Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ribeiro, Jose Luis Duarte, Cortimiglia, Marcelo Nogueira, Bündchen, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/118096
Resumo: Este artigo propõe um instrumento de avaliação para a educação a distância, e relata a sua aplicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo a fim de testar o pré-instrumento de avaliação proposto junto aos alunos do Curso de Pedagogia a distância e a sua validação junto à amostra considerada. O instrumento proposto possui 67 itens que permitem avaliar as dimensões: (i) corpo docente, corpo de tutores e coordenação; (ii) organização didático-pedagógica e; (iii) instalações físicas. O alfa de Cronbach do instrumento foi de 0,982, o que indica alta consistência interna, oportunizando a validação do instrumento. No total, 165 alunos participaram da pesquisa. Dada a generalidade do instrumento proposto, conclui-se que o mesmo pode ser aplicado para a avaliação da educação a distância ofertada por qualquer tipo de Instituição, seja de natureza pública ou privada.
id UFRGS-2_e4e2041035bc891254a9b862c8892b99
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118096
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Cláudia Medianeira CruzRibeiro, Jose Luis DuarteCortimiglia, Marcelo NogueiraBündchen, Cristiane2015-06-23T02:02:35Z20140104-4036http://hdl.handle.net/10183/118096000937247Este artigo propõe um instrumento de avaliação para a educação a distância, e relata a sua aplicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo a fim de testar o pré-instrumento de avaliação proposto junto aos alunos do Curso de Pedagogia a distância e a sua validação junto à amostra considerada. O instrumento proposto possui 67 itens que permitem avaliar as dimensões: (i) corpo docente, corpo de tutores e coordenação; (ii) organização didático-pedagógica e; (iii) instalações físicas. O alfa de Cronbach do instrumento foi de 0,982, o que indica alta consistência interna, oportunizando a validação do instrumento. No total, 165 alunos participaram da pesquisa. Dada a generalidade do instrumento proposto, conclui-se que o mesmo pode ser aplicado para a avaliação da educação a distância ofertada por qualquer tipo de Instituição, seja de natureza pública ou privada.This paper proposes an evaluation tool for distance learning education and reports its application at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The proposal is based on bibliographic research. Later, a field study in a Pedagogy distance learning education course was conducted in order to test and validate the tool. The evaluation tool consists of 67 items and includes the following dimensions: (i) faculty, tutors and managing staff; (ii) didactic and pedagogic organization; and (iii) physical facilities. Overall Cronbach’s alpha for the questionnaire was 0.982, indicating high internal consistency. A total of 165 students took part in the study. Given the instrument generality, it can be used to evaluate distance learning education initiatives offered by any Higher Education Institution, either public or private.Este artículo propone un instrumento de evaluación para la educación a distancia y relata su aplicación en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, Brasil. Para el desarrollo de la propuesta, se realizó una revisión bibliográfica y una investigación de campo que tratan de verificar el pre-instrumento de evaluación. Esto involucró la participación de los alumnos del Curso de Pedagogía a distancia y la validación se hizo con esta muestra. El instrumento propuesto se compone de 67 ítems que permiten evaluar las siguientes dimensiones: Iº) cuerpo docente, cuerpo de tutores y coordinación, 2º) organización didácticopedagógica y 3º) instalaciones físicas. El alfa de Cronbach del instrumento fue de 0,982, lo que indica alta consistencia interna y permite la validación del instrumento. En total, 165 estudiantes participaron de la investigación. Debido a la generalidad del instrumento propuesto, se concluye que puede aplicarse para evaluación a distancia ofrecida por cualquier tipo de institución, sea de naturaleza pública o privada.application/pdfporEnsaio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n. 83 (abr./jun. 2014), p. 321-354EducaçãoEnsino a distânciaAvaliação da educaçãoInstrumentos de avaliaçãoHigher educationDistance educationEvaluation toolEducación superiorEducación a distanciaInstrumento de evaluaciónUma proposta de instrumento para avaliação da Educação a DistânciaA proposal of evaluation tool for Distance Learning Education Propuesta de instrumento para evaluación de la educación a distancia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937247.pdf000937247.pdfTexto completoapplication/pdf537972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118096/1/000937247.pdfe1f5c8d19e0c24213a775aa9a40b9c9fMD51TEXT000937247.pdf.txt000937247.pdf.txtExtracted Texttext/plain66629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118096/2/000937247.pdf.txt80a96f3aba47760fcdeff012f4d456b5MD52THUMBNAIL000937247.pdf.jpg000937247.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118096/3/000937247.pdf.jpgf8f04717033bfba011149610d14d6bd8MD5310183/1180962023-06-18 03:52:04.39695oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118096Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-18T06:52:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A proposal of evaluation tool for Distance Learning Education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Propuesta de instrumento para evaluación de la educación a distancia
title Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância
spellingShingle Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
Educação
Ensino a distância
Avaliação da educação
Instrumentos de avaliação
Higher education
Distance education
Evaluation tool
Educación superior
Educación a distancia
Instrumento de evaluación
title_short Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância
title_full Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância
title_fullStr Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância
title_full_unstemmed Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância
title_sort Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância
author Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
author_facet Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
Ribeiro, Jose Luis Duarte
Cortimiglia, Marcelo Nogueira
Bündchen, Cristiane
author_role author
author2 Ribeiro, Jose Luis Duarte
Cortimiglia, Marcelo Nogueira
Bündchen, Cristiane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
Ribeiro, Jose Luis Duarte
Cortimiglia, Marcelo Nogueira
Bündchen, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino a distância
Avaliação da educação
Instrumentos de avaliação
topic Educação
Ensino a distância
Avaliação da educação
Instrumentos de avaliação
Higher education
Distance education
Evaluation tool
Educación superior
Educación a distancia
Instrumento de evaluación
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Distance education
Evaluation tool
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación superior
Educación a distancia
Instrumento de evaluación
description Este artigo propõe um instrumento de avaliação para a educação a distância, e relata a sua aplicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo a fim de testar o pré-instrumento de avaliação proposto junto aos alunos do Curso de Pedagogia a distância e a sua validação junto à amostra considerada. O instrumento proposto possui 67 itens que permitem avaliar as dimensões: (i) corpo docente, corpo de tutores e coordenação; (ii) organização didático-pedagógica e; (iii) instalações físicas. O alfa de Cronbach do instrumento foi de 0,982, o que indica alta consistência interna, oportunizando a validação do instrumento. No total, 165 alunos participaram da pesquisa. Dada a generalidade do instrumento proposto, conclui-se que o mesmo pode ser aplicado para a avaliação da educação a distância ofertada por qualquer tipo de Instituição, seja de natureza pública ou privada.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-23T02:02:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/118096
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000937247
identifier_str_mv 0104-4036
000937247
url http://hdl.handle.net/10183/118096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n. 83 (abr./jun. 2014), p. 321-354
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118096/1/000937247.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118096/2/000937247.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118096/3/000937247.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e1f5c8d19e0c24213a775aa9a40b9c9f
80a96f3aba47760fcdeff012f4d456b5
f8f04717033bfba011149610d14d6bd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447585495711744