Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serres, Fabiana Fattore
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23720
Resumo: No presente Trabalho de Conclusão de Curso apresento um estudo de caso que busca investigar possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática. Descrevo a dinâmica do trabalho implementada com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) via proposição de resolução de atividadesdesafios. Destaco resultados da análise, a partir dos registros dos estudantes e professores, acerca da importância do exercício de produção textual por parte dos estudantes, bem como do uso das mídias digitais como recursos potencializadores da interação e cooperação entre os estudantes e entre estudantes e professores e contribuição para a aprendizagem de matemática.
id UFRGS-2_7b480b4239d99a595ea259c6c1e9eec7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23720
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Serres, Fabiana FattoreBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-06-11T04:18:43Z2008http://hdl.handle.net/10183/23720000743296No presente Trabalho de Conclusão de Curso apresento um estudo de caso que busca investigar possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática. Descrevo a dinâmica do trabalho implementada com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) via proposição de resolução de atividadesdesafios. Destaco resultados da análise, a partir dos registros dos estudantes e professores, acerca da importância do exercício de produção textual por parte dos estudantes, bem como do uso das mídias digitais como recursos potencializadores da interação e cooperação entre os estudantes e entre estudantes e professores e contribuição para a aprendizagem de matemática.In the present Conclusion Course Work I present a case study wich intend to investigate possible contributions of the use of digital midias of communication in mathematical learning. I describe the work dynamic proposed to the high school senior year students of Colégio de Aplicação from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp- UFRGS) trough challenge-activities situations. I salient the results of the analysis, from the students and teachers registers, about the importance of textual production exercise by the students, such as the use of digital midias as empowerment of interactions and cooperation between students and between students and teachers, and contributing for mathematical learning.application/pdfporEnsino da matematica : AprendizagemObjetos de aprendizagemCooperationWikiLearningMathematicsMídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2008Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000743296.pdf.txt000743296.pdf.txtExtracted Texttext/plain97540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23720/2/000743296.pdf.txt45c99e35b7a367876ee633bedf9bb909MD52ORIGINAL000743296.pdf000743296.pdfTexto completoapplication/pdf2394302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23720/1/000743296.pdf34534d8515ae5a7c934316ebff8c8f58MD51THUMBNAIL000743296.pdf.jpg000743296.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23720/3/000743296.pdf.jpg514aa074f432884b9c087c13d1007407MD5310183/237202018-10-11 08:42:25.807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23720Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:42:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática
title Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática
spellingShingle Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática
Serres, Fabiana Fattore
Ensino da matematica : Aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Cooperation
Wiki
Learning
Mathematics
title_short Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática
title_full Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática
title_fullStr Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática
title_full_unstemmed Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática
title_sort Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática
author Serres, Fabiana Fattore
author_facet Serres, Fabiana Fattore
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serres, Fabiana Fattore
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matematica : Aprendizagem
Objetos de aprendizagem
topic Ensino da matematica : Aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Cooperation
Wiki
Learning
Mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperation
Wiki
Learning
Mathematics
description No presente Trabalho de Conclusão de Curso apresento um estudo de caso que busca investigar possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática. Descrevo a dinâmica do trabalho implementada com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) via proposição de resolução de atividadesdesafios. Destaco resultados da análise, a partir dos registros dos estudantes e professores, acerca da importância do exercício de produção textual por parte dos estudantes, bem como do uso das mídias digitais como recursos potencializadores da interação e cooperação entre os estudantes e entre estudantes e professores e contribuição para a aprendizagem de matemática.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-11T04:18:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23720
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000743296
url http://hdl.handle.net/10183/23720
identifier_str_mv 000743296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23720/2/000743296.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23720/1/000743296.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23720/3/000743296.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 45c99e35b7a367876ee633bedf9bb909
34534d8515ae5a7c934316ebff8c8f58
514aa074f432884b9c087c13d1007407
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224394967613440