A educação libertadora e o novo conservadorismo : a atualidade de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virginio, Alexandre Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225887
Resumo: O objetivo deste trabalho foi destacar a atualidade da educação libertadora de Paulo Freire. Para tanto, inicial-mente e sem se importar em fazer uma exegese de sua obra, tratou-se, já na introdução, de apresentar ao leitor algumas de suas concepções fundamentais. Na sequência, trabalhou-se no sentido de destacar os principais elementos contextuais das sociedades contemporâneas na atualidade. Nesta seção demarcamos alguns elementos das diferentes crises em curso, bem como o anúncio de um pequeno número de saídas que, uma vez consideradas, poderiam colocar outro verniz ao desenvolvimento planetário vigente. Por conseguinte, utilizou-se, metodologicamente, do exercício da revisão bibliográfica. No curso do texto, e a partir da recuperação das principais categorias que dão corpo e coerência —epistemológica, metodológica, pedagógica, ética e política— ao pensamento freiriano, concluímos a conveniência de seus aportes para a crítica ao atual contexto, bem como para a construção de formas de pensar e de viver alternativos.
id UFRGS-2_e4769a255529fada3fdfbe3fa213618f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225887
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Virginio, Alexandre Silva2021-08-19T04:33:04Z20211989-8614http://hdl.handle.net/10183/225887001129754O objetivo deste trabalho foi destacar a atualidade da educação libertadora de Paulo Freire. Para tanto, inicial-mente e sem se importar em fazer uma exegese de sua obra, tratou-se, já na introdução, de apresentar ao leitor algumas de suas concepções fundamentais. Na sequência, trabalhou-se no sentido de destacar os principais elementos contextuais das sociedades contemporâneas na atualidade. Nesta seção demarcamos alguns elementos das diferentes crises em curso, bem como o anúncio de um pequeno número de saídas que, uma vez consideradas, poderiam colocar outro verniz ao desenvolvimento planetário vigente. Por conseguinte, utilizou-se, metodologicamente, do exercício da revisão bibliográfica. No curso do texto, e a partir da recuperação das principais categorias que dão corpo e coerência —epistemológica, metodológica, pedagógica, ética e política— ao pensamento freiriano, concluímos a conveniência de seus aportes para a crítica ao atual contexto, bem como para a construção de formas de pensar e de viver alternativos.The aim of this work is to highlight the current status of Paulo Freire’s liberating education. To do so, initially and without bothering to make an exegesis of his work, it is necessary to introduce the reader to some of his fundamental conceptions. Then, work is done to highlight the main contextual elements of current contempo-rary societies. In this section, we outline some elements of the different ongoing crises, as well as the announce-ment of a small number of exits that, once considered, could put another varnish on the current planetary development. Therefore, it has been used, methodologically, the exercise of bibliographic review. In the course of the text and based on the recovery of the main categories that give body and coherence–epistemological, methodological, pedagogical, ethical and political–to Freire’s thinking, we conclude the convenience of his contributions for criticizing the current context, as well as for the construction of alternative ways of thinking and living.application/pdfporTendencias pedagógicas. Madrid, España. N. 38 (jul./dic. 2021), p. 6-20Freire, Paulo, 1921-1997EducaçãoDemocraciaSociologia da educaçãoDemocracyFreedomDialogueHopeA educação libertadora e o novo conservadorismo : a atualidade de Paulo FreireThe liberating education and the new conservatism : Paulo Freire's presentEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129754.pdf.txt001129754.pdf.txtExtracted Texttext/plain66099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225887/2/001129754.pdf.txt6251b48a821ab0652cd115f12e003294MD52ORIGINAL001129754.pdfTexto completoapplication/pdf280316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225887/1/001129754.pdfbe48e041f241b33c3c9881b2d786df36MD5110183/2258872023-09-21 03:38:27.919266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225887Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:38:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação libertadora e o novo conservadorismo : a atualidade de Paulo Freire
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The liberating education and the new conservatism : Paulo Freire's present
title A educação libertadora e o novo conservadorismo : a atualidade de Paulo Freire
spellingShingle A educação libertadora e o novo conservadorismo : a atualidade de Paulo Freire
Virginio, Alexandre Silva
Freire, Paulo, 1921-1997
Educação
Democracia
Sociologia da educação
Democracy
Freedom
Dialogue
Hope
title_short A educação libertadora e o novo conservadorismo : a atualidade de Paulo Freire
title_full A educação libertadora e o novo conservadorismo : a atualidade de Paulo Freire
title_fullStr A educação libertadora e o novo conservadorismo : a atualidade de Paulo Freire
title_full_unstemmed A educação libertadora e o novo conservadorismo : a atualidade de Paulo Freire
title_sort A educação libertadora e o novo conservadorismo : a atualidade de Paulo Freire
author Virginio, Alexandre Silva
author_facet Virginio, Alexandre Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Virginio, Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Educação
Democracia
Sociologia da educação
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Educação
Democracia
Sociologia da educação
Democracy
Freedom
Dialogue
Hope
dc.subject.eng.fl_str_mv Democracy
Freedom
Dialogue
Hope
description O objetivo deste trabalho foi destacar a atualidade da educação libertadora de Paulo Freire. Para tanto, inicial-mente e sem se importar em fazer uma exegese de sua obra, tratou-se, já na introdução, de apresentar ao leitor algumas de suas concepções fundamentais. Na sequência, trabalhou-se no sentido de destacar os principais elementos contextuais das sociedades contemporâneas na atualidade. Nesta seção demarcamos alguns elementos das diferentes crises em curso, bem como o anúncio de um pequeno número de saídas que, uma vez consideradas, poderiam colocar outro verniz ao desenvolvimento planetário vigente. Por conseguinte, utilizou-se, metodologicamente, do exercício da revisão bibliográfica. No curso do texto, e a partir da recuperação das principais categorias que dão corpo e coerência —epistemológica, metodológica, pedagógica, ética e política— ao pensamento freiriano, concluímos a conveniência de seus aportes para a crítica ao atual contexto, bem como para a construção de formas de pensar e de viver alternativos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-19T04:33:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225887
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1989-8614
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129754
identifier_str_mv 1989-8614
001129754
url http://hdl.handle.net/10183/225887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tendencias pedagógicas. Madrid, España. N. 38 (jul./dic. 2021), p. 6-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225887/2/001129754.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225887/1/001129754.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6251b48a821ab0652cd115f12e003294
be48e041f241b33c3c9881b2d786df36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033043935232