Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271640 |
Resumo: | É de conhecimento geral a importância que a Cartografia tem para o ensino da Geografia, a utilização dessa ferramenta, tanto no dia a dia quanto no ensino é fundamental, pois, através dela é possível fazer o entendimento da reprodução gráfica e da representação do espaço. Nesse sentido, o professor, a Geografia e à Cartografia, são elementos fundamentais nesse processo de aprendizagem, e o professor não é somente um mediador entre o aluno e o mapa, para obter um melhor resultado em sala de aula, o professor precisa ser conhecedor da linguagem cartográfica. De acordo com as experiências de sala de aula, o objetivo principal desse trabalho busca compreender a relação entre a Geografia e a Cartografia nas práticas docentes em escolas públicas de Santana da Boa Vista/RS, evidenciando a importância da construção dos conhecimentos cartográficos nas aulas de Geografia para o conhecimento espacial dos discentes. Para melhor compreender como os professores abordam a Cartografia em suas aulas, foi feita uma pesquisa qualitativa com os professores da rede pública de ensino do município. Com as análises feitas sobre a importância da Cartografia nas praticas docentes, foi possível elaborar uma proposta didática de ensino de Cartografia como sugestão para o ensinoaprendizagem da linguagem cartográfica. |
id |
UFRGS-2_e380993e0e67c0bf1a4a0e2b511a6f19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271640 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Adriana CacildoRodrigues, Aline de Lima2024-02-08T05:02:30Z2023http://hdl.handle.net/10183/271640001177192É de conhecimento geral a importância que a Cartografia tem para o ensino da Geografia, a utilização dessa ferramenta, tanto no dia a dia quanto no ensino é fundamental, pois, através dela é possível fazer o entendimento da reprodução gráfica e da representação do espaço. Nesse sentido, o professor, a Geografia e à Cartografia, são elementos fundamentais nesse processo de aprendizagem, e o professor não é somente um mediador entre o aluno e o mapa, para obter um melhor resultado em sala de aula, o professor precisa ser conhecedor da linguagem cartográfica. De acordo com as experiências de sala de aula, o objetivo principal desse trabalho busca compreender a relação entre a Geografia e a Cartografia nas práticas docentes em escolas públicas de Santana da Boa Vista/RS, evidenciando a importância da construção dos conhecimentos cartográficos nas aulas de Geografia para o conhecimento espacial dos discentes. Para melhor compreender como os professores abordam a Cartografia em suas aulas, foi feita uma pesquisa qualitativa com os professores da rede pública de ensino do município. Com as análises feitas sobre a importância da Cartografia nas praticas docentes, foi possível elaborar uma proposta didática de ensino de Cartografia como sugestão para o ensinoaprendizagem da linguagem cartográfica.The importance that Cartography has for the teaching of Geography is widely known, the use of this tool, both in everyday life and in teaching, is fundamental, because, through it, it is possible to understand the graphic reproduction and the representation of space. In this sense, the teacher, Geography and Cartography, are fundamental elements in this learning process, and the teacher is not only a mediator between the student and the map, to obtain a better result in the classroom, the teacher needs to be knowledgeable cartographic language. According to classroom experiences, the main objective of this work seeks to understand the relationship between Geography and Cartography in teaching practices in public schools in Santana da Boa Vista/RS, highlighting the importance of building cartographic knowledge in Geography for students' spatial knowledge. To better understand how teachers approach cartography in their classes, a qualitative research was carried out with teachers from public schools in the municipality, with analyzes made on the importance of cartography in teaching practices, it was possible to elaborate a didactic proposal of Cartography teaching as a suggestion for teaching and learning cartographic language.application/pdfporGeografia : EnsinoCartografiaPrática de ensinoProposta didáticaSantana da Boa Vista (RS)CartographyTeaching practicesDidactic proposalAproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177192.pdf.txt001177192.pdf.txtExtracted Texttext/plain71177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271640/2/001177192.pdf.txt0d68fb9a2263d359878aadbdb0789628MD52ORIGINAL001177192.pdfTexto completoapplication/pdf883223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271640/1/001177192.pdf4a5a99f2f82d22b08b28010e3ac0d708MD5110183/2716402024-02-09 06:06:15.499597oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-09T08:06:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes |
title |
Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes |
spellingShingle |
Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes Ferreira, Adriana Cacildo Geografia : Ensino Cartografia Prática de ensino Proposta didática Santana da Boa Vista (RS) Cartography Teaching practices Didactic proposal |
title_short |
Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes |
title_full |
Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes |
title_fullStr |
Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes |
title_full_unstemmed |
Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes |
title_sort |
Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes |
author |
Ferreira, Adriana Cacildo |
author_facet |
Ferreira, Adriana Cacildo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Adriana Cacildo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Aline de Lima |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Aline de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Cartografia Prática de ensino Proposta didática Santana da Boa Vista (RS) |
topic |
Geografia : Ensino Cartografia Prática de ensino Proposta didática Santana da Boa Vista (RS) Cartography Teaching practices Didactic proposal |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cartography Teaching practices Didactic proposal |
description |
É de conhecimento geral a importância que a Cartografia tem para o ensino da Geografia, a utilização dessa ferramenta, tanto no dia a dia quanto no ensino é fundamental, pois, através dela é possível fazer o entendimento da reprodução gráfica e da representação do espaço. Nesse sentido, o professor, a Geografia e à Cartografia, são elementos fundamentais nesse processo de aprendizagem, e o professor não é somente um mediador entre o aluno e o mapa, para obter um melhor resultado em sala de aula, o professor precisa ser conhecedor da linguagem cartográfica. De acordo com as experiências de sala de aula, o objetivo principal desse trabalho busca compreender a relação entre a Geografia e a Cartografia nas práticas docentes em escolas públicas de Santana da Boa Vista/RS, evidenciando a importância da construção dos conhecimentos cartográficos nas aulas de Geografia para o conhecimento espacial dos discentes. Para melhor compreender como os professores abordam a Cartografia em suas aulas, foi feita uma pesquisa qualitativa com os professores da rede pública de ensino do município. Com as análises feitas sobre a importância da Cartografia nas praticas docentes, foi possível elaborar uma proposta didática de ensino de Cartografia como sugestão para o ensinoaprendizagem da linguagem cartográfica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-08T05:02:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001177192 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271640 |
identifier_str_mv |
001177192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271640/2/001177192.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271640/1/001177192.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d68fb9a2263d359878aadbdb0789628 4a5a99f2f82d22b08b28010e3ac0d708 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224674729787392 |