Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37463 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o relato de uma experiência, relacionando a aprendizagem dos alunos, do ensino médio e técnico, ambas instituições públicas, com diferentes métodos para o ensino de química. Os processos utilizados foram a elaboração de material didático e aula prática para os alunos da escola técnica da saúde e a confecção do modelo atômico de Bohr em borracha EVA (etileno vinil acetato) para os alunos do primeiro ano do ensino médio. A fim de avaliar a contribuição do material didático elaborado, no aprendizado dos alunos também foram aplicados questionários, antes e depois da realização das atividades, somente para os alunos da turma de patologia da escola técnica. |
id |
UFRGS-2_e5697a2ea1ff1c7a4410bb5b93b00d67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37463 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Trindade, Letícia Guerreiro daHalfen, Renato Arthur Paim2012-03-13T01:19:58Z2011http://hdl.handle.net/10183/37463000821645Este trabalho apresenta o relato de uma experiência, relacionando a aprendizagem dos alunos, do ensino médio e técnico, ambas instituições públicas, com diferentes métodos para o ensino de química. Os processos utilizados foram a elaboração de material didático e aula prática para os alunos da escola técnica da saúde e a confecção do modelo atômico de Bohr em borracha EVA (etileno vinil acetato) para os alunos do primeiro ano do ensino médio. A fim de avaliar a contribuição do material didático elaborado, no aprendizado dos alunos também foram aplicados questionários, antes e depois da realização das atividades, somente para os alunos da turma de patologia da escola técnica.This paper presents an account of experience, relating to student learning of first year of high school and technical education in public institutions, with different methods for teaching chemistry. The procedures used were the preparation of teaching materials and classroom practice for students of technical school and making of the atomic model of Bohr in EVA for first year students of high school. In order to assess the contribution of teaching materials to student learning were also given questionnaires before and after the completion of activities, only for students in the class of pathology.application/pdfporEnsino de quimicaExperimentos : Ensino : QuímicaMaterial didáticoLearningMethods for teaching chemistryTeaching materialAbordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2011Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821645.pdf.txt000821645.pdf.txtExtracted Texttext/plain56866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37463/2/000821645.pdf.txtd47f53a38ecd53e33923e847e853d90cMD52ORIGINAL000821645.pdf000821645.pdfTexto completoapplication/pdf1161515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37463/1/000821645.pdfa8c4b8d763f5cc9fc645f2d20e7a539cMD51THUMBNAIL000821645.pdf.jpg000821645.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37463/3/000821645.pdf.jpg134981771255050e216660d3c55b0f5eMD5310183/374632023-05-05 03:22:21.893248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37463Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas |
title |
Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas |
spellingShingle |
Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas Trindade, Letícia Guerreiro da Ensino de quimica Experimentos : Ensino : Química Material didático Learning Methods for teaching chemistry Teaching material |
title_short |
Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas |
title_full |
Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas |
title_fullStr |
Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas |
title_full_unstemmed |
Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas |
title_sort |
Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas |
author |
Trindade, Letícia Guerreiro da |
author_facet |
Trindade, Letícia Guerreiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Letícia Guerreiro da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Halfen, Renato Arthur Paim |
contributor_str_mv |
Halfen, Renato Arthur Paim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Experimentos : Ensino : Química Material didático |
topic |
Ensino de quimica Experimentos : Ensino : Química Material didático Learning Methods for teaching chemistry Teaching material |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Methods for teaching chemistry Teaching material |
description |
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência, relacionando a aprendizagem dos alunos, do ensino médio e técnico, ambas instituições públicas, com diferentes métodos para o ensino de química. Os processos utilizados foram a elaboração de material didático e aula prática para os alunos da escola técnica da saúde e a confecção do modelo atômico de Bohr em borracha EVA (etileno vinil acetato) para os alunos do primeiro ano do ensino médio. A fim de avaliar a contribuição do material didático elaborado, no aprendizado dos alunos também foram aplicados questionários, antes e depois da realização das atividades, somente para os alunos da turma de patologia da escola técnica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-13T01:19:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37463 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000821645 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37463 |
identifier_str_mv |
000821645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37463/2/000821645.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37463/1/000821645.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37463/3/000821645.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d47f53a38ecd53e33923e847e853d90c a8c4b8d763f5cc9fc645f2d20e7a539c 134981771255050e216660d3c55b0f5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447073325056000 |