Turismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/52365 |
Resumo: | Ampliar os estudos acerca da organização de novas possibilidades turísticas rurais é cada vez mais uma necessidade econômica e social. Tendo como campo de pesquisa a região compreendida como litoral gaúcho, este trabalho coloca em evidência o roteiro ECOMEL, uma ação idealizada a partir da premente necessidade de criar atrativos para o turista, não apenas na alta temporada, mas durante o ano todo para a região. A realização desta pesquisa buscará apontar caminhos para se ampliar a inserção dos serviços e produtos do litoral gaúcho tanto na alta, quanto na baixa temporada turística. E ainda, mostrará que através da realização de um plano de marketing bem estruturado há condições de atrair o turista o ano todo para a região, diminuindo os efeitos da baixa temporada. Nesta medida, este trabalho pretende estudar as estratégias de promoção e marketing dos produtos e serviços deste roteiro turístico rural específico, denominado ECOMEL, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva sobre o tema a fim de estabelecer novos caminhos e possibilidades. Com a realização deste trabalho é possível dizer que a propaganda existente é fiel à realidade, porém ela acontece em âmbito local e regional, limitando assim o seu alcance, e desta forma, revela que ainda há muito que se trabalhar sobre a questão do marketing para garantir um plano estruturado que atenda e auxilie a obtenção dos objetivos traçados. |
id |
UFRGS-2_e3ed68eaef726f73cb9c86893b436c32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/52365 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Gisele de AbreuSouza, Marcelino deTeixeira, Andressa Ramos2012-07-05T01:33:14Z2011http://hdl.handle.net/10183/52365000820009Ampliar os estudos acerca da organização de novas possibilidades turísticas rurais é cada vez mais uma necessidade econômica e social. Tendo como campo de pesquisa a região compreendida como litoral gaúcho, este trabalho coloca em evidência o roteiro ECOMEL, uma ação idealizada a partir da premente necessidade de criar atrativos para o turista, não apenas na alta temporada, mas durante o ano todo para a região. A realização desta pesquisa buscará apontar caminhos para se ampliar a inserção dos serviços e produtos do litoral gaúcho tanto na alta, quanto na baixa temporada turística. E ainda, mostrará que através da realização de um plano de marketing bem estruturado há condições de atrair o turista o ano todo para a região, diminuindo os efeitos da baixa temporada. Nesta medida, este trabalho pretende estudar as estratégias de promoção e marketing dos produtos e serviços deste roteiro turístico rural específico, denominado ECOMEL, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva sobre o tema a fim de estabelecer novos caminhos e possibilidades. Com a realização deste trabalho é possível dizer que a propaganda existente é fiel à realidade, porém ela acontece em âmbito local e regional, limitando assim o seu alcance, e desta forma, revela que ainda há muito que se trabalhar sobre a questão do marketing para garantir um plano estruturado que atenda e auxilie a obtenção dos objetivos traçados.The ECOMEL script comes from the need to attract tourists not only in high season, but all year long. And to make that happen is essential to have a consolidated basis of marketing. This research is relevant because this script runs on the seashore, which has a great demand in high season and not that much at the lower one. Making a well-structured marketing, it’s possible to attract tourists all year for this region, decreasing the effects of low season. Therefore this paper aims to study the strategies for promotion and marketing of products and services in a rural tourist guide. Identifying obstacles in pursuit of minimize them. The methodology applied in this research was descriptive and qualitative approach. Literature and field were the procedures used on this research. In the data collection was used intentional nonprobabilistic sampling, using a semi-structured interview script. To perform this analysis, we were in contact with local actors from all segments involved in this script. Where were obtained the information necessary to attend specific objectives. With the outcome of this work we can say that the propaganda is faithful to reality, but it happens at the local and regional levels. Like any new idea deployed in a small town, still there is much to work on marketing for the attainment of goals.application/pdfporDesenvolvimento ruralTurismo ruralDesenvolvimento localMarketingBalneário Pinhal (RS)Rural developmentRural tourismMarketingTurismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2011Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distânciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000820009.pdf000820009.pdfTexto completoapplication/pdf2521851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/52365/1/000820009.pdf1f2b35fd328ba020013e85f1b8eab0ddMD51TEXT000820009.pdf.txt000820009.pdf.txtExtracted Texttext/plain60302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/52365/2/000820009.pdf.txt19f6543f5abe7a407d83a69bf55d1e3cMD52THUMBNAIL000820009.pdf.jpg000820009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/52365/3/000820009.pdf.jpge5e53d925eb599a5cd984511a6e03c3eMD5310183/523652018-10-15 07:41:51.792oai:www.lume.ufrgs.br:10183/52365Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:41:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS) |
title |
Turismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS) |
spellingShingle |
Turismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS) Nascimento, Gisele de Abreu Desenvolvimento rural Turismo rural Desenvolvimento local Marketing Balneário Pinhal (RS) Rural development Rural tourism Marketing |
title_short |
Turismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS) |
title_full |
Turismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS) |
title_fullStr |
Turismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS) |
title_full_unstemmed |
Turismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS) |
title_sort |
Turismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS) |
author |
Nascimento, Gisele de Abreu |
author_facet |
Nascimento, Gisele de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Gisele de Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Marcelino de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Teixeira, Andressa Ramos |
contributor_str_mv |
Souza, Marcelino de Teixeira, Andressa Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento rural Turismo rural Desenvolvimento local Marketing Balneário Pinhal (RS) |
topic |
Desenvolvimento rural Turismo rural Desenvolvimento local Marketing Balneário Pinhal (RS) Rural development Rural tourism Marketing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Rural development Rural tourism Marketing |
description |
Ampliar os estudos acerca da organização de novas possibilidades turísticas rurais é cada vez mais uma necessidade econômica e social. Tendo como campo de pesquisa a região compreendida como litoral gaúcho, este trabalho coloca em evidência o roteiro ECOMEL, uma ação idealizada a partir da premente necessidade de criar atrativos para o turista, não apenas na alta temporada, mas durante o ano todo para a região. A realização desta pesquisa buscará apontar caminhos para se ampliar a inserção dos serviços e produtos do litoral gaúcho tanto na alta, quanto na baixa temporada turística. E ainda, mostrará que através da realização de um plano de marketing bem estruturado há condições de atrair o turista o ano todo para a região, diminuindo os efeitos da baixa temporada. Nesta medida, este trabalho pretende estudar as estratégias de promoção e marketing dos produtos e serviços deste roteiro turístico rural específico, denominado ECOMEL, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva sobre o tema a fim de estabelecer novos caminhos e possibilidades. Com a realização deste trabalho é possível dizer que a propaganda existente é fiel à realidade, porém ela acontece em âmbito local e regional, limitando assim o seu alcance, e desta forma, revela que ainda há muito que se trabalhar sobre a questão do marketing para garantir um plano estruturado que atenda e auxilie a obtenção dos objetivos traçados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-07-05T01:33:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/52365 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000820009 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/52365 |
identifier_str_mv |
000820009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/52365/1/000820009.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/52365/2/000820009.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/52365/3/000820009.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f2b35fd328ba020013e85f1b8eab0dd 19f6543f5abe7a407d83a69bf55d1e3c e5e53d925eb599a5cd984511a6e03c3e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447089924014080 |