Política externa brasileira e posicionamento do Brasil no regime de mudanças climáticas : arranjo institucional nos governos Lula II e Bolsonaro

Bibliographic Details
Main Author: Fabris, Francisco Silva
Publication Date: 2023
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/265269
Summary: Este trabalho analisa os arranjos institucionais utilizados para implementar a política externa brasileira referente às mudanças climáticas nos governos Lula II (2007-2010) e Bolsonaro (2019-2022). A pesquisa tratou de responder a seguinte pergunta: por que os arranjos institucionais importam para o nível de sucesso de diferentes governos brasileiros na implementação de sua agenda internacional em um tema crítico como as mudanças climáticas? A resposta hipotética para essa pergunta supunha que quanto mais institucionalizado for o processo de implementação da política, maior o sucesso que cada governo obterá na consecução de seus objetivos internacionais. Ao comparar os governos Lula II e Bolsonaro, por meio da análise de documentos e discursos, bem como investigando aspectos organizacionais, verificou-se que no governo Lula II as preferências programáticas do governo brasileiro eram intensas a respeito das mudanças climáticas, apesar do peso do desenvolvimentismo no governo. O governo Lula II também caracterizou-se por uma maior horizontalização dos processos de decisão e implementação de política externa, tendo procurado robustecer o arranjo institucional, e amparou a participação do Brasil no regime de mudanças climáticas. Em contraste, no governo Bolsonaro, o caráter fortemente ideológico e a intensidade de preferências negacionistas das mudanças climáticas foram acompanhados por uma acentuada desorganização das instituições e capacidades de implementação de políticas ambientais e de política externa. Em conclusão, o governo Lula II conseguiu um maior protagonismo internacional no regime de mudanças climáticas porque contou com arranjo e implementação mais institucionalizados.
id UFRGS-2_e5891ddc9b57444bd2653ccb8b74dccc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265269
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fabris, Francisco SilvaCepik, Marco Aurelio Chaves2023-09-27T03:34:30Z2023http://hdl.handle.net/10183/265269001177427Este trabalho analisa os arranjos institucionais utilizados para implementar a política externa brasileira referente às mudanças climáticas nos governos Lula II (2007-2010) e Bolsonaro (2019-2022). A pesquisa tratou de responder a seguinte pergunta: por que os arranjos institucionais importam para o nível de sucesso de diferentes governos brasileiros na implementação de sua agenda internacional em um tema crítico como as mudanças climáticas? A resposta hipotética para essa pergunta supunha que quanto mais institucionalizado for o processo de implementação da política, maior o sucesso que cada governo obterá na consecução de seus objetivos internacionais. Ao comparar os governos Lula II e Bolsonaro, por meio da análise de documentos e discursos, bem como investigando aspectos organizacionais, verificou-se que no governo Lula II as preferências programáticas do governo brasileiro eram intensas a respeito das mudanças climáticas, apesar do peso do desenvolvimentismo no governo. O governo Lula II também caracterizou-se por uma maior horizontalização dos processos de decisão e implementação de política externa, tendo procurado robustecer o arranjo institucional, e amparou a participação do Brasil no regime de mudanças climáticas. Em contraste, no governo Bolsonaro, o caráter fortemente ideológico e a intensidade de preferências negacionistas das mudanças climáticas foram acompanhados por uma acentuada desorganização das instituições e capacidades de implementação de políticas ambientais e de política externa. Em conclusão, o governo Lula II conseguiu um maior protagonismo internacional no regime de mudanças climáticas porque contou com arranjo e implementação mais institucionalizados.This work analyzes the institutional arrangements used to implement the Brazilian foreign policy regarding climate change in the Lula II (2007-2010) and Bolsonaro (2019-2022) governments. The research addressed the following question: why do institutional arrangements matter for the level of success of different Brazilian governments in implementing their international agenda on a critical issue such as climate change? The hypothetical answer to this question assumed that the more institutionalized the policy implementation process, the greater the success each government would have in achieving its international objectives. When comparing the Lula II and Bolsonaro governments, by analyzing documents and speeches, as well as investigating organizational aspects, it was found that in the Lula II government, the programmatic preferences of the Brazilian government were intense on climate change, despite the weight of developmentalism in the government. The Lula II government was also characterized by a greater horizontalization of foreign policy decision-making and implementation processes, seeking to strengthen the institutional arrangement, and supported Brazil's participation in the climate change regime. In contrast, under the Bolsonaro government, the strongly ideological character and intensity of climate change denialist preferences were accompanied by a sharp disorganization of institutions and capacities to implement environmental policies and even