Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/118096 |
Resumo: | Este artigo propõe um instrumento de avaliação para a educação a distância, e relata a sua aplicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo a fim de testar o pré-instrumento de avaliação proposto junto aos alunos do Curso de Pedagogia a distância e a sua validação junto à amostra considerada. O instrumento proposto possui 67 itens que permitem avaliar as dimensões: (i) corpo docente, corpo de tutores e coordenação; (ii) organização didático-pedagógica e; (iii) instalações físicas. O alfa de Cronbach do instrumento foi de 0,982, o que indica alta consistência interna, oportunizando a validação do instrumento. No total, 165 alunos participaram da pesquisa. Dada a generalidade do instrumento proposto, conclui-se que o mesmo pode ser aplicado para a avaliação da educação a distância ofertada por qualquer tipo de Instituição, seja de natureza pública ou privada. |
id |
UFRGS-2_e4e2041035bc891254a9b862c8892b99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118096 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Cláudia Medianeira CruzRibeiro, Jose Luis DuarteCortimiglia, Marcelo NogueiraBündchen, Cristiane2015-06-23T02:02:35Z20140104-4036http://hdl.handle.net/10183/118096000937247Este artigo propõe um instrumento de avaliação para a educação a distância, e relata a sua aplicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo a fim de testar o pré-instrumento de avaliação proposto junto aos alunos do Curso de Pedagogia a distância e a sua validação junto à amostra considerada. O instrumento proposto possui 67 itens que permitem avaliar as dimensões: (i) corpo docente, corpo de tutores e coordenação; (ii) organização didático-pedagógica e; (iii) instalações físicas. O alfa de Cronbach do instrumento foi de 0,982, o que indica alta consistência interna, oportunizando a validação do instrumento. No total, 165 alunos participaram da pesquisa. Dada a generalidade do instrumento proposto, conclui-se que o mesmo pode ser aplicado para a avaliação da educação a distância ofertada por qualquer tipo de Instituição, seja de natureza pública ou privada.This paper proposes an evaluation tool for distance learning education and reports its application at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The proposal is based on bibliographic research. Later, a field study in a Pedagogy distance learning education course was conducted in order to test and validate the tool. The evaluation tool consists of 67 items and includes the following dimensions: (i) faculty, tutors and managing staff; (ii) didactic and pedagogic organization; and (iii) physical facilities. Overall Cronbach’s alpha for the questionnaire was 0.982, indicating high internal consistency. A total of 165 students took part in the study. Given the instrument generality, it can be used to evaluate distance learning education initiatives offered by any Higher Education Institution, either public or private.Este artículo propone un instrumento de evaluación para la educación a distancia y relata su aplicación en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, Brasil. Para el desarrollo de la propuesta, se realizó una revisión bibliográfica y una investigación de campo que tratan de verificar el pre-instrumento de evaluación. Esto involucró la participación de los alumnos del Curso de Pedagogía a distancia y la validación se hizo con esta muestra. El instrumento propuesto se compone de 67 ítems que permiten evaluar las siguientes dimensiones: Iº) cuerpo docente, cuerpo de tutores y coordinación, 2º) organización didácticopedagógica y 3º) instalaciones físicas. El alfa de Cronbach del instrumento fue de 0,982, lo que indica alta consistencia interna y permite la validación del instrumento. En total, 165 estudiantes participaron de la investigación. Debido a la generalidad del instrumento propuesto, se concluye que puede aplicarse para evaluación a distancia ofrecida por cualquier tipo de institución, sea de naturaleza pública o privada.application/pdfporEnsaio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n. 83 (abr./jun. 2014), p. 321-354EducaçãoEnsino a distânciaAvaliação da educaçãoInstrumentos de avaliaçãoHigher educationDistance educationEvaluation toolEducación superiorEducación a distanciaInstrumento de evaluaciónUma proposta de instrumento para avaliação da Educação a DistânciaA proposal of evaluation tool for Distance Learning Education Propuesta de instrumento para evaluación de la educación a distancia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937247.pdf000937247.pdfTexto completoapplication/pdf537972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118096/1/000937247.pdfe1f5c8d19e0c24213a775aa9a40b9c9fMD51TEXT000937247.pdf.txt000937247.pdf.txtExtracted Texttext/plain66629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118096/2/000937247.pdf.txt80a96f3aba47760fcdeff012f4d456b5MD52THUMBNAIL000937247.pdf.jpg000937247.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118096/3/000937247.pdf.jpgf8f04717033bfba011149610d14d6bd8MD5310183/1180962023-06-18 03:52:04.39695oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118096Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-18T06:52:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A proposal of evaluation tool for Distance Learning Education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Propuesta de instrumento para evaluación de la educación a distancia |
title |
Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância |
spellingShingle |
Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz Educação Ensino a distância Avaliação da educação Instrumentos de avaliação Higher education Distance education Evaluation tool Educación superior Educación a distancia Instrumento de evaluación |
title_short |
Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância |
title_full |
Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância |
title_fullStr |
Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância |
title_sort |
Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância |
author |
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz |
author_facet |
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz Ribeiro, Jose Luis Duarte Cortimiglia, Marcelo Nogueira Bündchen, Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Jose Luis Duarte Cortimiglia, Marcelo Nogueira Bündchen, Cristiane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz Ribeiro, Jose Luis Duarte Cortimiglia, Marcelo Nogueira Bündchen, Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino a distância Avaliação da educação Instrumentos de avaliação |
topic |
Educação Ensino a distância Avaliação da educação Instrumentos de avaliação Higher education Distance education Evaluation tool Educación superior Educación a distancia Instrumento de evaluación |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Distance education Evaluation tool |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación superior Educación a distancia Instrumento de evaluación |
description |
Este artigo propõe um instrumento de avaliação para a educação a distância, e relata a sua aplicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo a fim de testar o pré-instrumento de avaliação proposto junto aos alunos do Curso de Pedagogia a distância e a sua validação junto à amostra considerada. O instrumento proposto possui 67 itens que permitem avaliar as dimensões: (i) corpo docente, corpo de tutores e coordenação; (ii) organização didático-pedagógica e; (iii) instalações físicas. O alfa de Cronbach do instrumento foi de 0,982, o que indica alta consistência interna, oportunizando a validação do instrumento. No total, 165 alunos participaram da pesquisa. Dada a generalidade do instrumento proposto, conclui-se que o mesmo pode ser aplicado para a avaliação da educação a distância ofertada por qualquer tipo de Instituição, seja de natureza pública ou privada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-23T02:02:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/118096 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4036 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000937247 |
identifier_str_mv |
0104-4036 000937247 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/118096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n. 83 (abr./jun. 2014), p. 321-354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118096/1/000937247.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118096/2/000937247.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118096/3/000937247.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e1f5c8d19e0c24213a775aa9a40b9c9f 80a96f3aba47760fcdeff012f4d456b5 f8f04717033bfba011149610d14d6bd8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447585495711744 |