La mediatización del zeitgeist: imaginarios en pantalla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vizer, Eduardo Andrés
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Helenice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257164
Resumo: O conceito do zeitgeist no século XIX é definido como “espírito da época”. O romantismo e uma filosofia emergentes da história alemã. Representa a essência muito espiritual e conceitual (ou geist) de um tempo, lugar e povo específicos (Alemanha do final do século XVIII e início do século XIX) e também é o produto de um zeist (uma época). Propomos que o zeitgeist de nossos tempos se manifesta predominantemente nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nas redes sociais, na crescente digitalização da informação e na própria produção material, bem como nas práti-cas humanas cotidianas. Instituições, política e eco-nomia tendem a “mediar” no mundo virtual de telas onipresentes. Mundo governado pelos processos de digitalização (Economia da Informação e dos Sinais e economia cognitiva). Uma realidade fisicamente ba-seada em registros e telas, em dispositivos materiais cujo valor intrínseco não é encontrado em “objetos”, mas em processos, imagens e dados. Um mundo ima-terial de informações que condiciona todas as formas de realidade, governadas por algoritmos, interfaces, pixels, imagens etc. O “espírito do século XIX” e o ideal do zeitgeist do século XXI se materializaram em um universo de telas onipresentes.
id UFRGS-2_e557d8c1f6e12422353401e0e9f62a53
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257164
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vizer, Eduardo AndrésCarvalho, Helenice2023-04-19T03:24:28Z20191510-5091http://hdl.handle.net/10183/257164001139822O conceito do zeitgeist no século XIX é definido como “espírito da época”. O romantismo e uma filosofia emergentes da história alemã. Representa a essência muito espiritual e conceitual (ou geist) de um tempo, lugar e povo específicos (Alemanha do final do século XVIII e início do século XIX) e também é o produto de um zeist (uma época). Propomos que o zeitgeist de nossos tempos se manifesta predominantemente nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nas redes sociais, na crescente digitalização da informação e na própria produção material, bem como nas práti-cas humanas cotidianas. Instituições, política e eco-nomia tendem a “mediar” no mundo virtual de telas onipresentes. Mundo governado pelos processos de digitalização (Economia da Informação e dos Sinais e economia cognitiva). Uma realidade fisicamente ba-seada em registros e telas, em dispositivos materiais cujo valor intrínseco não é encontrado em “objetos”, mas em processos, imagens e dados. Um mundo ima-terial de informações que condiciona todas as formas de realidade, governadas por algoritmos, interfaces, pixels, imagens etc. O “espírito do século XIX” e o ideal do zeitgeist do século XXI se materializaram em um universo de telas onipresentes.Zeitgeist’s nineteenth-century concept is defined as “spirit of an era”. It emerged from romanticism and german Philosophy of History. It represents the spiri-tual and conceptual essence (or the geist) of a particular time, place and people (Germany of the late eighteenth and early nineteenth centuries) and is also the product of a zeist (an era). We propose that the zeitgeist of our times predominantly manifests itself through Informa-tion and Communication Technologies (ICT), social networks, the increasing digitalization of information and the material production itself, as well as everyday human practices mediatized by technologies. Social institutions themselves, politics and the physical econ-omy tend to “materialize” on the screens of a virtual world governed by the processes of digitalization (the Information Society emerging through the processes of the cognitive economy). A reality physically based on screens, on material devices whose intrinsic value is not found in “objects” but in processes, images and data. An inmaterial world of signs and information conditioning all forms of reality. A reality governed by algorithms, Artificial Intelligence, interfaces, pixels, images, etc. The idealist “nineteenth-century spirit” of the zeitgeist of the 21st century has materialized in a universe of ubiquitous screens.El concepto decimonónico de zeitgeist se define como “espíritu de época”. Es un emergente del romanticismo y de la Filosofía de la Historia alemana. Representa la propia esencia (o la geist) espiritual y conceptual de una época, un lugar y un pueblo determinados (Alemania de fines del siglo XVIII y comienzos del XIX) y es también producto de un zeist (una época). Proponemos que la zeitgeist de nuestros tiemposse manifiesta preponderan-temente en las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC), en las redes sociales, la digitalización cre-ciente de la información y la propia producción material, así como las prácticas humanas cotidianas. Las institu-ciones, la política y la economía tienden a “mediatizarse” en el mundo virtual de pantallas omnipresentes. Mundo regido por los procesos de digitalización (la Economía de la Información y de signos y la economía cognitiva). Una realidad asentada físicamente en registros y en pantallas, en dispositivos materiales cuyo valor intrínseco no se ha-lla en “objetos” sino en procesos, imágenes y datos. Un mundo inmaterial de información que condiciona toda forma de realidad, rigiéndose por algoritmos, interfases, pixeles, imágenes, etc. El “espíritu decimonónico” e ideal del zeitgeist del siglo XXI se ha materializado en un uni-verso de pantallas omnipresentes.application/pdfspaInMediaciones de la Comunicación. Montevideo: Faculdade de Comunicação e Design, Universidade ORT Uruguay. