A gamificação inserida como material de apoio que estimula o aluno no ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Ana Paula Nunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134018
Resumo: Em uma sociedade cada vez mais informatizada, vivendo na era digital, com uma variedade de mídias, como opções de entretenimento, fica cada vez mais complexo de conseguir manter o foco do aluno no estudo matemático, principalmente nas atividades complementares fora do espaço escolar. Observando esse contexto, podemos constatar a necessidade em estimular o interesse e o engajamento do educando, encontramos um importante recurso metodológico, a gamificação, que tem por base a utilização dos elementos dos jogos no ambiente educacional. Este trabalho visa conceituar e analisar este instrumento como um material de apoio eficaz no processo de aprendizagem da disciplina de matemática. Após a conceituação, apresenta-se um breve relato e discussão de um experimento realizado em uma Escola Estadual, descrevendo a inserção dessa prática em um ambiente de aprendizagem, por fim, considerações gerais que demonstra a aplicação alcançada, ou não, durante o experimento, através de um desenvolvimento cognitivo alegre e descontraído do discente, inserindo o modelo de mecanismo incentivador proposto nesse estudo.
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