores da interação e cooperação entre estudantes e professores e possíveis impactos na aprendizagem de matemática.In the present article we present an investigation of possible contributions from the use of digital medias of comunication in matemathical learning and we describe the work dinamics developed with students of the late years of elementary school from Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS). We salient the partial results from the analysis of the data gained from the students and teachers registers indicating the importance of textual production exercises, as well as the use of digital medias as empowerment of interaction and cooperation between students and teachers and possible impacts on mathematical learning.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 1 (2010), [10 f.]Aprendizagem : MatematicaMídias digitaisCooperationDigital mediasLearningMathematicsInteractionMídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professoresDigital media communications : distance learning mathematics enhanced by interaction between students and teachersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000792325.pdf.txt000792325.pdf.txtExtracted Texttext/plain24134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223808/2/000792325.pdf.txt3bee29eb73094fd7405ca23eccfd313aMD52ORIGINAL000792325.pdfTexto completoapplication/pdf577697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223808/1/000792325.pdf256c1fe6aaab3f64946706121cebce50MD5110183/2238082023-12-25 04:25:26.063325oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223808Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Digital media communications : distance learning mathematics enhanced by interaction between students and teachers |
title |
Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores |
spellingShingle |
Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores Serres, Fabiana Fattore Aprendizagem : Matematica Mídias digitais Cooperation Digital medias Learning Mathematics Interaction |
title_short |
Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores |
title_full |
Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores |
title_fullStr |
Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores |
title_full_unstemmed |
Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores |
title_sort |
Mídias digitais de comunicação : aprendizagem de matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores |
author |
Serres, Fabiana Fattore |
author_facet |
Serres, Fabiana Fattore Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serres, Fabiana Fattore Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem : Matematica Mídias digitais |
topic |
Aprendizagem : Matematica Mídias digitais Cooperation Digital medias Learning Mathematics Interaction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cooperation Digital medias Learning Mathematics Interaction |
description |
No presente artigo apresentamos uma investigação de possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática e descrevemos a dinâmica do trabalho desenvolvido com estudantes das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS). Destacamos os resultados parciais da análise de dados obtidos a partir dos registros dos estudantes e professores apontando a importância do exercício de produção textual por parte dos estudantes, bem como o uso das mídias digitais como potencializadores da interação e cooperação entre estudantes e professores e possíveis impactos na aprendizagem de matemática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-13T04:39:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223808 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000792325 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000792325 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 1 (2010), [10 f.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223808/2/000792325.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223808/1/000792325.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3bee29eb73094fd7405ca23eccfd313a 256c1fe6aaab3f64946706121cebce50 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225025345290240 |