Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184569 |
Resumo: | O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é apresentar uma sequência de atividades para o ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra. A motivação para o surgimento deste tema foi uma tentativa de trabalhar Matemática, em especial trigonometria, de uma perspectiva diferente, buscando despertar o interesse dos alunos sobre o assunto ao trocar o estático do quadro pelo dinamismo do software. Essa proposta foi criada relacionando as Tecnologias da Informação e Comunicação com as diferentes representações semióticas de objetos matemáticos. Para observar como ocorre a aprendizagem nesta abordagem, foi desenvolvida uma sequência de atividades com uma turma de segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual pública. A pesquisa mostrou que trabalhar Trigonometria com o software GeoGebra pode contribuir com a aprendizagem e que a proposta pode ser utilizada como introdução ou complemento ao conteúdo. |
id |
UFRGS-2_e47f1c1087d3a6c93054742e03c1e593 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184569 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Felipe Borges deNotare, Márcia Rodrigues2018-11-14T02:40:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/184569001079456O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é apresentar uma sequência de atividades para o ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra. A motivação para o surgimento deste tema foi uma tentativa de trabalhar Matemática, em especial trigonometria, de uma perspectiva diferente, buscando despertar o interesse dos alunos sobre o assunto ao trocar o estático do quadro pelo dinamismo do software. Essa proposta foi criada relacionando as Tecnologias da Informação e Comunicação com as diferentes representações semióticas de objetos matemáticos. Para observar como ocorre a aprendizagem nesta abordagem, foi desenvolvida uma sequência de atividades com uma turma de segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual pública. A pesquisa mostrou que trabalhar Trigonometria com o software GeoGebra pode contribuir com a aprendizagem e que a proposta pode ser utilizada como introdução ou complemento ao conteúdo.The aim of this study is to present activities for the teaching of trigonometry using software GeoGebra. The motivation for the emergence of this theme was an attempt to work mathematics, in particular trigonometry, from a different perspective, seeking to arouse students' interest in the subject by changing the static of the blackboard by the dynamism of the software. This proposal was created relating the Information and Communication Technologies with the different semiotic representations of mathematical objects. To observe how learning occurs in this approach, activities were developed with a second year high school class in a public state school. The research showed that working with Trigonometry with GeoGebra software can contribute to learning and that the proposal can be used as an introduction or complement to the content.application/pdfporTrigonometriaGeoGebra : SoftwareSemióticaTrigonometrySemiotic representationsUma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2018Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079456.pdf.txt001079456.pdf.txtExtracted Texttext/plain108447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184569/2/001079456.pdf.txtd7ec333e8986e14a92417e7541d3331bMD52ORIGINAL001079456.pdfTexto completoapplication/pdf5147504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184569/1/001079456.pdf1953f720d11432213313c3a6c931ff0fMD5110183/1845692019-08-08 02:31:44.723996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184569Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-08T05:31:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra |
title |
Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra Oliveira, Felipe Borges de Trigonometria GeoGebra : Software Semiótica Trigonometry Semiotic representations |
title_short |
Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra |
title_full |
Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra |
title_sort |
Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra |
author |
Oliveira, Felipe Borges de |
author_facet |
Oliveira, Felipe Borges de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Felipe Borges de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
contributor_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trigonometria GeoGebra : Software Semiótica |
topic |
Trigonometria GeoGebra : Software Semiótica Trigonometry Semiotic representations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Trigonometry Semiotic representations |
description |
O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é apresentar uma sequência de atividades para o ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra. A motivação para o surgimento deste tema foi uma tentativa de trabalhar Matemática, em especial trigonometria, de uma perspectiva diferente, buscando despertar o interesse dos alunos sobre o assunto ao trocar o estático do quadro pelo dinamismo do software. Essa proposta foi criada relacionando as Tecnologias da Informação e Comunicação com as diferentes representações semióticas de objetos matemáticos. Para observar como ocorre a aprendizagem nesta abordagem, foi desenvolvida uma sequência de atividades com uma turma de segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual pública. A pesquisa mostrou que trabalhar Trigonometria com o software GeoGebra pode contribuir com a aprendizagem e que a proposta pode ser utilizada como introdução ou complemento ao conteúdo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-14T02:40:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/184569 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001079456 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/184569 |
identifier_str_mv |
001079456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184569/2/001079456.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184569/1/001079456.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7ec333e8986e14a92417e7541d3331b 1953f720d11432213313c3a6c931ff0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224563030228992 |