Desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo por falantes brasileiros de inglês-L2 : um estudo longitudinal durante a pandemia de covid-19
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250201 |
Resumo: | Este estudo investiga os processos desenvolvimentais de uma língua adicional durante o período de distanciamento social da pandemia de covid-19 em cinco falantes plurilíngues, aprendizes de inglês como segunda língua (L2). Alicerçado em uma visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), este estudo longitudinal analisa o desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo desses participantes ao longo de doze semanas, com uma intervenção de seis sessões remotas de instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos de inglês. Através de simulações de Monte Carlo (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), a análise quantitativa demonstrou picos positivos de desempenho, o que traz insumos a favor do papel da variabilidade no aprendizado e no desenvolvimento de novos padrões linguísticos. Os resultados qualitativos a respeito da intervenção on-line também mostram uma contribuição metodológica para o ensino de línguas e para a pesquisa empírico-experimental de maneira remota. |
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Schereschewsky, Laura CastilhosAlves, Ubiratã Kickhöfel2022-10-22T05:02:40Z20221676-0786http://hdl.handle.net/10183/250201001150571Este estudo investiga os processos desenvolvimentais de uma língua adicional durante o período de distanciamento social da pandemia de covid-19 em cinco falantes plurilíngues, aprendizes de inglês como segunda língua (L2). Alicerçado em uma visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), este estudo longitudinal analisa o desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo desses participantes ao longo de doze semanas, com uma intervenção de seis sessões remotas de instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos de inglês. Através de simulações de Monte Carlo (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), a análise quantitativa demonstrou picos positivos de desempenho, o que traz insumos a favor do papel da variabilidade no aprendizado e no desenvolvimento de novos padrões linguísticos. Os resultados qualitativos a respeito da intervenção on-line também mostram uma contribuição metodológica para o ensino de línguas e para a pesquisa empírico-experimental de maneira remota.This study investigates additional language development in five plurilingual speakers of English as a second language (L2) during the COVID-19 pandemic and the consequent social distancing. From the perspective of language as a Complex Dynamic System (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSENFREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), this longitudinal study analyzes the development of a positive Voice Onset Time pattern among participants throughout 12 weeks, including a six-session intervention of explicit instruction of English phonetic-phonological aspects. From Monte Carlo Simulations (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), our quantitative analysis showed positive peaks of performance, indicating the role of variability in learning and developing new language patterns. The qualitative results regarding the online intervention likewise contributed to both language teaching and remote empiricalexperimental research studies.application/pdfporRevista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 22, n. 2 (2022), p. 565-598COVID-19 (Doença)Voice Onset TimeLíngua inglesaAquisição da linguagem (segunda língua)Ensino de língua estrangeira (inglês)Complex dynamic systemsMonte Carlo simulationsRemote language teachingDesenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo por falantes brasileiros de inglês-L2 : um estudo longitudinal durante a pandemia de covid-19Development of a positive Voice Onset Time pattern by Brazilian speakers of English as a second language : a longitudinal study during the COVID-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150571.pdf.txt001150571.pdf.txtExtracted Texttext/plain77235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250201/2/001150571.pdf.txt4d8f95de6b877e5237f34210ed868d96MD52ORIGINAL001150571.pdfTexto completoapplication/pdf910607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250201/1/001150571.pdf204e11f29e27a153e556506786fc7916MD5110183/2502012023-07-14 03:31:55.61733oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250201Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:31:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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