Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77075 |
Resumo: | Esta monografia está sendo proposta como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e busca explicitar o desenvolvimento e compartilhamento de uma intervenção artístico/ pedagógica analisada através de um olhar como artista e como professora. A caminhada pedagógica vem sendo trilhada há mais de quinze anos, embora nunca tenha se perdido a percepção e o fazer de artista. O olhar em partilha abarcando a ambos sempre favorece a leitura e a transcrição pedagógica dos fatos e ações que envolvem o objeto de trabalho. No texto se relata rapidamente a experiência com alunos do Ensino Fundamental e Médio – referente aos anos de 2009 a 2011, no Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre/ RS que parte, inicialmente da Cartografia artística do Bairro, chegando a seu desmembramento final com o atual Projeto Para Além do Jardim, realizado em 2012. O projeto coloca-se como uma tentativa de significar a Arte no espaço pedagógico como elemento importante na formação de um ser, usando o processo poético da artista-professora como suporte para criação e compartilhamento da experiência vivencial. Em síntese, no projeto almejou-se construir através da revitalização do jardim da escola um ponto de convergência dos olhares e reflexões com, de e para toda a comunidade. A convivência, envolvendo o diálogo com outros saberes e fazeres e as experiências propostas instiga a reflexão sobre o processo criativo e, ao buscar a compreensão e alternativas possíveis para a partilha, isso também retroalimenta o processo poético fazendo-o impulsionar a prática docente, ao gerar um círculo positivo, instigante e infinito de descobertas. Afirma-se que o Projeto Para Além do Jardim que está sendo focalizado neste texto representa muito mais do que apenas uma revitalização estética do espaço, pois se apresenta com a ambição de tornar-se um território compartilhado de experiências significativas para os alunos e alunas, enfatizando uma nova concepção de aprender onde o desejo e a compreensão do seu significado são os ingredientes indispensáveis para uma formação completa. |
id |
UFRGS-2_e5bd3e27d72feb6722c738c53bccc534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77075 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Maria Salete Melo MartinsBiazus, Maria Cristina Villanova2013-08-15T01:44:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/77075000895388Esta monografia está sendo proposta como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e busca explicitar o desenvolvimento e compartilhamento de uma intervenção artístico/ pedagógica analisada através de um olhar como artista e como professora. A caminhada pedagógica vem sendo trilhada há mais de quinze anos, embora nunca tenha se perdido a percepção e o fazer de artista. O olhar em partilha abarcando a ambos sempre favorece a leitura e a transcrição pedagógica dos fatos e ações que envolvem o objeto de trabalho. No texto se relata rapidamente a experiência com alunos do Ensino Fundamental e Médio – referente aos anos de 2009 a 2011, no Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre/ RS que parte, inicialmente da Cartografia artística do Bairro, chegando a seu desmembramento final com o atual Projeto Para Além do Jardim, realizado em 2012. O projeto coloca-se como uma tentativa de significar a Arte no espaço pedagógico como elemento importante na formação de um ser, usando o processo poético da artista-professora como suporte para criação e compartilhamento da experiência vivencial. Em síntese, no projeto almejou-se construir através da revitalização do jardim da escola um ponto de convergência dos olhares e reflexões com, de e para toda a comunidade. A convivência, envolvendo o diálogo com outros saberes e fazeres e as experiências propostas instiga a reflexão sobre o processo criativo e, ao buscar a compreensão e alternativas possíveis para a partilha, isso também retroalimenta o processo poético fazendo-o impulsionar a prática docente, ao gerar um círculo positivo, instigante e infinito de descobertas. Afirma-se que o Projeto Para Além do Jardim que está sendo focalizado neste texto representa muito mais do que apenas uma revitalização estética do espaço, pois se apresenta com a ambição de tornar-se um território compartilhado de experiências significativas para os alunos e alunas, enfatizando uma nova concepção de aprender onde o desejo e a compreensão do seu significado são os ingredientes indispensáveis para uma formação completa.application/pdfporArte : EducaçãoEducação artística : Ensino fundamental : Ensino médioInterdisciplinaridadePara além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2012Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895388.pdf000895388.pdfTexto completoapplication/pdf8108937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77075/1/000895388.pdf446464ce7ecad768db3a12b99ea041a2MD51TEXT000895388.pdf.txt000895388.pdf.txtExtracted Texttext/plain81799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77075/2/000895388.pdf.txt8752783aed0136403018fc9effd25359MD52THUMBNAIL000895388.pdf.jpg000895388.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77075/3/000895388.pdf.jpg3ca7e4f8e9a8fa9510fae46f88ab420fMD5310183/770752018-10-16 08:53:50.585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77075Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:53:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar |
title |
Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar |
spellingShingle |
Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar Pinto, Maria Salete Melo Martins Arte : Educação Educação artística : Ensino fundamental : Ensino médio Interdisciplinaridade |
title_short |
Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar |
title_full |
Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar |
title_fullStr |
Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar |
title_sort |
Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar |
author |
Pinto, Maria Salete Melo Martins |
author_facet |
Pinto, Maria Salete Melo Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Salete Melo Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Biazus, Maria Cristina Villanova |
contributor_str_mv |
Biazus, Maria Cristina Villanova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte : Educação Educação artística : Ensino fundamental : Ensino médio Interdisciplinaridade |
topic |
Arte : Educação Educação artística : Ensino fundamental : Ensino médio Interdisciplinaridade |
description |
Esta monografia está sendo proposta como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e busca explicitar o desenvolvimento e compartilhamento de uma intervenção artístico/ pedagógica analisada através de um olhar como artista e como professora. A caminhada pedagógica vem sendo trilhada há mais de quinze anos, embora nunca tenha se perdido a percepção e o fazer de artista. O olhar em partilha abarcando a ambos sempre favorece a leitura e a transcrição pedagógica dos fatos e ações que envolvem o objeto de trabalho. No texto se relata rapidamente a experiência com alunos do Ensino Fundamental e Médio – referente aos anos de 2009 a 2011, no Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre/ RS que parte, inicialmente da Cartografia artística do Bairro, chegando a seu desmembramento final com o atual Projeto Para Além do Jardim, realizado em 2012. O projeto coloca-se como uma tentativa de significar a Arte no espaço pedagógico como elemento importante na formação de um ser, usando o processo poético da artista-professora como suporte para criação e compartilhamento da experiência vivencial. Em síntese, no projeto almejou-se construir através da revitalização do jardim da escola um ponto de convergência dos olhares e reflexões com, de e para toda a comunidade. A convivência, envolvendo o diálogo com outros saberes e fazeres e as experiências propostas instiga a reflexão sobre o processo criativo e, ao buscar a compreensão e alternativas possíveis para a partilha, isso também retroalimenta o processo poético fazendo-o impulsionar a prática docente, ao gerar um círculo positivo, instigante e infinito de descobertas. Afirma-se que o Projeto Para Além do Jardim que está sendo focalizado neste texto representa muito mais do que apenas uma revitalização estética do espaço, pois se apresenta com a ambição de tornar-se um território compartilhado de experiências significativas para os alunos e alunas, enfatizando uma nova concepção de aprender onde o desejo e a compreensão do seu significado são os ingredientes indispensáveis para uma formação completa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-15T01:44:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77075 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895388 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77075 |
identifier_str_mv |
000895388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77075/1/000895388.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77075/2/000895388.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77075/3/000895388.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
446464ce7ecad768db3a12b99ea041a2 8752783aed0136403018fc9effd25359 3ca7e4f8e9a8fa9510fae46f88ab420f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224450180382720 |