A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaniol, Vanessa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157994
Resumo: Devido à minha experiência como bolsista em um programa de extensão da UFRGS cujo objetivo principal é discutir sobre o lúdico na sala de aula e em virtude das leituras e reflexões que realizei sobre este assunto, percebi a necessidade de investigar sobre a utilização do recurso lúdico no ambiente escolar. Desta forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a importância que o jogo desempenha na sociedade e, consequentemente, na sala de aula. Para tanto, foram elaborados, a partir de leituras e reflexões sobre o tema, quatro jogos para uma turma de ensino médio da rede pública. Com o objetivo de relatar as observações feitas durante a realização das atividades lúdicas na sala de aula, estes jogos foram aplicados e os resultados foram apresentados considerando as perspectivas apontadas pelos autores que abordam este tema. Conclui-se que há a possibilidade de interferência no processo de ensino-aprendizagem de uma língua ao utilizar o recurso lúdico na sala de aula. As habilidades produzidas pela realização das atividades estão associadas à interação, criatividade, iniciativa, autonomia, cooperação, interesse, entre outras. É necessária, portanto, uma reconsideração sobre o papel que o recurso lúdico desempenha atualmente na sala de aula, visto que foi possível verificar claramente os resultados obtidos desta prática.
id UFRGS-2_e3efd6272be94f9294482007fd9e2933
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157994
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zaniol, VanessaWelp, Anamaria Kurtz de Souza2017-05-16T02:28:06Z2016http://hdl.handle.net/10183/157994001020056Devido à minha experiência como bolsista em um programa de extensão da UFRGS cujo objetivo principal é discutir sobre o lúdico na sala de aula e em virtude das leituras e reflexões que realizei sobre este assunto, percebi a necessidade de investigar sobre a utilização do recurso lúdico no ambiente escolar. Desta forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a importância que o jogo desempenha na sociedade e, consequentemente, na sala de aula. Para tanto, foram elaborados, a partir de leituras e reflexões sobre o tema, quatro jogos para uma turma de ensino médio da rede pública. Com o objetivo de relatar as observações feitas durante a realização das atividades lúdicas na sala de aula, estes jogos foram aplicados e os resultados foram apresentados considerando as perspectivas apontadas pelos autores que abordam este tema. Conclui-se que há a possibilidade de interferência no processo de ensino-aprendizagem de uma língua ao utilizar o recurso lúdico na sala de aula. As habilidades produzidas pela realização das atividades estão associadas à interação, criatividade, iniciativa, autonomia, cooperação, interesse, entre outras. É necessária, portanto, uma reconsideração sobre o papel que o recurso lúdico desempenha atualmente na sala de aula, visto que foi possível verificar claramente os resultados obtidos desta prática.Due to my experience as a scholarship student in an UFRGS’ extension program whose main objective is to discuss about the ludic aspect in the classroom and the readings and reflections about this subject, I noticed the necessity to investigate the use of the ludic resource in the classroom. In this way, the objective of this paper is to present the importance of the game in society and, consequently, in the classroom. For that, based on my readings and reflections on the theme, four games were elaborated for a high school classroom of a public school. In order to verify the effects when conducting ludic activities in the classroom, those games were applied and the results were presented according to the perspectives pointed out by the authors who wrote about this theme. It is possible to conclude that there is the possibility to interfere in the process of teaching-learning a language when the playful resource is used in the classroom. The abilities generated by the accomplishment of the activities are related to interaction, creativity, initiative, autonomy, cooperation, interest, among others. Therefore, it is necessary to reconsider the role that the playful resource plays currently in the classroom, since it was possible to clearly identify the results obtained from this practice.application/pdfporLíngua inglesaEnsino e aprendizagemEnsino médioLudicidadeJogo : EducaçãoEnsino de língua estrangeira (inglês)LudicPlayfulImportance of gamesLanguage teachingEnglish languageClassroomA utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020056.pdf001020056.pdfTexto completoapplication/pdf218768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157994/1/001020056.pdf0e09b060a39675d7f1c58dca880b4b4cMD51TEXT001020056.pdf.txt001020056.pdf.txtExtracted Texttext/plain100042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157994/2/001020056.pdf.txtae93cf8a590e7b55acf4f39c76c83ae7MD52THUMBNAIL001020056.pdf.jpg001020056.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157994/3/001020056.pdf.jpg6e9c7c1cec00dccafd6aeed4f27a2137MD5310183/1579942018-10-29 09:29:12.117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157994Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:29:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio
title A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio
spellingShingle A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio
Zaniol, Vanessa
Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Ludicidade
Jogo : Educação
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Ludic
Playful
Importance of games
Language teaching
English language
Classroom
title_short A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio
title_full A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio
title_fullStr A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio
title_full_unstemmed A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio
title_sort A utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médio
author Zaniol, Vanessa
author_facet Zaniol, Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaniol, Vanessa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
contributor_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Ludicidade
Jogo : Educação
Ensino de língua estrangeira (inglês)
topic Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Ludicidade
Jogo : Educação
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Ludic
Playful
Importance of games
Language teaching
English language
Classroom
dc.subject.eng.fl_str_mv Ludic
Playful
Importance of games
Language teaching
English language
Classroom
description Devido à minha experiência como bolsista em um programa de extensão da UFRGS cujo objetivo principal é discutir sobre o lúdico na sala de aula e em virtude das leituras e reflexões que realizei sobre este assunto, percebi a necessidade de investigar sobre a utilização do recurso lúdico no ambiente escolar. Desta forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a importância que o jogo desempenha na sociedade e, consequentemente, na sala de aula. Para tanto, foram elaborados, a partir de leituras e reflexões sobre o tema, quatro jogos para uma turma de ensino médio da rede pública. Com o objetivo de relatar as observações feitas durante a realização das atividades lúdicas na sala de aula, estes jogos foram aplicados e os resultados foram apresentados considerando as perspectivas apontadas pelos autores que abordam este tema. Conclui-se que há a possibilidade de interferência no processo de ensino-aprendizagem de uma língua ao utilizar o recurso lúdico na sala de aula. As habilidades produzidas pela realização das atividades estão associadas à interação, criatividade, iniciativa, autonomia, cooperação, interesse, entre outras. É necessária, portanto, uma reconsideração sobre o papel que o recurso lúdico desempenha atualmente na sala de aula, visto que foi possível verificar claramente os resultados obtidos desta prática.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-16T02:28:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157994
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020056
url http://hdl.handle.net/10183/157994
identifier_str_mv 001020056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157994/1/001020056.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157994/2/001020056.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157994/3/001020056.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e09b060a39675d7f1c58dca880b4b4c
ae93cf8a590e7b55acf4f39c76c83ae7
6e9c7c1cec00dccafd6aeed4f27a2137
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447196118548480