Uma abordagem sobre a aplicação de jogos digitais como tecnologia assistiva para crianças com TDAH no processo da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marciano, Adriana Cláudia Batista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203890
Resumo: O presente trabalho nasceu da necessidade de investigar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) presente em um grande número de crianças, mostrando o impacto que produz no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo estratégias que as permita alcançar a aprendizagem, num processo de acolhimento e inclusão. Neste sentido, propõe a utilização de jogos digitais como tecnologia assistiva para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, em especial, o jogo “Minecraft”. Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizada a pesquisa de caráter exploratório descritivo, utilizando-se como metodologia, o método clínico para levantamento e análise dos dados, através da observação de uma aluna do 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de São Leopoldo, na grande Porto Alegre/RS. Pôde-se então concluir que os jogos digitais podem ser considerados ferramentas a serem utilizadas pelos professores para auxiliar o aluno com TDAH no processo da aprendizagem. Além disso, pôde-se perceber a importância de garantir a esses alunos o direito da aprendizagem, do ponto de vista inclusive da humanização, pois são claros e evidentes os impactos negativos e o sofrimento psicológico por que passam os alunos portadores de TDAH, seus professores e familiares, quando não se têm claras e atuantes estratégias de inclusão dos mesmos nos processos de aprendizagem escolar, causando nesses alunos, sensação de desamparo e baixa autoestima.
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