O comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183742 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta a economia da Internet oriunda da entrada do e-commerce no mercado e descreve o comportamento do consumidor online. Para o estudo da economia da Internet são analisados modelos teóricos que comparam o mercado da Internet com o mercado tradicional. Goldmanis et al. (2009) analisam a estrutura de mercado das indústrias de varejo, considerando consumidores com diferentes custos de busca e diferentes setores. Levin (2011) apresenta um modelo de economia de mercado na Internet e suas características. Serão apresentadas também pesquisas empíricas cujos resultados corroboram o modelo teórico. A redução dos custos de busca, a redução nos preços, a menor dispersão, os custos reduzidos por ganhos de escala, o marketing personalizado e a rápida inovação são algumas das vantagens do comércio eletrônico. Para a análise do comportamento do consumidor online foram estudadas as ferramentas de marketing online, o perfil de compra, a tomada de decisão, o comportamento de compra do consumidor online e o perfil de usuários da Internet no Brasil. Com base no que foi apresentado pode-se concluir que o e-commerce é mais eficiente do que o comércio tradicional |
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Stürmer, Maiara CristianeMonteiro, Sergio Marley Modesto2018-10-20T03:15:55Z2016http://hdl.handle.net/10183/183742001021595Esse trabalho apresenta a economia da Internet oriunda da entrada do e-commerce no mercado e descreve o comportamento do consumidor online. Para o estudo da economia da Internet são analisados modelos teóricos que comparam o mercado da Internet com o mercado tradicional. Goldmanis et al. (2009) analisam a estrutura de mercado das indústrias de varejo, considerando consumidores com diferentes custos de busca e diferentes setores. Levin (2011) apresenta um modelo de economia de mercado na Internet e suas características. Serão apresentadas também pesquisas empíricas cujos resultados corroboram o modelo teórico. A redução dos custos de busca, a redução nos preços, a menor dispersão, os custos reduzidos por ganhos de escala, o marketing personalizado e a rápida inovação são algumas das vantagens do comércio eletrônico. Para a análise do comportamento do consumidor online foram estudadas as ferramentas de marketing online, o perfil de compra, a tomada de decisão, o comportamento de compra do consumidor online e o perfil de usuários da Internet no Brasil. Com base no que foi apresentado pode-se concluir que o e-commerce é mais eficiente do que o comércio tradicionalThis paper presents an Internet economy, which results from the e-commerce entry in the market. In addition, it describes the behavior of the online consumer. In order to study the Internet economy, theoretical models, which compare the Internet market to the traditional market, are analyzed. Goldmanis et al. (2009) studied the market structure of retail industries, considering different sectors and consumers with different costs of search. Levin (2011) presents a model of market economy on the Internet and its features. Empirical research studies, whose results corroborate the theoretical model, are also shown. The reduction of costs of search, lower prices and dispersion, e, the custom marketing and quick innovation are some of the advantages emerging from the e-commerce entry in the market. The analysis of the online consumer’s behavior, online marketing tools, purchasing profile, decision-making, the online buying behavior and the user's profile on the internet in Brazil were studied. Based on this study, it is possible to conclude that the e-commerce is more efficient than traditional market.application/pdfporComércio eletrônicoEconomia de mercadoComportamento do consumidorInternetOnline consumer’s behavior.Market economy on the InternetE-commerceO comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021595.pdfTexto completoapplication/pdf1389700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183742/1/001021595.pdfd490069e3cf8cc3417c733eddaebc1aeMD51TEXT001021595.pdf.txt001021595.pdf.txtExtracted Texttext/plain118460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183742/2/001021595.pdf.txt9c7c49b2d96205cfde8945eb68b7ce64MD52THUMBNAIL001021595.pdf.jpg001021595.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183742/3/001021595.pdf.jpg607873ae759823ed8bca31595fd181a3MD5310183/1837422023-04-01 03:31:11.232136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:31:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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