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2019), p. 25-41Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ImaginárioEconomia da culturaImaginariesScreensSpirit of an eraZeitgeistImaginariosPantallasEspíritu de épocaLa mediatización del zeitgeist: imaginarios en pantallaThe midiatization of zeitgeist: imaginaries on the screenA midiatização do zeitgeist: imaginários na telaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139822.pdf.txt001139822.pdf.txtExtracted Texttext/plain55147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257164/2/001139822.pdf.txt52cf9a2767b9b326371132017229e330MD52ORIGINAL001139822.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf280201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257164/1/001139822.pdfd0117037ea074f75f9a009e55ebd864aMD5110183/2571642023-09-06 03:42:17.390053oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-06T06:42:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv La mediatización del zeitgeist: imaginarios en pantalla
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The midiatization of zeitgeist: imaginaries on the screen
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A midiatização do zeitgeist: imaginários na tela
title La mediatización del zeitgeist: imaginarios en pantalla
spellingShingle La mediatización del zeitgeist: imaginarios en pantalla
Vizer, Eduardo Andrés
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Imaginário
Economia da cultura
Imaginaries
Screens
Spirit of an era
Zeitgeist
Imaginarios
Pantallas
Espíritu de época
title_short La mediatización del zeitgeist: imaginarios en pantalla
title_full La mediatización del zeitgeist: imaginarios en pantalla
title_fullStr La mediatización del zeitgeist: imaginarios en pantalla
title_full_unstemmed La mediatización del zeitgeist: imaginarios en pantalla
title_sort La mediatización del zeitgeist: imaginarios en pantalla
author Vizer, Eduardo Andrés
author_facet Vizer, Eduardo Andrés
Carvalho, Helenice
author_role author
author2 Carvalho, Helenice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vizer, Eduardo Andrés
Carvalho, Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Imaginário
Economia da cultura
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Imaginário
Economia da cultura
Imaginaries
Screens
Spirit of an era
Zeitgeist
Imaginarios
Pantallas
Espíritu de época
dc.subject.eng.fl_str_mv Imaginaries
Screens
Spirit of an era
dc.subject.spa.fl_str_mv Zeitgeist
Imaginarios
Pantallas
Espíritu de época
description O conceito do zeitgeist no século XIX é definido como “espírito da época”. O romantismo e uma filosofia emergentes da história alemã. Representa a essência muito espiritual e conceitual (ou geist) de um tempo, lugar e povo específicos (Alemanha do final do século XVIII e início do século XIX) e também é o produto de um zeist (uma época). Propomos que o zeitgeist de nossos tempos se manifesta predominantemente nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nas redes sociais, na crescente digitalização da informação e na própria produção material, bem como nas práti-cas humanas cotidianas. Instituições, política e eco-nomia tendem a “mediar” no mundo virtual de telas onipresentes. Mundo governado pelos processos de digitalização (Economia da Informação e dos Sinais e economia cognitiva). Uma realidade fisicamente ba-seada em registros e telas, em dispositivos materiais cujo valor intrínseco não é encontrado em “objetos”, mas em processos, imagens e dados. Um mundo ima-terial de informações que condiciona todas as formas de realidade, governadas por algoritmos, interfaces, pixels, imagens etc. O “espírito do século XIX” e o ideal do zeitgeist do século XXI se materializaram em um universo de telas onipresentes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-19T03:24:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257164
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1510-5091
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139822
identifier_str_mv 1510-5091
001139822
url http://hdl.handle.net/10183/257164
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv InMediaciones de la Comunicación. Montevideo: Faculdade de Comunicação e Design, Universidade ORT Uruguay. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2019), p. 25-41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257164/2/001139822.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257164/1/001139822.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 52cf9a2767b9b326371132017229e330
d0117037ea074f75f9a009e55ebd864a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225086160601088