O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frison, Marli Dallagnol
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio, Ceretta, Jaqueline Paim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223772
Resumo: Este artigo traz refl exões acerca de um processo de trabalho vivenciado no contexto de uma escola pública durante o desenvolvimento de uma proposta de ensino que trata de resíduos sólidos produzidos pela atividade humana. Refl ete sobre o ensino de Química, considerando a sala de aula como espaço de interlocução e de produção de conhecimento escolar e de saber profi ssional. Propõe um ensino mais integrado e contextualizado e mostra a importância das relações estabelecidas entre professores em formação inicial e professores em exercício para a constituição destes profi ssionais.
id UFRGS-2_e3ca4b09ed9a2760efe3a32b02af408e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223772
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Frison, Marli DallagnolDel Pino, Jose ClaudioCeretta, Jaqueline Paim2021-07-13T04:39:35Z20100103-6041http://hdl.handle.net/10183/223772000790126Este artigo traz refl exões acerca de um processo de trabalho vivenciado no contexto de uma escola pública durante o desenvolvimento de uma proposta de ensino que trata de resíduos sólidos produzidos pela atividade humana. Refl ete sobre o ensino de Química, considerando a sala de aula como espaço de interlocução e de produção de conhecimento escolar e de saber profi ssional. Propõe um ensino mais integrado e contextualizado e mostra a importância das relações estabelecidas entre professores em formação inicial e professores em exercício para a constituição destes profi ssionais.This article brings refl ections about a process of work carried out in the context of a public school during the development of a proposal of teaching which deals with the treatment of solid waste produced by the human activity. It refl ects about the teaching of Chemistry, considering the classroom as a space of interlocution and production of school knowledge and professional learning. It proposes a more integrated and contextualized teaching and points out to the importance of the relationships established between teachers in initial education and teachers who already work in schools for the constitution of these professionals.application/pdfporCadernos do aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 23, n. 2 (jul/dez 2010), p. 145-168Conhecimento escolarFormação profissionalDocentesSchool knowledgeProfessional educationTeacher’s knowledgeO tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000790126.pdf.txt000790126.pdf.txtExtracted Texttext/plain50368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223772/2/000790126.pdf.txt8769c3e3cd1669aedc4a346aad2f1b47MD52ORIGINAL000790126.pdfTexto completoapplication/pdf1650689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223772/1/000790126.pdf2492815cc811ae88b5d77aa30df285a1MD5110183/2237722021-08-18 04:46:02.335739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223772Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:46:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional
title O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional
spellingShingle O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional
Frison, Marli Dallagnol
Conhecimento escolar
Formação profissional
Docentes
School knowledge
Professional education
Teacher’s knowledge
title_short O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional
title_full O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional
title_fullStr O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional
title_full_unstemmed O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional
title_sort O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional
author Frison, Marli Dallagnol
author_facet Frison, Marli Dallagnol
Del Pino, Jose Claudio
Ceretta, Jaqueline Paim
author_role author
author2 Del Pino, Jose Claudio
Ceretta, Jaqueline Paim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frison, Marli Dallagnol
Del Pino, Jose Claudio
Ceretta, Jaqueline Paim
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento escolar
Formação profissional
Docentes
topic Conhecimento escolar
Formação profissional
Docentes
School knowledge
Professional education
Teacher’s knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv School knowledge
Professional education
Teacher’s knowledge
description Este artigo traz refl exões acerca de um processo de trabalho vivenciado no contexto de uma escola pública durante o desenvolvimento de uma proposta de ensino que trata de resíduos sólidos produzidos pela atividade humana. Refl ete sobre o ensino de Química, considerando a sala de aula como espaço de interlocução e de produção de conhecimento escolar e de saber profi ssional. Propõe um ensino mais integrado e contextualizado e mostra a importância das relações estabelecidas entre professores em formação inicial e professores em exercício para a constituição destes profi ssionais.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T04:39:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223772
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000790126
identifier_str_mv 0103-6041
000790126
url http://hdl.handle.net/10183/223772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 23, n. 2 (jul/dez 2010), p. 145-168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223772/2/000790126.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223772/1/000790126.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8769c3e3cd1669aedc4a346aad2f1b47
2492815cc811ae88b5d77aa30df285a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447750571982848