O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223772 |
Resumo: | Este artigo traz refl exões acerca de um processo de trabalho vivenciado no contexto de uma escola pública durante o desenvolvimento de uma proposta de ensino que trata de resíduos sólidos produzidos pela atividade humana. Refl ete sobre o ensino de Química, considerando a sala de aula como espaço de interlocução e de produção de conhecimento escolar e de saber profi ssional. Propõe um ensino mais integrado e contextualizado e mostra a importância das relações estabelecidas entre professores em formação inicial e professores em exercício para a constituição destes profi ssionais. |
id |
UFRGS-2_e3ca4b09ed9a2760efe3a32b02af408e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223772 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Frison, Marli DallagnolDel Pino, Jose ClaudioCeretta, Jaqueline Paim2021-07-13T04:39:35Z20100103-6041http://hdl.handle.net/10183/223772000790126Este artigo traz refl exões acerca de um processo de trabalho vivenciado no contexto de uma escola pública durante o desenvolvimento de uma proposta de ensino que trata de resíduos sólidos produzidos pela atividade humana. Refl ete sobre o ensino de Química, considerando a sala de aula como espaço de interlocução e de produção de conhecimento escolar e de saber profi ssional. Propõe um ensino mais integrado e contextualizado e mostra a importância das relações estabelecidas entre professores em formação inicial e professores em exercício para a constituição destes profi ssionais.This article brings refl ections about a process of work carried out in the context of a public school during the development of a proposal of teaching which deals with the treatment of solid waste produced by the human activity. It refl ects about the teaching of Chemistry, considering the classroom as a space of interlocution and production of school knowledge and professional learning. It proposes a more integrated and contextualized teaching and points out to the importance of the relationships established between teachers in initial education and teachers who already work in schools for the constitution of these professionals.application/pdfporCadernos do aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 23, n. 2 (jul/dez 2010), p. 145-168Conhecimento escolarFormação profissionalDocentesSchool knowledgeProfessional educationTeacher’s knowledgeO tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000790126.pdf.txt000790126.pdf.txtExtracted Texttext/plain50368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223772/2/000790126.pdf.txt8769c3e3cd1669aedc4a346aad2f1b47MD52ORIGINAL000790126.pdfTexto completoapplication/pdf1650689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223772/1/000790126.pdf2492815cc811ae88b5d77aa30df285a1MD5110183/2237722021-08-18 04:46:02.335739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223772Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:46:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional |
title |
O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional |
spellingShingle |
O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional Frison, Marli Dallagnol Conhecimento escolar Formação profissional Docentes School knowledge Professional education Teacher’s knowledge |
title_short |
O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional |
title_full |
O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional |
title_fullStr |
O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional |
title_full_unstemmed |
O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional |
title_sort |
O tempo e o espaço da escola : produção de conhecimento escolar e de saber profissional |
author |
Frison, Marli Dallagnol |
author_facet |
Frison, Marli Dallagnol Del Pino, Jose Claudio Ceretta, Jaqueline Paim |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, Jose Claudio Ceretta, Jaqueline Paim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frison, Marli Dallagnol Del Pino, Jose Claudio Ceretta, Jaqueline Paim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento escolar Formação profissional Docentes |
topic |
Conhecimento escolar Formação profissional Docentes School knowledge Professional education Teacher’s knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School knowledge Professional education Teacher’s knowledge |
description |
Este artigo traz refl exões acerca de um processo de trabalho vivenciado no contexto de uma escola pública durante o desenvolvimento de uma proposta de ensino que trata de resíduos sólidos produzidos pela atividade humana. Refl ete sobre o ensino de Química, considerando a sala de aula como espaço de interlocução e de produção de conhecimento escolar e de saber profi ssional. Propõe um ensino mais integrado e contextualizado e mostra a importância das relações estabelecidas entre professores em formação inicial e professores em exercício para a constituição destes profi ssionais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-13T04:39:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223772 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-6041 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000790126 |
identifier_str_mv |
0103-6041 000790126 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos do aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 23, n. 2 (jul/dez 2010), p. 145-168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223772/2/000790126.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223772/1/000790126.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8769c3e3cd1669aedc4a346aad2f1b47 2492815cc811ae88b5d77aa30df285a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447750571982848 |