Nível de desenvolvimento motor de crianças do jardim B de uma escola estadual de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87749 |
Resumo: | A literatura referente ao desenvolvimento motor infantil afirma que uma criança aos seis ou sete anos de idade já possui capacidade de apresentar o padrão maduro em diferentes habilidades motoras fundamentais. Porém, isso não depende apenas de fatores biológicos, mas também da tarefa e do ambiente no qual o indivíduo está inserido. Visto que hoje em dia as crianças estão cada vez mais restritas a ambientes mais fechados, como dentro de casa, sendo suas atividades predominantemente de descanso passivo, podemos dizer que é nas aulas de Educação Física escolar que essas crianças irão ter a oportunidade de participar de atividades físicas sistematizadas que lhes darão a oportunidade de aprimorar suas habilidades motoras. O objetivo do estudo foi avaliar o nível de desenvolvimento motor de crianças matriculadas no Jardim B de uma escola estadual de Porto Alegre. Este estudo caracteriza-se como descritivo exploratório, de cunho quantitativo. A amostra do presente estudo foi composta por 25 crianças com idades entre 5 e 6 anos de idade. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), de Ulrich (2000). Com a análise dos resultados podemos notar que as crianças participantes do presente estudo apresentam um nível de desenvolvimento motor aquém do esperado para sua idade. |
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