Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Letícia Guerreiro da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37463
Resumo: Este trabalho apresenta o relato de uma experiência, relacionando a aprendizagem dos alunos, do ensino médio e técnico, ambas instituições públicas, com diferentes métodos para o ensino de química. Os processos utilizados foram a elaboração de material didático e aula prática para os alunos da escola técnica da saúde e a confecção do modelo atômico de Bohr em borracha EVA (etileno vinil acetato) para os alunos do primeiro ano do ensino médio. A fim de avaliar a contribuição do material didático elaborado, no aprendizado dos alunos também foram aplicados questionários, antes e depois da realização das atividades, somente para os alunos da turma de patologia da escola técnica.
id UFRGS-2_e5697a2ea1ff1c7a4410bb5b93b00d67
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37463
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trindade, Letícia Guerreiro daHalfen, Renato Arthur Paim2012-03-13T01:19:58Z2011http://hdl.handle.net/10183/37463000821645Este trabalho apresenta o relato de uma experiência, relacionando a aprendizagem dos alunos, do ensino médio e técnico, ambas instituições públicas, com diferentes métodos para o ensino de química. Os processos utilizados foram a elaboração de material didático e aula prática para os alunos da escola técnica da saúde e a confecção do modelo atômico de Bohr em borracha EVA (etileno vinil acetato) para os alunos do primeiro ano do ensino médio. A fim de avaliar a contribuição do material didático elaborado, no aprendizado dos alunos também foram aplicados questionários, antes e depois da realização das atividades, somente para os alunos da turma de patologia da escola técnica.This paper presents an account of experience, relating to student learning of first year of high school and technical education in public institutions, with different methods for teaching chemistry. The procedures used were the preparation of teaching materials and classroom practice for students of technical school and making of the atomic model of Bohr in EVA for first year students of high school. In order to assess the contribution of teaching materials to student learning were also given questionnaires before and after the completion of activities, only for students in the class of pathology.application/pdfporEnsino de quimicaExperimentos : Ensino : QuímicaMaterial didáticoLearningMethods for teaching chemistryTeaching materialAbordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2011Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821645.pdf.txt000821645.pdf.txtExtracted Texttext/plain56866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37463/2/000821645.pdf.txtd47f53a38ecd53e33923e847e853d90cMD52ORIGINAL000821645.pdf000821645.pdfTexto completoapplication/pdf1161515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37463/1/000821645.pdfa8c4b8d763f5cc9fc645f2d20e7a539cMD51THUMBNAIL000821645.pdf.jpg000821645.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37463/3/000821645.pdf.jpg134981771255050e216660d3c55b0f5eMD5310183/374632023-05-05 03:22:21.893248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37463Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas
title Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas
spellingShingle Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas
Trindade, Letícia Guerreiro da
Ensino de quimica
Experimentos : Ensino : Química
Material didático
Learning
Methods for teaching chemistry
Teaching material
title_short Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas
title_full Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas
title_fullStr Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas
title_full_unstemmed Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas
title_sort Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas
author Trindade, Letícia Guerreiro da
author_facet Trindade, Letícia Guerreiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Letícia Guerreiro da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Halfen, Renato Arthur Paim
contributor_str_mv Halfen, Renato Arthur Paim
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Experimentos : Ensino : Química
Material didático
topic Ensino de quimica
Experimentos : Ensino : Química
Material didático
Learning
Methods for teaching chemistry
Teaching material
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Methods for teaching chemistry
Teaching material
description Este trabalho apresenta o relato de uma experiência, relacionando a aprendizagem dos alunos, do ensino médio e técnico, ambas instituições públicas, com diferentes métodos para o ensino de química. Os processos utilizados foram a elaboração de material didático e aula prática para os alunos da escola técnica da saúde e a confecção do modelo atômico de Bohr em borracha EVA (etileno vinil acetato) para os alunos do primeiro ano do ensino médio. A fim de avaliar a contribuição do material didático elaborado, no aprendizado dos alunos também foram aplicados questionários, antes e depois da realização das atividades, somente para os alunos da turma de patologia da escola técnica.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-13T01:19:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37463
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000821645
url http://hdl.handle.net/10183/37463
identifier_str_mv 000821645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37463/2/000821645.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37463/1/000821645.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37463/3/000821645.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d47f53a38ecd53e33923e847e853d90c
a8c4b8d763f5cc9fc645f2d20e7a539c
134981771255050e216660d3c55b0f5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447073325056000