Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Salete Melo Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77075
Resumo: Esta monografia está sendo proposta como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e busca explicitar o desenvolvimento e compartilhamento de uma intervenção artístico/ pedagógica analisada através de um olhar como artista e como professora. A caminhada pedagógica vem sendo trilhada há mais de quinze anos, embora nunca tenha se perdido a percepção e o fazer de artista. O olhar em partilha abarcando a ambos sempre favorece a leitura e a transcrição pedagógica dos fatos e ações que envolvem o objeto de trabalho. No texto se relata rapidamente a experiência com alunos do Ensino Fundamental e Médio – referente aos anos de 2009 a 2011, no Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre/ RS que parte, inicialmente da Cartografia artística do Bairro, chegando a seu desmembramento final com o atual Projeto Para Além do Jardim, realizado em 2012. O projeto coloca-se como uma tentativa de significar a Arte no espaço pedagógico como elemento importante na formação de um ser, usando o processo poético da artista-professora como suporte para criação e compartilhamento da experiência vivencial. Em síntese, no projeto almejou-se construir através da revitalização do jardim da escola um ponto de convergência dos olhares e reflexões com, de e para toda a comunidade. A convivência, envolvendo o diálogo com outros saberes e fazeres e as experiências propostas instiga a reflexão sobre o processo criativo e, ao buscar a compreensão e alternativas possíveis para a partilha, isso também retroalimenta o processo poético fazendo-o impulsionar a prática docente, ao gerar um círculo positivo, instigante e infinito de descobertas. Afirma-se que o Projeto Para Além do Jardim que está sendo focalizado neste texto representa muito mais do que apenas uma revitalização estética do espaço, pois se apresenta com a ambição de tornar-se um território compartilhado de experiências significativas para os alunos e alunas, enfatizando uma nova concepção de aprender onde o desejo e a compreensão do seu significado são os ingredientes indispensáveis para uma formação completa.
id UFRGS-2_e5bd3e27d72feb6722c738c53bccc534
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77075
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Maria Salete Melo MartinsBiazus, Maria Cristina Villanova2013-08-15T01:44:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/77075000895388Esta monografia está sendo proposta como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e busca explicitar o desenvolvimento e compartilhamento de uma intervenção artístico/ pedagógica analisada através de um olhar como artista e como professora. A caminhada pedagógica vem sendo trilhada há mais de quinze anos, embora nunca tenha se perdido a percepção e o fazer de artista. O olhar em partilha abarcando a ambos sempre favorece a leitura e a transcrição pedagógica dos fatos e ações que envolvem o objeto de trabalho. No texto se relata rapidamente a experiência com alunos do Ensino Fundamental e Médio – referente aos anos de 2009 a 2011, no Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre/ RS que parte, inicialmente da Cartografia artística do Bairro, chegando a seu desmembramento final com o atual Projeto Para Além do Jardim, realizado em 2012. O projeto coloca-se como uma tentativa de significar a Arte no espaço pedagógico como elemento importante na formação de um ser, usando o processo poético da artista-professora como suporte para criação e compartilhamento da experiência vivencial. Em síntese, no projeto almejou-se construir através da revitalização do jardim da escola um ponto de convergência dos olhares e reflexões com, de e para toda a comunidade. A convivência, envolvendo o diálogo com outros saberes e fazeres e as experiências propostas instiga a reflexão sobre o processo criativo e, ao buscar a compreensão e alternativas possíveis para a partilha, isso também retroalimenta o processo poético fazendo-o impulsionar a prática docente, ao gerar um círculo positivo, instigante e infinito de descobertas. Afirma-se que o Projeto Para Além do Jardim que está sendo focalizado neste texto representa muito mais do que apenas uma revitalização estética do espaço, pois se apresenta com a ambição de tornar-se um território compartilhado de experiências significativas para os alunos e alunas, enfatizando uma nova concepção de aprender onde o desejo e a compreensão do seu significado são os ingredientes indispensáveis para uma formação completa.application/pdfporArte : EducaçãoEducação artística : Ensino fundamental : Ensino médioInterdisciplinaridadePara além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2012Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895388.pdf000895388.pdfTexto completoapplication/pdf8108937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77075/1/000895388.pdf446464ce7ecad768db3a12b99ea041a2MD51TEXT000895388.pdf.txt000895388.pdf.txtExtracted Texttext/plain81799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77075/2/000895388.pdf.txt8752783aed0136403018fc9effd25359MD52THUMBNAIL000895388.pdf.jpg000895388.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77075/3/000895388.pdf.jpg3ca7e4f8e9a8fa9510fae46f88ab420fMD5310183/770752018-10-16 08:53:50.585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77075Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:53:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar
title Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar
spellingShingle Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar
Pinto, Maria Salete Melo Martins
Arte : Educação
Educação artística : Ensino fundamental : Ensino médio
Interdisciplinaridade
title_short Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar
title_full Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar
title_fullStr Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar
title_full_unstemmed Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar
title_sort Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar
author Pinto, Maria Salete Melo Martins
author_facet Pinto, Maria Salete Melo Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Salete Melo Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Biazus, Maria Cristina Villanova
contributor_str_mv Biazus, Maria Cristina Villanova
dc.subject.por.fl_str_mv Arte : Educação
Educação artística : Ensino fundamental : Ensino médio
Interdisciplinaridade
topic Arte : Educação
Educação artística : Ensino fundamental : Ensino médio
Interdisciplinaridade
description Esta monografia está sendo proposta como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e busca explicitar o desenvolvimento e compartilhamento de uma intervenção artístico/ pedagógica analisada através de um olhar como artista e como professora. A caminhada pedagógica vem sendo trilhada há mais de quinze anos, embora nunca tenha se perdido a percepção e o fazer de artista. O olhar em partilha abarcando a ambos sempre favorece a leitura e a transcrição pedagógica dos fatos e ações que envolvem o objeto de trabalho. No texto se relata rapidamente a experiência com alunos do Ensino Fundamental e Médio – referente aos anos de 2009 a 2011, no Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre/ RS que parte, inicialmente da Cartografia artística do Bairro, chegando a seu desmembramento final com o atual Projeto Para Além do Jardim, realizado em 2012. O projeto coloca-se como uma tentativa de significar a Arte no espaço pedagógico como elemento importante na formação de um ser, usando o processo poético da artista-professora como suporte para criação e compartilhamento da experiência vivencial. Em síntese, no projeto almejou-se construir através da revitalização do jardim da escola um ponto de convergência dos olhares e reflexões com, de e para toda a comunidade. A convivência, envolvendo o diálogo com outros saberes e fazeres e as experiências propostas instiga a reflexão sobre o processo criativo e, ao buscar a compreensão e alternativas possíveis para a partilha, isso também retroalimenta o processo poético fazendo-o impulsionar a prática docente, ao gerar um círculo positivo, instigante e infinito de descobertas. Afirma-se que o Projeto Para Além do Jardim que está sendo focalizado neste texto representa muito mais do que apenas uma revitalização estética do espaço, pois se apresenta com a ambição de tornar-se um território compartilhado de experiências significativas para os alunos e alunas, enfatizando uma nova concepção de aprender onde o desejo e a compreensão do seu significado são os ingredientes indispensáveis para uma formação completa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-15T01:44:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77075
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895388
url http://hdl.handle.net/10183/77075
identifier_str_mv 000895388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77075/1/000895388.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77075/2/000895388.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77075/3/000895388.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 446464ce7ecad768db3a12b99ea041a2
8752783aed0136403018fc9effd25359
3ca7e4f8e9a8fa9510fae46f88ab420f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450180382720