O comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stürmer, Maiara Cristiane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183742
Resumo: Esse trabalho apresenta a economia da Internet oriunda da entrada do e-commerce no mercado e descreve o comportamento do consumidor online. Para o estudo da economia da Internet são analisados modelos teóricos que comparam o mercado da Internet com o mercado tradicional. Goldmanis et al. (2009) analisam a estrutura de mercado das indústrias de varejo, considerando consumidores com diferentes custos de busca e diferentes setores. Levin (2011) apresenta um modelo de economia de mercado na Internet e suas características. Serão apresentadas também pesquisas empíricas cujos resultados corroboram o modelo teórico. A redução dos custos de busca, a redução nos preços, a menor dispersão, os custos reduzidos por ganhos de escala, o marketing personalizado e a rápida inovação são algumas das vantagens do comércio eletrônico. Para a análise do comportamento do consumidor online foram estudadas as ferramentas de marketing online, o perfil de compra, a tomada de decisão, o comportamento de compra do consumidor online e o perfil de usuários da Internet no Brasil. Com base no que foi apresentado pode-se concluir que o e-commerce é mais eficiente do que o comércio tradicional
id UFRGS-2_e38afed77f975aaaf47b7405a3eab1e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183742
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stürmer, Maiara CristianeMonteiro, Sergio Marley Modesto2018-10-20T03:15:55Z2016http://hdl.handle.net/10183/183742001021595Esse trabalho apresenta a economia da Internet oriunda da entrada do e-commerce no mercado e descreve o comportamento do consumidor online. Para o estudo da economia da Internet são analisados modelos teóricos que comparam o mercado da Internet com o mercado tradicional. Goldmanis et al. (2009) analisam a estrutura de mercado das indústrias de varejo, considerando consumidores com diferentes custos de busca e diferentes setores. Levin (2011) apresenta um modelo de economia de mercado na Internet e suas características. Serão apresentadas também pesquisas empíricas cujos resultados corroboram o modelo teórico. A redução dos custos de busca, a redução nos preços, a menor dispersão, os custos reduzidos por ganhos de escala, o marketing personalizado e a rápida inovação são algumas das vantagens do comércio eletrônico. Para a análise do comportamento do consumidor online foram estudadas as ferramentas de marketing online, o perfil de compra, a tomada de decisão, o comportamento de compra do consumidor online e o perfil de usuários da Internet no Brasil. Com base no que foi apresentado pode-se concluir que o e-commerce é mais eficiente do que o comércio tradicionalThis paper presents an Internet economy, which results from the e-commerce entry in the market. In addition, it describes the behavior of the online consumer. In order to study the Internet economy, theoretical models, which compare the Internet market to the traditional market, are analyzed. Goldmanis et al. (2009) studied the market structure of retail industries, considering different sectors and consumers with different costs of search. Levin (2011) presents a model of market economy on the Internet and its features. Empirical research studies, whose results corroborate the theoretical model, are also shown. The reduction of costs of search, lower prices and dispersion, e, the custom marketing and quick innovation are some of the advantages emerging from the e-commerce entry in the market. The analysis of the online consumer’s behavior, online marketing tools, purchasing profile, decision-making, the online buying behavior and the user's profile on the internet in Brazil were studied. Based on this study, it is possible to conclude that the e-commerce is more efficient than traditional market.application/pdfporComércio eletrônicoEconomia de mercadoComportamento do consumidorInternetOnline consumer’s behavior.Market economy on the InternetE-commerceO comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021595.pdfTexto completoapplication/pdf1389700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183742/1/001021595.pdfd490069e3cf8cc3417c733eddaebc1aeMD51TEXT001021595.pdf.txt001021595.pdf.txtExtracted Texttext/plain118460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183742/2/001021595.pdf.txt9c7c49b2d96205cfde8945eb68b7ce64MD52THUMBNAIL001021595.pdf.jpg001021595.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183742/3/001021595.pdf.jpg607873ae759823ed8bca31595fd181a3MD5310183/1837422023-04-01 03:31:11.232136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:31:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidor
title O comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidor
spellingShingle O comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidor
Stürmer, Maiara Cristiane
Comércio eletrônico
Economia de mercado
Comportamento do consumidor
Internet
Online consumer’s behavior.
Market economy on the Internet
E-commerce
title_short O comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidor
title_full O comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidor
title_fullStr O comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidor
title_full_unstemmed O comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidor
title_sort O comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidor
author Stürmer, Maiara Cristiane
author_facet Stürmer, Maiara Cristiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stürmer, Maiara Cristiane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Sergio Marley Modesto
contributor_str_mv Monteiro, Sergio Marley Modesto
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Economia de mercado
Comportamento do consumidor
topic Comércio eletrônico
Economia de mercado
Comportamento do consumidor
Internet
Online consumer’s behavior.
Market economy on the Internet
E-commerce
dc.subject.eng.fl_str_mv Internet
Online consumer’s behavior.
Market economy on the Internet
E-commerce
description Esse trabalho apresenta a economia da Internet oriunda da entrada do e-commerce no mercado e descreve o comportamento do consumidor online. Para o estudo da economia da Internet são analisados modelos teóricos que comparam o mercado da Internet com o mercado tradicional. Goldmanis et al. (2009) analisam a estrutura de mercado das indústrias de varejo, considerando consumidores com diferentes custos de busca e diferentes setores. Levin (2011) apresenta um modelo de economia de mercado na Internet e suas características. Serão apresentadas também pesquisas empíricas cujos resultados corroboram o modelo teórico. A redução dos custos de busca, a redução nos preços, a menor dispersão, os custos reduzidos por ganhos de escala, o marketing personalizado e a rápida inovação são algumas das vantagens do comércio eletrônico. Para a análise do comportamento do consumidor online foram estudadas as ferramentas de marketing online, o perfil de compra, a tomada de decisão, o comportamento de compra do consumidor online e o perfil de usuários da Internet no Brasil. Com base no que foi apresentado pode-se concluir que o e-commerce é mais eficiente do que o comércio tradicional
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-20T03:15:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183742
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001021595
url http://hdl.handle.net/10183/183742
identifier_str_mv 001021595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183742/1/001021595.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183742/2/001021595.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183742/3/001021595.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d490069e3cf8cc3417c733eddaebc1ae
9c7c49b2d96205cfde8945eb68b7ce64
607873ae759823ed8bca31595fd181a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224560923639808