Análise de change-point no desenvolvimento de segunda língua : um estudo da produção de Voice Onset Time por aprendizes brasileiros de Inglês
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273515 |
Resumo: | Este estudo baseia-se nas premissas da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) e apresenta uma análise de processo (LOWIE; VERSPOOR, 2015; 2019) do desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time(VOT) positivo do Inglês-L2, considerando-se a trajetória individual de cinco falantes nativos do português brasileiro durante o período de 12 semanas, com coletas semanais. Entre as semanas 4 e 9, uma intervenção pedagógica foi realizada por meio de seis aulas de instrução explícita sobre aspectos fonético-fonológicos da língua inglesa. Análises de change-point (TAYLOR, 2000) indicaram mudanças de fase no desenvolvimento com aumento da duração de VOT, fornecendo material teórico e empírico que contribui para a visão da língua como um SDC. |
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Schereschewsky, Laura CastilhosAlves, Ubiratã Kickhöfel2024-03-14T04:57:38Z20221414-7165http://hdl.handle.net/10183/273515001196953Este estudo baseia-se nas premissas da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) e apresenta uma análise de processo (LOWIE; VERSPOOR, 2015; 2019) do desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time(VOT) positivo do Inglês-L2, considerando-se a trajetória individual de cinco falantes nativos do português brasileiro durante o período de 12 semanas, com coletas semanais. Entre as semanas 4 e 9, uma intervenção pedagógica foi realizada por meio de seis aulas de instrução explícita sobre aspectos fonético-fonológicos da língua inglesa. Análises de change-point (TAYLOR, 2000) indicaram mudanças de fase no desenvolvimento com aumento da duração de VOT, fornecendo material teórico e empírico que contribui para a visão da língua como um SDC.This study is based on the premises of Complex Dynamic Systems Theory (CDST) and presents a process--oriented analysis (LOWIE; VERSPOOR, 2015; 2019) of the development of the English-L2 positive Voice On-set Time (VOT) pattern, considering the individual trajectories of five native speakers of Brazilian Portuguese during the period of 12 weeks, with weekly data collection points. Between weeks 4 and 9, a pedagogical intervention was conducted through six classes of explicit instruction on phonetic-phonological aspects of the English language. Change-point analyses (TAYLOR, 2000) indicated phase changes in language develop-ment with increasing VOT values, providing theoretical and empirical material that contributes to the view of language as a CDS.application/pdfporMatraga : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 29, n. 55 (jan./abr. 2022), p. [57]-76Língua inglesaLíngua adicionalVoice Onset TimeTeoria dos sistemas dinâmicos complexosComplex dynamic systemsSecond language developmentChange-point analysisAnálise de change-point no desenvolvimento de segunda língua : um estudo da produção de Voice Onset Time por aprendizes brasileiros de InglêsChange-point analysis in second language development : a study on Voice Onset Time production by Brazilian learners of Englishinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196953.pdf.txt001196953.pdf.txtExtracted Texttext/plain63538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273515/2/001196953.pdf.txt07d051af7b4d700d1d492e9e2f6e115cMD52ORIGINAL001196953.pdfTexto completoapplication/pdf645881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273515/1/001196953.pdfb8fea1b92b2aac2839a80ffbd9651638MD5110183/2735152024-03-15 05:01:37.448052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273515Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-15T08:01:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo baseia-se nas premissas da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) e apresenta uma análise de processo (LOWIE; VERSPOOR, 2015; 2019) do desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time(VOT) positivo do Inglês-L2, considerando-se a trajetória individual de cinco falantes nativos do português brasileiro durante o período de 12 semanas, com coletas semanais. Entre as semanas 4 e 9, uma intervenção pedagógica foi realizada por meio de seis aulas de instrução explícita sobre aspectos fonético-fonológicos da língua inglesa. Análises de change-point (TAYLOR, 2000) indicaram mudanças de fase no desenvolvimento com aumento da duração de VOT, fornecendo material teórico e empírico que contribui para a visão da língua como um SDC. |
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