Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/77297 |
Summary: | Durante a graduação, percebi a importância de refletir acerca da formação docente. Assim, a pesquisa iniciou com a indagação: memórias discentes ecoam no fazer docente? A pergunta instigou-me a ouvir narrativas de memórias de professoras, articulando o questionamento às suas trajetórias. O estudo se insere no campo de pesquisas da História da Educação, elege a memória como documento e a história oral é o método que permitiu a produção das narrativas. Para desenvolver as entrevistas, utilizaram-se evocadores de memórias e produziram-se roteiros semiestruturados, com questões elaboradas a partir das intenções da investigação. Durante os encontros com as docentes, abordaram-se temas que contemplavam a sua formação, as experiências no magistério e as lembranças da infância vivida fora e dentro da escola. Para promover diálogos entre empiria e teoria, buscaram-se leituras que tematizassem sobre formação docente, memória e história oral, destacando-se estudos de Errante, Zago, Almeida, Bosi, Pollak, Fischer, Huberman e Nóvoa. Ao analisar as falas das professoras, constatei que foram muito além da questão inicial da pesquisa, ou seja, é possível inferir que, no exercício da docência, essas mulheres são interpeladas por muitos atravessamentos, entre eles memórias da infância. Portanto, as entrevistas evidenciaram a potencialidade das memórias como fontes que permitem um maior conhecimento da História da Educação. |
id |
UFRGS-2_e4c9bc5d93a1ebd0d9079a6f8705f3ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77297 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Correa, Maiara Michele CarvalhoAlmeida, Dóris Bittencourt2013-08-23T01:46:59Z2013http://hdl.handle.net/10183/77297000895850Durante a graduação, percebi a importância de refletir acerca da formação docente. Assim, a pesquisa iniciou com a indagação: memórias discentes ecoam no fazer docente? A pergunta instigou-me a ouvir narrativas de memórias de professoras, articulando o questionamento às suas trajetórias. O estudo se insere no campo de pesquisas da História da Educação, elege a memória como documento e a história oral é o método que permitiu a produção das narrativas. Para desenvolver as entrevistas, utilizaram-se evocadores de memórias e produziram-se roteiros semiestruturados, com questões elaboradas a partir das intenções da investigação. Durante os encontros com as docentes, abordaram-se temas que contemplavam a sua formação, as experiências no magistério e as lembranças da infância vivida fora e dentro da escola. Para promover diálogos entre empiria e teoria, buscaram-se leituras que tematizassem sobre formação docente, memória e história oral, destacando-se estudos de Errante, Zago, Almeida, Bosi, Pollak, Fischer, Huberman e Nóvoa. Ao analisar as falas das professoras, constatei que foram muito além da questão inicial da pesquisa, ou seja, é possível inferir que, no exercício da docência, essas mulheres são interpeladas por muitos atravessamentos, entre eles memórias da infância. Portanto, as entrevistas evidenciaram a potencialidade das memórias como fontes que permitem um maior conhecimento da História da Educação.application/pdfporHistória oralProfessorMemóriaMémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895850.pdf000895850.pdfTexto completoapplication/pdf1061375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77297/1/000895850.pdfd728b5280f513965752028e08ceafed1MD51TEXT000895850.pdf.txt000895850.pdf.txtExtracted Texttext/plain101924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77297/2/000895850.pdf.txt016a2c7eaf06ae24461318863b68666dMD52THUMBNAIL000895850.pdf.jpg000895850.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77297/3/000895850.pdf.jpgaf181bdb0528e0ded864ecf7877a3778MD5310183/772972018-10-17 07:32:24.532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras |
title |
Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras |
spellingShingle |
Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras Correa, Maiara Michele Carvalho História oral Professor Memória |
title_short |
Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras |
title_full |
Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras |
title_fullStr |
Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras |
title_full_unstemmed |
Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras |
title_sort |
Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras |
author |
Correa, Maiara Michele Carvalho |
author_facet |
Correa, Maiara Michele Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Maiara Michele Carvalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Dóris Bittencourt |
contributor_str_mv |
Almeida, Dóris Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História oral Professor Memória |
topic |
História oral Professor Memória |
description |
Durante a graduação, percebi a importância de refletir acerca da formação docente. Assim, a pesquisa iniciou com a indagação: memórias discentes ecoam no fazer docente? A pergunta instigou-me a ouvir narrativas de memórias de professoras, articulando o questionamento às suas trajetórias. O estudo se insere no campo de pesquisas da História da Educação, elege a memória como documento e a história oral é o método que permitiu a produção das narrativas. Para desenvolver as entrevistas, utilizaram-se evocadores de memórias e produziram-se roteiros semiestruturados, com questões elaboradas a partir das intenções da investigação. Durante os encontros com as docentes, abordaram-se temas que contemplavam a sua formação, as experiências no magistério e as lembranças da infância vivida fora e dentro da escola. Para promover diálogos entre empiria e teoria, buscaram-se leituras que tematizassem sobre formação docente, memória e história oral, destacando-se estudos de Errante, Zago, Almeida, Bosi, Pollak, Fischer, Huberman e Nóvoa. Ao analisar as falas das professoras, constatei que foram muito além da questão inicial da pesquisa, ou seja, é possível inferir que, no exercício da docência, essas mulheres são interpeladas por muitos atravessamentos, entre eles memórias da infância. Portanto, as entrevistas evidenciaram a potencialidade das memórias como fontes que permitem um maior conhecimento da História da Educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-23T01:46:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77297 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895850 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77297 |
identifier_str_mv |
000895850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77297/1/000895850.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77297/2/000895850.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77297/3/000895850.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d728b5280f513965752028e08ceafed1 016a2c7eaf06ae24461318863b68666d af181bdb0528e0ded864ecf7877a3778 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486772365131776 |