A trajetória histórico educativa da instrução pública na cidade do Rio Grande (1845 1857)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tambara, Elomar Antonio Callegaro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira, Arriada, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211580
Resumo: Este trabalho aborda os aspectos histórico-educativos da instrução pública na cidade do Rio Grande, no períodopós Revolução Farroupilha. Desta-ca as particularidades deste período com ênfase nos espaços escolares, na re-muneração dos professores públicos e nos primórdios do ensino secundário lo-cal mantido pela iniciativa privada. A partir das constatações sobre a precarie-dade de recursos investidos pelo governo provincial na instrução pública, tanto nos espaços escolares como nos salários dos professores, nota-se que a iniciativa privada abarcou as demandas educacionais do município, principalmente no que tange o ensino secundário, suprindo a carência de investimentos e organi-zando uma estrutura de novas instituições educativas.
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