Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117538 |
Resumo: | Neste trabalho é realizada uma pesquisa teórica sobre meditação com crianças no ambiente escolar, sob uma visão de educação integral e holística. O objetivo do estudo é fazer um levantamento dos fundamentos teóricos a fim de refletir de que maneira a meditação pode beneficiar o desenvolvimento da criança na sua integralidade, estimulando a aprendizagem intelectual, moral, emocional e física. Este documento inclui esclarecimentos sobre a educação holística, sobre o que é meditação e quais as práticas que podem ser benéficas para as crianças. Objetivando o desenvolvimento das dimensões cognitiva, afetiva e psicológica que buscam desconstruir a visão de que mente e corpo estão separados e a fim de mostrar que ambos devem andar juntos. A aprendizagem das crianças que em tempos antigos era mecanicista, hoje dá espaço para a expressão e o relaxamento. A partir de levantamento realizado também são indicadas formas de como essas práticas podem ser abordadas no dia-a-dia da educação infantil. |
id |
UFRGS-2_e43a321e1b1776d78880c90cf2132287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117538 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Mariana DuarteMarques, Luciana Fernandes2015-06-09T01:59:28Z2014http://hdl.handle.net/10183/117538000956724Neste trabalho é realizada uma pesquisa teórica sobre meditação com crianças no ambiente escolar, sob uma visão de educação integral e holística. O objetivo do estudo é fazer um levantamento dos fundamentos teóricos a fim de refletir de que maneira a meditação pode beneficiar o desenvolvimento da criança na sua integralidade, estimulando a aprendizagem intelectual, moral, emocional e física. Este documento inclui esclarecimentos sobre a educação holística, sobre o que é meditação e quais as práticas que podem ser benéficas para as crianças. Objetivando o desenvolvimento das dimensões cognitiva, afetiva e psicológica que buscam desconstruir a visão de que mente e corpo estão separados e a fim de mostrar que ambos devem andar juntos. A aprendizagem das crianças que em tempos antigos era mecanicista, hoje dá espaço para a expressão e o relaxamento. A partir de levantamento realizado também são indicadas formas de como essas práticas podem ser abordadas no dia-a-dia da educação infantil.application/pdfporEducação infantilEspiritualidadeMeditaçãoEducação holísticaMeditando e brincando : práticas de meditação na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956724.pdf000956724.pdfTexto completoapplication/pdf341668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117538/1/000956724.pdf2594459112843e4605cc0d87e3605db3MD51TEXT000956724.pdf.txt000956724.pdf.txtExtracted Texttext/plain78353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117538/2/000956724.pdf.txtcc883899f5fd90d3cebe1261c391fef5MD52THUMBNAIL000956724.pdf.jpg000956724.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117538/3/000956724.pdf.jpg5fdcb9a7f6141e24c2a8f26efd7df6d8MD5310183/1175382018-10-23 08:45:37.693oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117538Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:45:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil |
title |
Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil |
spellingShingle |
Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil Rocha, Mariana Duarte Educação infantil Espiritualidade Meditação Educação holística |
title_short |
Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil |
title_full |
Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil |
title_fullStr |
Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil |
title_sort |
Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil |
author |
Rocha, Mariana Duarte |
author_facet |
Rocha, Mariana Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Mariana Duarte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Luciana Fernandes |
contributor_str_mv |
Marques, Luciana Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Espiritualidade Meditação Educação holística |
topic |
Educação infantil Espiritualidade Meditação Educação holística |
description |
Neste trabalho é realizada uma pesquisa teórica sobre meditação com crianças no ambiente escolar, sob uma visão de educação integral e holística. O objetivo do estudo é fazer um levantamento dos fundamentos teóricos a fim de refletir de que maneira a meditação pode beneficiar o desenvolvimento da criança na sua integralidade, estimulando a aprendizagem intelectual, moral, emocional e física. Este documento inclui esclarecimentos sobre a educação holística, sobre o que é meditação e quais as práticas que podem ser benéficas para as crianças. Objetivando o desenvolvimento das dimensões cognitiva, afetiva e psicológica que buscam desconstruir a visão de que mente e corpo estão separados e a fim de mostrar que ambos devem andar juntos. A aprendizagem das crianças que em tempos antigos era mecanicista, hoje dá espaço para a expressão e o relaxamento. A partir de levantamento realizado também são indicadas formas de como essas práticas podem ser abordadas no dia-a-dia da educação infantil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-09T01:59:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117538 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000956724 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117538 |
identifier_str_mv |
000956724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117538/1/000956724.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117538/2/000956724.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117538/3/000956724.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2594459112843e4605cc0d87e3605db3 cc883899f5fd90d3cebe1261c391fef5 5fdcb9a7f6141e24c2a8f26efd7df6d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447149439090688 |