Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Adriana Cacildo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271640
Resumo: É de conhecimento geral a importância que a Cartografia tem para o ensino da Geografia, a utilização dessa ferramenta, tanto no dia a dia quanto no ensino é fundamental, pois, através dela é possível fazer o entendimento da reprodução gráfica e da representação do espaço. Nesse sentido, o professor, a Geografia e à Cartografia, são elementos fundamentais nesse processo de aprendizagem, e o professor não é somente um mediador entre o aluno e o mapa, para obter um melhor resultado em sala de aula, o professor precisa ser conhecedor da linguagem cartográfica. De acordo com as experiências de sala de aula, o objetivo principal desse trabalho busca compreender a relação entre a Geografia e a Cartografia nas práticas docentes em escolas públicas de Santana da Boa Vista/RS, evidenciando a importância da construção dos conhecimentos cartográficos nas aulas de Geografia para o conhecimento espacial dos discentes. Para melhor compreender como os professores abordam a Cartografia em suas aulas, foi feita uma pesquisa qualitativa com os professores da rede pública de ensino do município. Com as análises feitas sobre a importância da Cartografia nas praticas docentes, foi possível elaborar uma proposta didática de ensino de Cartografia como sugestão para o ensinoaprendizagem da linguagem cartográfica.
id UFRGS-2_e380993e0e67c0bf1a4a0e2b511a6f19
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271640
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Adriana CacildoRodrigues, Aline de Lima2024-02-08T05:02:30Z2023http://hdl.handle.net/10183/271640001177192É de conhecimento geral a importância que a Cartografia tem para o ensino da Geografia, a utilização dessa ferramenta, tanto no dia a dia quanto no ensino é fundamental, pois, através dela é possível fazer o entendimento da reprodução gráfica e da representação do espaço. Nesse sentido, o professor, a Geografia e à Cartografia, são elementos fundamentais nesse processo de aprendizagem, e o professor não é somente um mediador entre o aluno e o mapa, para obter um melhor resultado em sala de aula, o professor precisa ser conhecedor da linguagem cartográfica. De acordo com as experiências de sala de aula, o objetivo principal desse trabalho busca compreender a relação entre a Geografia e a Cartografia nas práticas docentes em escolas públicas de Santana da Boa Vista/RS, evidenciando a importância da construção dos conhecimentos cartográficos nas aulas de Geografia para o conhecimento espacial dos discentes. Para melhor compreender como os professores abordam a Cartografia em suas aulas, foi feita uma pesquisa qualitativa com os professores da rede pública de ensino do município. Com as análises feitas sobre a importância da Cartografia nas praticas docentes, foi possível elaborar uma proposta didática de ensino de Cartografia como sugestão para o ensinoaprendizagem da linguagem cartográfica.The importance that Cartography has for the teaching of Geography is widely known, the use of this tool, both in everyday life and in teaching, is fundamental, because, through it, it is possible to understand the graphic reproduction and the representation of space. In this sense, the teacher, Geography and Cartography, are fundamental elements in this learning process, and the teacher is not only a mediator between the student and the map, to obtain a better result in the classroom, the teacher needs to be knowledgeable cartographic language. According to classroom experiences, the main objective of this work seeks to understand the relationship between Geography and Cartography in teaching practices in public schools in Santana da Boa Vista/RS, highlighting the importance of building cartographic knowledge in Geography for students' spatial knowledge. To better understand how teachers approach cartography in their classes, a qualitative research was carried out with teachers from public schools in the municipality, with analyzes made on the importance of cartography in teaching practices, it was possible to elaborate a didactic proposal of Cartography teaching as a suggestion for teaching and learning cartographic language.application/pdfporGeografia : EnsinoCartografiaPrática de ensinoProposta didáticaSantana da Boa Vista (RS)CartographyTeaching practicesDidactic proposalAproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177192.pdf.txt001177192.pdf.txtExtracted Texttext/plain71177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271640/2/001177192.pdf.txt0d68fb9a2263d359878aadbdb0789628MD52ORIGINAL001177192.pdfTexto completoapplication/pdf883223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271640/1/001177192.pdf4a5a99f2f82d22b08b28010e3ac0d708MD5110183/2716402024-02-09 06:06:15.499597oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-09T08:06:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes
title Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes
spellingShingle Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes
Ferreira, Adriana Cacildo
Geografia : Ensino
Cartografia
Prática de ensino
Proposta didática
Santana da Boa Vista (RS)
Cartography
Teaching practices
Didactic proposal
title_short Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes
title_full Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes
title_fullStr Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes
title_full_unstemmed Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes
title_sort Aproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentes
author Ferreira, Adriana Cacildo
author_facet Ferreira, Adriana Cacildo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Adriana Cacildo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Aline de Lima
contributor_str_mv Rodrigues, Aline de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Cartografia
Prática de ensino
Proposta didática
Santana da Boa Vista (RS)
topic Geografia : Ensino
Cartografia
Prática de ensino
Proposta didática
Santana da Boa Vista (RS)
Cartography
Teaching practices
Didactic proposal
dc.subject.eng.fl_str_mv Cartography
Teaching practices
Didactic proposal
description É de conhecimento geral a importância que a Cartografia tem para o ensino da Geografia, a utilização dessa ferramenta, tanto no dia a dia quanto no ensino é fundamental, pois, através dela é possível fazer o entendimento da reprodução gráfica e da representação do espaço. Nesse sentido, o professor, a Geografia e à Cartografia, são elementos fundamentais nesse processo de aprendizagem, e o professor não é somente um mediador entre o aluno e o mapa, para obter um melhor resultado em sala de aula, o professor precisa ser conhecedor da linguagem cartográfica. De acordo com as experiências de sala de aula, o objetivo principal desse trabalho busca compreender a relação entre a Geografia e a Cartografia nas práticas docentes em escolas públicas de Santana da Boa Vista/RS, evidenciando a importância da construção dos conhecimentos cartográficos nas aulas de Geografia para o conhecimento espacial dos discentes. Para melhor compreender como os professores abordam a Cartografia em suas aulas, foi feita uma pesquisa qualitativa com os professores da rede pública de ensino do município. Com as análises feitas sobre a importância da Cartografia nas praticas docentes, foi possível elaborar uma proposta didática de ensino de Cartografia como sugestão para o ensinoaprendizagem da linguagem cartográfica.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-08T05:02:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177192
url http://hdl.handle.net/10183/271640
identifier_str_mv 001177192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271640/2/001177192.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271640/1/001177192.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d68fb9a2263d359878aadbdb0789628
4a5a99f2f82d22b08b28010e3ac0d708
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224674729787392