Formação acadêmica do futuro profissional do curso de graduação em Farmácia com perfil generalista : uma revisão das variáveis didático-pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldani, Eduardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217650
Resumo: As universidades vêm sofrendo grandes alterações nos últimos anos devido às mudanças sociais, culturais e econômicas além do recente processo de internacionalização do ensino superior que ajudou a promover outra visão da formação acadêmica e profissional no Brasil. Acompanhando este processo constante de mudança, o novo profissional exigido nas reformas curriculares do curso de Farmácia, com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, vai requerer mudanças significativas na estrutura formadora dos profissionais de modo que possam se adequar às necessidades de saúde da população brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de pesquisa dos descritores “processo de ensino-aprendizagem”, “metodologias de ensino em Farmácia”, “materiais didáticos”, “diretrizes curriculares do curso de Farmácia”, “formação acadêmica”, “ambientes virtuais no curso de Farmácia”, “educação farmacêutica e ensino farmacêutico” em diversas bases de dados e buscadores com perfil “acadêmico” buscando abordar as variáveis didático-pedagógicas relacionadas com essa mudança de paradigma.
id UFRGS-2_e3afd6c961c685d396123c41328d9c66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217650
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goldani, EduardoSpalding, Silvia Maria2021-02-02T04:04:09Z2018http://hdl.handle.net/10183/217650001075881As universidades vêm sofrendo grandes alterações nos últimos anos devido às mudanças sociais, culturais e econômicas além do recente processo de internacionalização do ensino superior que ajudou a promover outra visão da formação acadêmica e profissional no Brasil. Acompanhando este processo constante de mudança, o novo profissional exigido nas reformas curriculares do curso de Farmácia, com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, vai requerer mudanças significativas na estrutura formadora dos profissionais de modo que possam se adequar às necessidades de saúde da população brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de pesquisa dos descritores “processo de ensino-aprendizagem”, “metodologias de ensino em Farmácia”, “materiais didáticos”, “diretrizes curriculares do curso de Farmácia”, “formação acadêmica”, “ambientes virtuais no curso de Farmácia”, “educação farmacêutica e ensino farmacêutico” em diversas bases de dados e buscadores com perfil “acadêmico” buscando abordar as variáveis didático-pedagógicas relacionadas com essa mudança de paradigma.Universities have undergone major changes in recent years due to social, cultural and economic changes in addition to the recent process of internationalization of higher education that has helped to promote another vision of academic and professional education in Brazil. Accompanying this constant process of change, the new professional required in the curricular reforms of the Pharmacy degree with a generalist, humanistic, critical and reflective profile, will require significant changes in the training structure of the professionals so that they can be adapted to the health needs of the population Brazil and the National Health System (SUS). For this purpose, a bibliographic review was carried out based on a research of the descriptors “teaching-learning process”, “pharmacy teaching methodologies”, “didactic materials”, “pharmacy course curriculum guidelines”, “academic training”, “virtual environments in the course of Pharmacy”, “pharmaceutical education and pharmaceutical teaching” in several databases and searchers with "academic" profile to address the didactic-pedagogical variables related to this paradigm shift.application/pdfporFarmáciaTeaching-learningTeaching methodologyNational curricular guidelinesPharmaceutical educationFormação acadêmica do futuro profissional do curso de graduação em Farmácia com perfil generalista : uma revisão das variáveis didático-pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de FarmáciaPorto Alegre, BR-RS2018Farmáciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001075881.pdf.txt001075881.pdf.txtExtracted Texttext/plain72211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217650/2/001075881.pdf.txt7430551cfc9f2d41a169797168bdb2d6MD52ORIGINAL001075881.pdfTexto completoapplication/pdf538494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217650/1/001075881.pdfbdfef84882ac5b863d6674a16e2551edMD5110183/2176502021-03-09 04:26:52.894074oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217650Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:26:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação acadêmica do futuro profissional do curso de graduação em Farmácia com perfil generalista : uma revisão das variáveis didático-pedagógicas
title Formação acadêmica do futuro profissional do curso de graduação em Farmácia com perfil generalista : uma revisão das variáveis didático-pedagógicas
spellingShingle Formação acadêmica do futuro profissional do curso de graduação em Farmácia com perfil generalista : uma revisão das variáveis didático-pedagógicas
Goldani, Eduardo
Farmácia
Teaching-learning
Teaching methodology
National curricular guidelines
Pharmaceutical education
title_short Formação acadêmica do futuro profissional do curso de graduação em Farmácia com perfil generalista : uma revisão das variáveis didático-pedagógicas
title_full Formação acadêmica do futuro profissional do curso de graduação em Farmácia com perfil generalista : uma revisão das variáveis didático-pedagógicas
title_fullStr Formação acadêmica do futuro profissional do curso de graduação em Farmácia com perfil generalista : uma revisão das variáveis didático-pedagógicas
title_full_unstemmed Formação acadêmica do futuro profissional do curso de graduação em Farmácia com perfil generalista : uma revisão das variáveis didático-pedagógicas
title_sort Formação acadêmica do futuro profissional do curso de graduação em Farmácia com perfil generalista : uma revisão das variáveis didático-pedagógicas
author Goldani, Eduardo
author_facet Goldani, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goldani, Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Spalding, Silvia Maria
contributor_str_mv Spalding, Silvia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Farmácia
topic Farmácia
Teaching-learning
Teaching methodology
National curricular guidelines
Pharmaceutical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching-learning
Teaching methodology
National curricular guidelines
Pharmaceutical education
description As universidades vêm sofrendo grandes alterações nos últimos anos devido às mudanças sociais, culturais e econômicas além do recente processo de internacionalização do ensino superior que ajudou a promover outra visão da formação acadêmica e profissional no Brasil. Acompanhando este processo constante de mudança, o novo profissional exigido nas reformas curriculares do curso de Farmácia, com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, vai requerer mudanças significativas na estrutura formadora dos profissionais de modo que possam se adequar às necessidades de saúde da população brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de pesquisa dos descritores “processo de ensino-aprendizagem”, “metodologias de ensino em Farmácia”, “materiais didáticos”, “diretrizes curriculares do curso de Farmácia”, “formação acadêmica”, “ambientes virtuais no curso de Farmácia”, “educação farmacêutica e ensino farmacêutico” em diversas bases de dados e buscadores com perfil “acadêmico” buscando abordar as variáveis didático-pedagógicas relacionadas com essa mudança de paradigma.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-02T04:04:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217650
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075881
url http://hdl.handle.net/10183/217650
identifier_str_mv 001075881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217650/2/001075881.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217650/1/001075881.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7430551cfc9f2d41a169797168bdb2d6
bdfef84882ac5b863d6674a16e2551ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224601543376896