Educar para a diversidade : gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andres, Suelen de Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Jaeger, Angelita Alice, Goellner, Silvana Vilodre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/164846
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como estudantes e supervisoras participantes do subgrupo Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Santa Maria compreendem temas afetos às relações de gênero e de sexualidade. O estudo inscreve-se na abordagem qualitativa e contou com a colaboração de vinte estudantes e quatro docentes supervisoras das escolas envolvidas no Programa. Como instrumento de captação de informação utilizamos um questionário contendo dez perguntas abertas, as quais indagavam sobre conhecimentos, percepções, ações e importância atribuídos às questões de gênero e sexualidade no contexto da escola em que atuavam. As respostas obtidas foram sistematizadas a partir dos escritos mais expressivos e seus resultados apontam que existe uma associação entre os conceitos de gênero e sexualidade cujas explicitações mantêm forte relação com aspectos biológicos do corpo e estão assentadas quase que exclusivamente em normas heteronormativas.
id UFRGS-2_e477304fc1d2f2f6098b65471dfd1aa8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164846
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Andres, Suelen de SouzaJaeger, Angelita AliceGoellner, Silvana Vilodre2017-08-04T02:39:05Z20150103-3948http://hdl.handle.net/10183/164846001016103Esta pesquisa tem como objetivo analisar como estudantes e supervisoras participantes do subgrupo Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Santa Maria compreendem temas afetos às relações de gênero e de sexualidade. O estudo inscreve-se na abordagem qualitativa e contou com a colaboração de vinte estudantes e quatro docentes supervisoras das escolas envolvidas no Programa. Como instrumento de captação de informação utilizamos um questionário contendo dez perguntas abertas, as quais indagavam sobre conhecimentos, percepções, ações e importância atribuídos às questões de gênero e sexualidade no contexto da escola em que atuavam. As respostas obtidas foram sistematizadas a partir dos escritos mais expressivos e seus resultados apontam que existe uma associação entre os conceitos de gênero e sexualidade cujas explicitações mantêm forte relação com aspectos biológicos do corpo e estão assentadas quase que exclusivamente em normas heteronormativas.This research aimed to analyze how students and supervisors, who are members of the Physical Education subgroup of the Institutional Scholarship Program of Teacher Initiation of the Federal University of Santa Maria approach themes related to gender and sexuality. This study falls within the qualitative approach and the group studied consisted of 20 academic students and four supervisor teachers of the schools involved with the abovementioned Program. In order to collect information, we used a questionnaire containing ten open questions, which inquired about knowledge, perceptions, actions and importance attributed to the issues of gender and sexuality in the context of the school where they worked. The responses obtained were systematized from the most significant writings and their results showed that there is an association between the concepts of gender and sexuality whose clarifications maintain strong relationship with biological aspects of the body and are settled almost exclusively in heteronormative standards.application/pdfporRevista da educação física / UEM. Maringá. Vol. 26, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 167-179Educação físicaRelações de gêneroSexualidadePhysical educationGenderSexualityEducar para a diversidade : gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)Educating for diversity : gender and sexuality in the perception of students and supervisors of the Institutional Scholarship Program of Teacher Initiation (UFSM)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016103.pdf001016103.pdfTexto completoapplication/pdf395439http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164846/1/001016103.pdfed0a64ff01c06f2f187ada4a5b54020dMD51TEXT001016103.pdf.txt001016103.pdf.txtExtracted Texttext/plain53264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164846/2/001016103.pdf.txtac85bf0e0fa99c729639a456200d1d23MD52THUMBNAIL001016103.pdf.jpg001016103.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164846/3/001016103.pdf.jpgdc3de1e955c09617612cb9b0b629fea5MD5310183/1648462018-10-18 09:20:24.871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164846Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-18T12:20:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educar para a diversidade : gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educating for diversity : gender and sexuality in the perception of students and supervisors of the Institutional Scholarship Program of Teacher Initiation (UFSM)
title Educar para a diversidade : gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)
spellingShingle Educar para a diversidade : gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)
Andres, Suelen de Souza
Educação física
Relações de gênero
Sexualidade
Physical education
Gender
Sexuality
title_short Educar para a diversidade : gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)
title_full Educar para a diversidade : gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)
title_fullStr Educar para a diversidade : gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)
title_full_unstemmed Educar para a diversidade : gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)
title_sort Educar para a diversidade : gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)
author Andres, Suelen de Souza
author_facet Andres, Suelen de Souza
Jaeger, Angelita Alice
Goellner, Silvana Vilodre
author_role author
author2 Jaeger, Angelita Alice
Goellner, Silvana Vilodre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andres, Suelen de Souza
Jaeger, Angelita Alice
Goellner, Silvana Vilodre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Relações de gênero
Sexualidade
topic Educação física
Relações de gênero
Sexualidade
Physical education
Gender
Sexuality
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Gender
Sexuality
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar como estudantes e supervisoras participantes do subgrupo Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Santa Maria compreendem temas afetos às relações de gênero e de sexualidade. O estudo inscreve-se na abordagem qualitativa e contou com a colaboração de vinte estudantes e quatro docentes supervisoras das escolas envolvidas no Programa. Como instrumento de captação de informação utilizamos um questionário contendo dez perguntas abertas, as quais indagavam sobre conhecimentos, percepções, ações e importância atribuídos às questões de gênero e sexualidade no contexto da escola em que atuavam. As respostas obtidas foram sistematizadas a partir dos escritos mais expressivos e seus resultados apontam que existe uma associação entre os conceitos de gênero e sexualidade cujas explicitações mantêm forte relação com aspectos biológicos do corpo e estão assentadas quase que exclusivamente em normas heteronormativas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-04T02:39:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/164846
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-3948
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001016103
identifier_str_mv 0103-3948
001016103
url http://hdl.handle.net/10183/164846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da educação física / UEM. Maringá. Vol. 26, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 167-179
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164846/1/001016103.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164846/2/001016103.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164846/3/001016103.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ed0a64ff01c06f2f187ada4a5b54020d
ac85bf0e0fa99c729639a456200d1d23
dc3de1e955c09617612cb9b0b629fea5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725005449920512