Registros culturais religiosos afro-brasileiros e(m) seus contextos de criação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258853 |
Resumo: | Com o objetivo de compreender o valor intrínseco de determinados registros culturais relacionados ao universo afro-religioso através da contextualização, o presente trabalho traz breve exposição de elementos do contexto histórico, cultural, social e jurídico-político envolvidos na criação de diferentes documentos desta temática. A fim de situar os registros em seu espaço-tempo, discorre-se sobre elementos como a consolidação do Candomblé, Batuque (Nação), Umbanda e Quimbanda no Brasil, a relevância da oralidade como característica cultural presente nestas tradições religiosas, o racismo estrutural e o contexto jurídico excludente e opressor como fatores determinantes no contexto de criação e uso dos registros culturais abordados. A metodologia de caráter qualitativo baseou-se em pesquisas bibliográficas e documentais, adotando-se o recorte temporal de produção entre os séculos XIX e XXI para os itens analisados. Os registros abordados estão contemplados em diferentes gêneros documentais, como documentação textual, iconográfica, audiovisual, fonográfica e documentos tridimensionais. Na perspectiva deste trabalho, concluiu-se que a contextualização e difusão dos documentos aqui abordados podem contribuir para a valorização das religiões afro-brasileiras, a luta antirracista e o autoconhecimento da sociedade brasileira como coletividade culturalmente heterogênea e plural. |
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Pereira, Camila Josiane dos SantosBertotti, Valéria Raquel2023-06-10T03:33:09Z2023http://hdl.handle.net/10183/258853001170293Com o objetivo de compreender o valor intrínseco de determinados registros culturais relacionados ao universo afro-religioso através da contextualização, o presente trabalho traz breve exposição de elementos do contexto histórico, cultural, social e jurídico-político envolvidos na criação de diferentes documentos desta temática. A fim de situar os registros em seu espaço-tempo, discorre-se sobre elementos como a consolidação do Candomblé, Batuque (Nação), Umbanda e Quimbanda no Brasil, a relevância da oralidade como característica cultural presente nestas tradições religiosas, o racismo estrutural e o contexto jurídico excludente e opressor como fatores determinantes no contexto de criação e uso dos registros culturais abordados. A metodologia de caráter qualitativo baseou-se em pesquisas bibliográficas e documentais, adotando-se o recorte temporal de produção entre os séculos XIX e XXI para os itens analisados. Os registros abordados estão contemplados em diferentes gêneros documentais, como documentação textual, iconográfica, audiovisual, fonográfica e documentos tridimensionais. Na perspectiva deste trabalho, concluiu-se que a contextualização e difusão dos documentos aqui abordados podem contribuir para a valorização das religiões afro-brasileiras, a luta antirracista e o autoconhecimento da sociedade brasileira como coletividade culturalmente heterogênea e plural.Con el objetivo de comprender el valor intrínseco de ciertos registros culturales relacionados con el universo afro-religioso a través de la contextualización, el presente trabajo ofrece una breve exposición de elementos del contexto histórico, cultural, social y jurídico-político involucrados en la creación de diferentes documentos sobre esta temática. Con el fin de situar los registros en su espacio-tiempo, se discute sobre elementos como la consolidación del Candomblé, Batuque (Nação), Umbanda y Quimbanda en Brasil, la relevancia de la oralidad como característica cultural presente en estas tradiciones religiosas, el racismo estructural y el contexto jurídico excluyente y opresivo como factores determinantes en el contexto de creación y uso de los registros culturales abordados. La metodología de carácter cualitativo se basó en investigaciones bibliográficas y documentales, adoptando el marco temporal de producción entre los siglos XIX y XXI para los elementos analizados. Los registros abordados se contemplan en diferentes géneros documentales, como documentación textual, iconográfica, audiovisual, fonográfica y documentos tridimensionales. Desde la perspectiva de este trabajo, se concluyó que la contextualización y difusión de los documentos aquí abordados pueden contribuir a la valorización de las religiones afro-brasileñas, a la lucha antirracista y al autoconocimiento de la sociedad brasileña como una colectividad culturalmente heterogénea y plural.application/pdfporReligiões afro-brasileirasArquivologiaRegistro culturalReligiones afro-brasileñasContexto de creación documentalContexto archivísticoRegistros culturais religiosos afro-brasileiros e(m) seus contextos de criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Arquivologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170293.pdf.txt001170293.pdf.txtExtracted Texttext/plain224122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258853/2/001170293.pdf.txt5b3cd577503eb41f8f524b1adf7a9bedMD52ORIGINAL001170293.pdfTexto completoapplication/pdf563249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258853/1/001170293.pdf87ba0eac6474b2f451cdc93e0e064038MD5110183/2588532023-06-16 03:31:24.455359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258853Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-16T06:31:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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