A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157994 |
Resumo: | Devido à minha experiência como bolsista em um programa de extensão da UFRGS cujo objetivo principal é discutir sobre o lúdico na sala de aula e em virtude das leituras e reflexões que realizei sobre este assunto, percebi a necessidade de investigar sobre a utilização do recurso lúdico no ambiente escolar. Desta forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a importância que o jogo desempenha na sociedade e, consequentemente, na sala de aula. Para tanto, foram elaborados, a partir de leituras e reflexões sobre o tema, quatro jogos para uma turma de ensino médio da rede pública. Com o objetivo de relatar as observações feitas durante a realização das atividades lúdicas na sala de aula, estes jogos foram aplicados e os resultados foram apresentados considerando as perspectivas apontadas pelos autores que abordam este tema. Conclui-se que há a possibilidade de interferência no processo de ensino-aprendizagem de uma língua ao utilizar o recurso lúdico na sala de aula. As habilidades produzidas pela realização das atividades estão associadas à interação, criatividade, iniciativa, autonomia, cooperação, interesse, entre outras. É necessária, portanto, uma reconsideração sobre o papel que o recurso lúdico desempenha atualmente na sala de aula, visto que foi possível verificar claramente os resultados obtidos desta prática. |
id |
UFRGS-2_e3efd6272be94f9294482007fd9e2933 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157994 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zaniol, VanessaWelp, Anamaria Kurtz de Souza2017-05-16T02:28:06Z2016http://hdl.handle.net/10183/157994001020056Devido à minha experiência como bolsista em um programa de extensão da UFRGS cujo objetivo principal é discutir sobre o lúdico na sala de aula e em virtude das leituras e reflexões que realizei sobre este assunto, percebi a necessidade de investigar sobre a utilização do recurso lúdico no ambiente escolar. Desta forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a importância que o jogo desempenha na sociedade e, consequentemente, na sala de aula. Para tanto, foram elaborados, a partir de leituras e reflexões sobre o tema, quatro jogos para uma turma de ensino médio da rede pública. Com o objetivo de relatar as observações feitas durante a realização das atividades lúdicas na sala de aula, estes jogos foram aplicados e os resultados foram apresentados considerando as perspectivas apontadas pelos autores que abordam este tema. Conclui-se que há a possibilidade de interferência no processo de ensino-aprendizagem de uma língua ao utilizar o recurso lúdico na sala de aula. As habilidades produzidas pela realização das atividades estão associadas à interação, criatividade, iniciativa, autonomia, cooperação, interesse, entre outras. É necessária, portanto, uma reconsideração sobre o papel que o recurso lúdico desempenha atualmente na sala de aula, visto que foi possível verificar claramente os resultados obtidos desta prática.Due to my experience as a scholarship student in an UFRGS’ extension program whose main objective is to discuss about the ludic aspect in the classroom and the readings and reflections about this subject, I noticed the necessity to investigate the use of the ludic resource in the classroom. In this way, the objective of this paper is to present the importance of the game in society and, consequently, in the classroom. For that, based on my readings and reflections on the theme, four games were elaborated for a high school classroom of a public school. In order to verify the effects when conducting ludic activities in the classroom, those games were applied and the results were presented according to the perspectives pointed out by the authors who wrote about this theme. It is possible to conclude that there is the possibility to interfere in the process of teaching-learning a language when the playful resource is used in the classroom. The abilities generated by the accomplishment of the activities are related to interaction, creativity, initiative, autonomy, cooperation, interest, among others. Therefore, it is necessary to reconsider the role that the playful resource plays currently in the classroom, since it was possible to clearly identify the results obtained from this practice.application/pdfporLíngua inglesaEnsino e aprendizagemEnsino médioLudicidadeJogo : EducaçãoEnsino de língua estrangeira (inglês)LudicPlayfulImportance of gamesLanguage teachingEnglish languageClassroomA utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020056.pdf001020056.pdfTexto completoapplication/pdf218768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157994/1/001020056.pdf0e09b060a39675d7f1c58dca880b4b4cMD51TEXT001020056.pdf.txt001020056.pdf.txtExtracted Texttext/plain100042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157994/2/001020056.pdf.txtae93cf8a590e7b55acf4f39c76c83ae7MD52THUMBNAIL001020056.pdf.jpg001020056.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157994/3/001020056.pdf.jpg6e9c7c1cec00dccafd6aeed4f27a2137MD5310183/1579942018-10-29 09:29:12.117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157994Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:29:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio |
title |
A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio |
spellingShingle |
A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio Zaniol, Vanessa Língua inglesa Ensino e aprendizagem Ensino médio Ludicidade Jogo : Educação Ensino de língua estrangeira (inglês) Ludic Playful Importance of games Language teaching English language Classroom |
title_short |
A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio |
title_full |
A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio |
title_fullStr |
A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio |
title_full_unstemmed |
A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio |
title_sort |
A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio |
author |
Zaniol, Vanessa |
author_facet |
Zaniol, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaniol, Vanessa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
contributor_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Ensino e aprendizagem Ensino médio Ludicidade Jogo : Educação Ensino de língua estrangeira (inglês) |
topic |
Língua inglesa Ensino e aprendizagem Ensino médio Ludicidade Jogo : Educação Ensino de língua estrangeira (inglês) Ludic Playful Importance of games Language teaching English language Classroom |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ludic Playful Importance of games Language teaching English language Classroom |
description |
Devido à minha experiência como bolsista em um programa de extensão da UFRGS cujo objetivo principal é discutir sobre o lúdico na sala de aula e em virtude das leituras e reflexões que realizei sobre este assunto, percebi a necessidade de investigar sobre a utilização do recurso lúdico no ambiente escolar. Desta forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a importância que o jogo desempenha na sociedade e, consequentemente, na sala de aula. Para tanto, foram elaborados, a partir de leituras e reflexões sobre o tema, quatro jogos para uma turma de ensino médio da rede pública. Com o objetivo de relatar as observações feitas durante a realização das atividades lúdicas na sala de aula, estes jogos foram aplicados e os resultados foram apresentados considerando as perspectivas apontadas pelos autores que abordam este tema. Conclui-se que há a possibilidade de interferência no processo de ensino-aprendizagem de uma língua ao utilizar o recurso lúdico na sala de aula. As habilidades produzidas pela realização das atividades estão associadas à interação, criatividade, iniciativa, autonomia, cooperação, interesse, entre outras. É necessária, portanto, uma reconsideração sobre o papel que o recurso lúdico desempenha atualmente na sala de aula, visto que foi possível verificar claramente os resultados obtidos desta prática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-16T02:28:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157994 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001020056 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157994 |
identifier_str_mv |
001020056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157994/1/001020056.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157994/2/001020056.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157994/3/001020056.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e09b060a39675d7f1c58dca880b4b4c ae93cf8a590e7b55acf4f39c76c83ae7 6e9c7c1cec00dccafd6aeed4f27a2137 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447196118548480 |