Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Mariana Duarte
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117538
Resumo: Neste trabalho é realizada uma pesquisa teórica sobre meditação com crianças no ambiente escolar, sob uma visão de educação integral e holística. O objetivo do estudo é fazer um levantamento dos fundamentos teóricos a fim de refletir de que maneira a meditação pode beneficiar o desenvolvimento da criança na sua integralidade, estimulando a aprendizagem intelectual, moral, emocional e física. Este documento inclui esclarecimentos sobre a educação holística, sobre o que é meditação e quais as práticas que podem ser benéficas para as crianças. Objetivando o desenvolvimento das dimensões cognitiva, afetiva e psicológica que buscam desconstruir a visão de que mente e corpo estão separados e a fim de mostrar que ambos devem andar juntos. A aprendizagem das crianças que em tempos antigos era mecanicista, hoje dá espaço para a expressão e o relaxamento. A partir de levantamento realizado também são indicadas formas de como essas práticas podem ser abordadas no dia-a-dia da educação infantil.
id UFRGS-2_e43a321e1b1776d78880c90cf2132287
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117538
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Mariana DuarteMarques, Luciana Fernandes2015-06-09T01:59:28Z2014http://hdl.handle.net/10183/117538000956724Neste trabalho é realizada uma pesquisa teórica sobre meditação com crianças no ambiente escolar, sob uma visão de educação integral e holística. O objetivo do estudo é fazer um levantamento dos fundamentos teóricos a fim de refletir de que maneira a meditação pode beneficiar o desenvolvimento da criança na sua integralidade, estimulando a aprendizagem intelectual, moral, emocional e física. Este documento inclui esclarecimentos sobre a educação holística, sobre o que é meditação e quais as práticas que podem ser benéficas para as crianças. Objetivando o desenvolvimento das dimensões cognitiva, afetiva e psicológica que buscam desconstruir a visão de que mente e corpo estão separados e a fim de mostrar que ambos devem andar juntos. A aprendizagem das crianças que em tempos antigos era mecanicista, hoje dá espaço para a expressão e o relaxamento. A partir de levantamento realizado também são indicadas formas de como essas práticas podem ser abordadas no dia-a-dia da educação infantil.application/pdfporEducação infantilEspiritualidadeMeditaçãoEducação holísticaMeditando e brincando : práticas de meditação na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956724.pdf000956724.pdfTexto completoapplication/pdf341668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117538/1/000956724.pdf2594459112843e4605cc0d87e3605db3MD51TEXT000956724.pdf.txt000956724.pdf.txtExtracted Texttext/plain78353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117538/2/000956724.pdf.txtcc883899f5fd90d3cebe1261c391fef5MD52THUMBNAIL000956724.pdf.jpg000956724.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117538/3/000956724.pdf.jpg5fdcb9a7f6141e24c2a8f26efd7df6d8MD5310183/1175382018-10-23 08:45:37.693oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117538Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:45:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil
title Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil
spellingShingle Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil
Rocha, Mariana Duarte
Educação infantil
Espiritualidade
Meditação
Educação holística
title_short Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil
title_full Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil
title_fullStr Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil
title_full_unstemmed Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil
title_sort Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil
author Rocha, Mariana Duarte
author_facet Rocha, Mariana Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Mariana Duarte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Luciana Fernandes
contributor_str_mv Marques, Luciana Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Espiritualidade
Meditação
Educação holística
topic Educação infantil
Espiritualidade
Meditação
Educação holística
description Neste trabalho é realizada uma pesquisa teórica sobre meditação com crianças no ambiente escolar, sob uma visão de educação integral e holística. O objetivo do estudo é fazer um levantamento dos fundamentos teóricos a fim de refletir de que maneira a meditação pode beneficiar o desenvolvimento da criança na sua integralidade, estimulando a aprendizagem intelectual, moral, emocional e física. Este documento inclui esclarecimentos sobre a educação holística, sobre o que é meditação e quais as práticas que podem ser benéficas para as crianças. Objetivando o desenvolvimento das dimensões cognitiva, afetiva e psicológica que buscam desconstruir a visão de que mente e corpo estão separados e a fim de mostrar que ambos devem andar juntos. A aprendizagem das crianças que em tempos antigos era mecanicista, hoje dá espaço para a expressão e o relaxamento. A partir de levantamento realizado também são indicadas formas de como essas práticas podem ser abordadas no dia-a-dia da educação infantil.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-09T01:59:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117538
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000956724
url http://hdl.handle.net/10183/117538
identifier_str_mv 000956724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117538/1/000956724.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117538/2/000956724.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117538/3/000956724.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2594459112843e4605cc0d87e3605db3
cc883899f5fd90d3cebe1261c391fef5
5fdcb9a7f6141e24c2a8f26efd7df6d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224486710673408