Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras

Bibliographic Details
Main Author: Correa, Maiara Michele Carvalho
Publication Date: 2013
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/77297
Summary: Durante a graduação, percebi a importância de refletir acerca da formação docente. Assim, a pesquisa iniciou com a indagação: memórias discentes ecoam no fazer docente? A pergunta instigou-me a ouvir narrativas de memórias de professoras, articulando o questionamento às suas trajetórias. O estudo se insere no campo de pesquisas da História da Educação, elege a memória como documento e a história oral é o método que permitiu a produção das narrativas. Para desenvolver as entrevistas, utilizaram-se evocadores de memórias e produziram-se roteiros semiestruturados, com questões elaboradas a partir das intenções da investigação. Durante os encontros com as docentes, abordaram-se temas que contemplavam a sua formação, as experiências no magistério e as lembranças da infância vivida fora e dentro da escola. Para promover diálogos entre empiria e teoria, buscaram-se leituras que tematizassem sobre formação docente, memória e história oral, destacando-se estudos de Errante, Zago, Almeida, Bosi, Pollak, Fischer, Huberman e Nóvoa. Ao analisar as falas das professoras, constatei que foram muito além da questão inicial da pesquisa, ou seja, é possível inferir que, no exercício da docência, essas mulheres são interpeladas por muitos atravessamentos, entre eles memórias da infância. Portanto, as entrevistas evidenciaram a potencialidade das memórias como fontes que permitem um maior conhecimento da História da Educação.
id UFRGS-2_e4c9bc5d93a1ebd0d9079a6f8705f3ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77297
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Correa, Maiara Michele CarvalhoAlmeida, Dóris Bittencourt2013-08-23T01:46:59Z2013http://hdl.handle.net/10183/77297000895850Durante a graduação, percebi a importância de refletir acerca da formação docente. Assim, a pesquisa iniciou com a indagação: memórias discentes ecoam no fazer docente? A pergunta instigou-me a ouvir narrativas de memórias de professoras, articulando o questionamento às suas trajetórias. O estudo se insere no campo de pesquisas da História da Educação, elege a memória como documento e a história oral é o método que permitiu a produção das narrativas. Para desenvolver as entrevistas, utilizaram-se evocadores de memórias e produziram-se roteiros semiestruturados, com questões elaboradas a partir das intenções da investigação. Durante os encontros com as docentes, abordaram-se temas que contemplavam a sua formação, as experiências no magistério e as lembranças da infância vivida fora e dentro da escola. Para promover diálogos entre empiria e teoria, buscaram-se leituras que tematizassem sobre formação docente, memória e história oral, destacando-se estudos de Errante, Zago, Almeida, Bosi, Pollak, Fischer, Huberman e Nóvoa. Ao analisar as falas das professoras, constatei que foram muito além da questão inicial da pesquisa, ou seja, é possível inferir que, no exercício da docência, essas mulheres são interpeladas por muitos atravessamentos, entre eles memórias da infância. Portanto, as entrevistas evidenciaram a potencialidade das memórias como fontes que permitem um maior conhecimento da História da Educação.application/pdfporHistória oralProfessorMemóriaMémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895850.pdf000895850.pdfTexto completoapplication/pdf1061375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77297/1/000895850.pdfd728b5280f513965752028e08ceafed1MD51TEXT000895850.pdf.txt000895850.pdf.txtExtracted Texttext/plain101924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77297/2/000895850.pdf.txt016a2c7eaf06ae24461318863b68666dMD52THUMBNAIL000895850.pdf.jpg000895850.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77297/3/000895850.pdf.jpgaf181bdb0528e0ded864ecf7877a3778MD5310183/772972018-10-17 07:32:24.532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras
title Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras
spellingShingle Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras
Correa, Maiara Michele Carvalho
História oral
Professor
Memória
title_short Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras
title_full Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras
title_fullStr Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras
title_full_unstemmed Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras
title_sort Mémorias de educação que ecoam no fazer docente : um estudo sobre narrativas de professoras
author Correa, Maiara Michele Carvalho
author_facet Correa, Maiara Michele Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Maiara Michele Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
contributor_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv História oral
Professor
Memória
topic História oral
Professor
Memória
description Durante a graduação, percebi a importância de refletir acerca da formação docente. Assim, a pesquisa iniciou com a indagação: memórias discentes ecoam no fazer docente? A pergunta instigou-me a ouvir narrativas de memórias de professoras, articulando o questionamento às suas trajetórias. O estudo se insere no campo de pesquisas da História da Educação, elege a memória como documento e a história oral é o método que permitiu a produção das narrativas. Para desenvolver as entrevistas, utilizaram-se evocadores de memórias e produziram-se roteiros semiestruturados, com questões elaboradas a partir das intenções da investigação. Durante os encontros com as docentes, abordaram-se temas que contemplavam a sua formação, as experiências no magistério e as lembranças da infância vivida fora e dentro da escola. Para promover diálogos entre empiria e teoria, buscaram-se leituras que tematizassem sobre formação docente, memória e história oral, destacando-se estudos de Errante, Zago, Almeida, Bosi, Pollak, Fischer, Huberman e Nóvoa. Ao analisar as falas das professoras, constatei que foram muito além da questão inicial da pesquisa, ou seja, é possível inferir que, no exercício da docência, essas mulheres são interpeladas por muitos atravessamentos, entre eles memórias da infância. Portanto, as entrevistas evidenciaram a potencialidade das memórias como fontes que permitem um maior conhecimento da História da Educação.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-23T01:46:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77297
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895850
url http://hdl.handle.net/10183/77297
identifier_str_mv 000895850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77297/1/000895850.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77297/2/000895850.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77297/3/000895850.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d728b5280f513965752028e08ceafed1
016a2c7eaf06ae24461318863b68666d
af181bdb0528e0ded864ecf7877a3778
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486772365131776