foreign policy. This disorganization undermined Bolsonaro's ability to execute his international climate change agenda. In conclusion, the Lula II government achieved greater international prominence in the climate change regime because it relied on a more institutionalized arrangement and implementation.application/pdfporPolítica externa : BrasilMudanças climáticasForeign policyClimate changeInstitutional arrangementPolítica externa brasileira e posicionamento do Brasil no regime de mudanças climáticas : arranjo institucional nos governos Lula II e Bolsonaroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2023Relações Internacionaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177427.pdf.txt001177427.pdf.txtExtracted Texttext/plain222758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265269/2/001177427.pdf.txt5bf813412f251ae7d7621c7bc4afa372MD52ORIGINAL001177427.pdfTexto completoapplication/pdf655461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265269/1/001177427.pdfdfef37792acd40501c25018cff4265d9MD5110183/2652692023-09-28 03:34:48.642542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265269Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-28T06:34:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política externa brasileira e posicionamento do Brasil no regime de mudanças climáticas : arranjo institucional nos governos Lula II e Bolsonaro
title Política externa brasileira e posicionamento do Brasil no regime de mudanças climáticas : arranjo institucional nos governos Lula II e Bolsonaro
spellingShingle Política externa brasileira e posicionamento do Brasil no regime de mudanças climáticas : arranjo institucional nos governos Lula II e Bolsonaro
Fabris, Francisco Silva
Política externa : Brasil
Mudanças climáticas
Foreign policy
Climate change
Institutional arrangement
title_short Política externa brasileira e posicionamento do Brasil no regime de mudanças climáticas : arranjo institucional nos governos Lula II e Bolsonaro
title_full Política externa brasileira e posicionamento do Brasil no regime de mudanças climáticas : arranjo institucional nos governos Lula II e Bolsonaro
title_fullStr Política externa brasileira e posicionamento do Brasil no regime de mudanças climáticas : arranjo institucional nos governos Lula II e Bolsonaro
title_full_unstemmed Política externa brasileira e posicionamento do Brasil no regime de mudanças climáticas : arranjo institucional nos governos Lula II e Bolsonaro
title_sort Política externa brasileira e posicionamento do Brasil no regime de mudanças climáticas : arranjo institucional nos governos Lula II e Bolsonaro
author Fabris, Francisco Silva
author_facet Fabris, Francisco Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabris, Francisco Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cepik, Marco Aurelio Chaves
contributor_str_mv Cepik, Marco Aurelio Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Política externa : Brasil
Mudanças climáticas
topic Política externa : Brasil
Mudanças climáticas
Foreign policy
Climate change
Institutional arrangement
dc.subject.eng.fl_str_mv Foreign policy
Climate change
Institutional arrangement
description Este trabalho analisa os arranjos institucionais utilizados para implementar a política externa brasileira referente às mudanças climáticas nos governos Lula II (2007-2010) e Bolsonaro (2019-2022). A pesquisa tratou de responder a seguinte pergunta: por que os arranjos institucionais importam para o nível de sucesso de diferentes governos brasileiros na implementação de sua agenda internacional em um tema crítico como as mudanças climáticas? A resposta hipotética para essa pergunta supunha que quanto mais institucionalizado for o processo de implementação da política, maior o sucesso que cada governo obterá na consecução de seus objetivos internacionais. Ao comparar os governos Lula II e Bolsonaro, por meio da análise de documentos e discursos, bem como investigando aspectos organizacionais, verificou-se que no governo Lula II as preferências programáticas do governo brasileiro eram intensas a respeito das mudanças climáticas, apesar do peso do desenvolvimentismo no governo. O governo Lula II também caracterizou-se por uma maior horizontalização dos processos de decisão e implementação de política externa, tendo procurado robustecer o arranjo institucional, e amparou a participação do Brasil no regime de mudanças climáticas. Em contraste, no governo Bolsonaro, o caráter fortemente ideológico e a intensidade de preferências negacionistas das mudanças climáticas foram acompanhados por uma acentuada desorganização das instituições e capacidades de implementação de políticas ambientais e de política externa. Em conclusão, o governo Lula II conseguiu um maior protagonismo internacional no regime de mudanças climáticas porque contou com arranjo e implementação mais institucionalizados.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-27T03:34:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265269
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177427
url http://hdl.handle.net/10183/265269
identifier_str_mv 001177427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265269/2/001177427.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265269/1/001177427.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bf813412f251ae7d7621c7bc4afa372
dfef37792acd40501c25018cff4265d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487036408102912