Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Felipe Borges de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184569
Resumo: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é apresentar uma sequência de atividades para o ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra. A motivação para o surgimento deste tema foi uma tentativa de trabalhar Matemática, em especial trigonometria, de uma perspectiva diferente, buscando despertar o interesse dos alunos sobre o assunto ao trocar o estático do quadro pelo dinamismo do software. Essa proposta foi criada relacionando as Tecnologias da Informação e Comunicação com as diferentes representações semióticas de objetos matemáticos. Para observar como ocorre a aprendizagem nesta abordagem, foi desenvolvida uma sequência de atividades com uma turma de segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual pública. A pesquisa mostrou que trabalhar Trigonometria com o software GeoGebra pode contribuir com a aprendizagem e que a proposta pode ser utilizada como introdução ou complemento ao conteúdo.
id UFRGS-2_e47f1c1087d3a6c93054742e03c1e593
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184569
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Felipe Borges deNotare, Márcia Rodrigues2018-11-14T02:40:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/184569001079456O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é apresentar uma sequência de atividades para o ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra. A motivação para o surgimento deste tema foi uma tentativa de trabalhar Matemática, em especial trigonometria, de uma perspectiva diferente, buscando despertar o interesse dos alunos sobre o assunto ao trocar o estático do quadro pelo dinamismo do software. Essa proposta foi criada relacionando as Tecnologias da Informação e Comunicação com as diferentes representações semióticas de objetos matemáticos. Para observar como ocorre a aprendizagem nesta abordagem, foi desenvolvida uma sequência de atividades com uma turma de segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual pública. A pesquisa mostrou que trabalhar Trigonometria com o software GeoGebra pode contribuir com a aprendizagem e que a proposta pode ser utilizada como introdução ou complemento ao conteúdo.The aim of this study is to present activities for the teaching of trigonometry using software GeoGebra. The motivation for the emergence of this theme was an attempt to work mathematics, in particular trigonometry, from a different perspective, seeking to arouse students' interest in the subject by changing the static of the blackboard by the dynamism of the software. This proposal was created relating the Information and Communication Technologies with the different semiotic representations of mathematical objects. To observe how learning occurs in this approach, activities were developed with a second year high school class in a public state school. The research showed that working with Trigonometry with GeoGebra software can contribute to learning and that the proposal can be used as an introduction or complement to the content.application/pdfporTrigonometriaGeoGebra : SoftwareSemióticaTrigonometrySemiotic representationsUma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2018Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079456.pdf.txt001079456.pdf.txtExtracted Texttext/plain108447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184569/2/001079456.pdf.txtd7ec333e8986e14a92417e7541d3331bMD52ORIGINAL001079456.pdfTexto completoapplication/pdf5147504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184569/1/001079456.pdf1953f720d11432213313c3a6c931ff0fMD5110183/1845692019-08-08 02:31:44.723996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184569Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-08T05:31:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra
title Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra
spellingShingle Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra
Oliveira, Felipe Borges de
Trigonometria
GeoGebra : Software
Semiótica
Trigonometry
Semiotic representations
title_short Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra
title_full Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra
title_fullStr Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra
title_sort Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra
author Oliveira, Felipe Borges de
author_facet Oliveira, Felipe Borges de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Felipe Borges de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Trigonometria
GeoGebra : Software
Semiótica
topic Trigonometria
GeoGebra : Software
Semiótica
Trigonometry
Semiotic representations
dc.subject.eng.fl_str_mv Trigonometry
Semiotic representations
description O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é apresentar uma sequência de atividades para o ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra. A motivação para o surgimento deste tema foi uma tentativa de trabalhar Matemática, em especial trigonometria, de uma perspectiva diferente, buscando despertar o interesse dos alunos sobre o assunto ao trocar o estático do quadro pelo dinamismo do software. Essa proposta foi criada relacionando as Tecnologias da Informação e Comunicação com as diferentes representações semióticas de objetos matemáticos. Para observar como ocorre a aprendizagem nesta abordagem, foi desenvolvida uma sequência de atividades com uma turma de segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual pública. A pesquisa mostrou que trabalhar Trigonometria com o software GeoGebra pode contribuir com a aprendizagem e que a proposta pode ser utilizada como introdução ou complemento ao conteúdo.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-14T02:40:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184569
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001079456
url http://hdl.handle.net/10183/184569
identifier_str_mv 001079456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184569/2/001079456.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184569/1/001079456.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d7ec333e8986e14a92417e7541d3331b
1953f720d11432213313c3a6c931ff0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224563030228992