Avaliação do desenvolvimento motor em crianças de 04 a 24 meses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Alisson Guimbala dos Santos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Stammerjohann, Jaqueline, Círico, Paula Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/947
Resumo: Compreender o processo maturacional é primordial para identificar o período e a maneira de como ocorre à aquisição dos padrões motores. A capacidade da criança de se movimentar é essencial para que ela possa interagir apropriadamente com o meio ambiente em que vive. O objetivo do trabalho foi avaliar o desenvolvimento motor em crianças de 04 a 24 meses. Foram avaliadas 5 crianças com média de idade de 14,2 meses (± 5,15), sendo 3 do sexo feminino e 2 do sexo masculino, no seu contexto habitual escolar onde se encontravam no seu período de recreação. Os padrões motores avaliados foram: sentar sem apoio, levantar com apoio, engatinhar alternando braços e pernas, locomover-se com apoio, ficar em pé sem apoio e caminhar sem apoio. Os resultados evidenciados na pesquisa demonstram que as crianças avaliadas apresentaram o desenvolvimento motor normal de acordo com sua faixa etária. Conclui-se que hoje em dia pode-se considerar a creche como um local importante para o desenvolvimento da criança, tornando-a uma das principais fontes na estimulação das habilidades. Os cuidadores devem ficar atentos para fatores como obesidade e desnutrição, pois podem interferir negativamente, causando atrasos no desenvolvimento da criança.
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