Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil : critérios de escolha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fornari, Carla
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251964
Resumo: O presente trabalho, teve como principal motivação compreender a importância dos jogos e das brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil bem como analisar de que modo os docentes os escolhem para prática na escola. Em busca de esclarecer estas inquietações, realizou-se uma investigação, partindo de estudos teóricos sobre o assunto e para compreender a abordagem do tema no contexto escolar. Posteriormente, foi realizado um contato com professoras de Educação Infantil a fim de compreender sua realidade, por meio de questionário on-line. Os jogos e as brincadeiras têm grande importância para o desenvolvimento das crianças, portanto, é necessário que estejam presentes nas práticas docentes e, por isso, é fundamental saber inseri-los em tais práticas. Ao concluir a coleta dos dados do referido questionário, observou-se que esse é um assunto presente tanto em formação inicial quanto continuada, de professores de Educação Infantil. Após análise dos dados foi possível compreender um pouco sobre os critérios usados pelos docentes na escolha de brincadeiras e jogos, as quais buscam fazer escolhas adequadas aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
id UFRGS-2_e38d8b132f7a6e53ea94f3f103c4364a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251964
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fornari, CarlaWeber, Dorcas Janice2022-11-30T04:53:02Z2022http://hdl.handle.net/10183/251964001153989O presente trabalho, teve como principal motivação compreender a importância dos jogos e das brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil bem como analisar de que modo os docentes os escolhem para prática na escola. Em busca de esclarecer estas inquietações, realizou-se uma investigação, partindo de estudos teóricos sobre o assunto e para compreender a abordagem do tema no contexto escolar. Posteriormente, foi realizado um contato com professoras de Educação Infantil a fim de compreender sua realidade, por meio de questionário on-line. Os jogos e as brincadeiras têm grande importância para o desenvolvimento das crianças, portanto, é necessário que estejam presentes nas práticas docentes e, por isso, é fundamental saber inseri-los em tais práticas. Ao concluir a coleta dos dados do referido questionário, observou-se que esse é um assunto presente tanto em formação inicial quanto continuada, de professores de Educação Infantil. Após análise dos dados foi possível compreender um pouco sobre os critérios usados pelos docentes na escolha de brincadeiras e jogos, as quais buscam fazer escolhas adequadas aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.The main motivation of the present work was to understand the importance of games and toys in the teaching-learning process in Preschool Education as well as to analyze how teachers choose to practice them at school. In order to clarify these concerns, an investigation was carried out, starting from theoretical studies on the subject and to understand the approach to the theme in the school context. Subsequently, a contact was made with Preschool teachers in order to understand their reality, with an online questionnaire. Games and toys have great importance for the development of children, therefore, it is necessary that they are present in teaching practices and, wherefore, it is essential to know how to insert them in such practices. At the end of the data collection from this questionnaire, it was observed that this is a subject that is present in both the initial and continuing education of Preschool teachers. After analyzing the data it was possible to understand a little about the criteria used by teachers when choosing toys and games, which seek to make choices appropriate to the learning and development goals of children.application/pdfporEducação infantilDocênciaJogosBrincadeiraPreschool educationTeachingGamesToysJogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil : critérios de escolhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153989.pdf.txt001153989.pdf.txtExtracted Texttext/plain62140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251964/2/001153989.pdf.txt69ba257715d1a1c3c4abbdfab64ff051MD52ORIGINAL001153989.pdfTexto completoapplication/pdf240392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251964/1/001153989.pdf85fee63e392b80be85578e7aafddf063MD5110183/2519642022-12-01 05:53:46.139746oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251964Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:53:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil : critérios de escolha
title Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil : critérios de escolha
spellingShingle Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil : critérios de escolha
Fornari, Carla
Educação infantil
Docência
Jogos
Brincadeira
Preschool education
Teaching
Games
Toys
title_short Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil : critérios de escolha
title_full Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil : critérios de escolha
title_fullStr Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil : critérios de escolha
title_full_unstemmed Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil : critérios de escolha
title_sort Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil : critérios de escolha
author Fornari, Carla
author_facet Fornari, Carla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fornari, Carla
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Dorcas Janice
contributor_str_mv Weber, Dorcas Janice
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Docência
Jogos
Brincadeira
topic Educação infantil
Docência
Jogos
Brincadeira
Preschool education
Teaching
Games
Toys
dc.subject.eng.fl_str_mv Preschool education
Teaching
Games
Toys
description O presente trabalho, teve como principal motivação compreender a importância dos jogos e das brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil bem como analisar de que modo os docentes os escolhem para prática na escola. Em busca de esclarecer estas inquietações, realizou-se uma investigação, partindo de estudos teóricos sobre o assunto e para compreender a abordagem do tema no contexto escolar. Posteriormente, foi realizado um contato com professoras de Educação Infantil a fim de compreender sua realidade, por meio de questionário on-line. Os jogos e as brincadeiras têm grande importância para o desenvolvimento das crianças, portanto, é necessário que estejam presentes nas práticas docentes e, por isso, é fundamental saber inseri-los em tais práticas. Ao concluir a coleta dos dados do referido questionário, observou-se que esse é um assunto presente tanto em formação inicial quanto continuada, de professores de Educação Infantil. Após análise dos dados foi possível compreender um pouco sobre os critérios usados pelos docentes na escolha de brincadeiras e jogos, as quais buscam fazer escolhas adequadas aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T04:53:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251964
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153989
url http://hdl.handle.net/10183/251964
identifier_str_mv 001153989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251964/2/001153989.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251964/1/001153989.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 69ba257715d1a1c3c4abbdfab64ff051
85fee63e392b80be85578e7aafddf063
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224645606637568