Biotecnologia no ensino médio : uma análise em livros didáticos do PNLD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Rodolfo Kruger da Camara
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198164
Resumo: A biotecnologia é uma área de grande importância para a sociedade atual e suas aplicações na história da humanidade datam de milênios atrás. Livros didáticos, porém, incluem este assunto há pouco tempo, e sua abordagem se mantém alinhada com a lógica cientificista, neutra, pouco contextualizada com a realidade. O livro didático que poderia, ou deveria, ser apenas mais um recurso didático dentre muitos possíveis ainda é o principal recurso organizador do conhecimento em sala de aula e, em muitos casos, a única fonte de informações. Nesses casos as informações são tratadas como verdades, e o que não está presente no livro pode ser tratado como pouco importante ou mesmo nem ser considerado em sala de aula. O fazer técnico-científico não é apenas socialmente inserido, mas também próprio agente da transformação social. Tratá-lo como tal no processo da escolarização é dar ao tema seu valor devido. A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade é uma forma socialmente contextualizada de tratar o assunto em busca de uma realidade emancipatória da educação. Este trabalho analisou cinco coleções de livros didáticas, quanto à sua abordagem para o ensino de biotecnologia. Destas, quatro apresentavam capítulos dedicados à Biotecnologia e, com algumas variações, abordavam os assuntos: Transgênicos, Exames de DNA e Células- Tronco. Uma análise no site SuperPro Web® revela grande incidência destes assuntos em vestibulares, o que é coerente com o predomínio dos temas citados. A abordagem, no entanto, mostra-se pretensamente neutra e técnica, sem questionamentos nem reais alternativas às problemáticas apresentadas. Esta falta de criticismo vai de encontro à proposta de escolarização da lei de diretrizes e bases e dos parâmetros curriculares nacionais, que preconizam uma educação crítica e cidadã, formadora de opinião. Uma escolarização emancipatória, que de fato promova autonomia e cidadania, deveria apresentar questionamentos e alternativas às técnicas apresentadas, em que pese sua importância técnica e científica.
id UFRGS-2_e641e1a440b1e3ad7ed3a3f513783b3b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198164
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribas, Rodolfo Kruger da CamaraSilva, Patrícia Valente da2019-08-21T02:30:42Z2018http://hdl.handle.net/10183/198164001095988A biotecnologia é uma área de grande importância para a sociedade atual e suas aplicações na história da humanidade datam de milênios atrás. Livros didáticos, porém, incluem este assunto há pouco tempo, e sua abordagem se mantém alinhada com a lógica cientificista, neutra, pouco contextualizada com a realidade. O livro didático que poderia, ou deveria, ser apenas mais um recurso didático dentre muitos possíveis ainda é o principal recurso organizador do conhecimento em sala de aula e, em muitos casos, a única fonte de informações. Nesses casos as informações são tratadas como verdades, e o que não está presente no livro pode ser tratado como pouco importante ou mesmo nem ser considerado em sala de aula. O fazer técnico-científico não é apenas socialmente inserido, mas também próprio agente da transformação social. Tratá-lo como tal no processo da escolarização é dar ao tema seu valor devido. A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade é uma forma socialmente contextualizada de tratar o assunto em busca de uma realidade emancipatória da educação. Este trabalho analisou cinco coleções de livros didáticas, quanto à sua abordagem para o ensino de biotecnologia. Destas, quatro apresentavam capítulos dedicados à Biotecnologia e, com algumas variações, abordavam os assuntos: Transgênicos, Exames de DNA e Células- Tronco. Uma análise no site SuperPro Web® revela grande incidência destes assuntos em vestibulares, o que é coerente com o predomínio dos temas citados. A abordagem, no entanto, mostra-se pretensamente neutra e técnica, sem questionamentos nem reais alternativas às problemáticas apresentadas. Esta falta de criticismo vai de encontro à proposta de escolarização da lei de diretrizes e bases e dos parâmetros curriculares nacionais, que preconizam uma educação crítica e cidadã, formadora de opinião. Uma escolarização emancipatória, que de fato promova autonomia e cidadania, deveria apresentar questionamentos e alternativas às técnicas apresentadas, em que pese sua importância técnica e científica.Biotechnology is a field of major importance to modern society, and its applications date thousands of years in human’s history. School textbooks, on the other hand, included this subject not long ago, and its approach is still aligned to the scientific, neutral view and little focused on day-to-day reality. Textbooks are only one among many other didactic resources, but they are still the main resources on organizing knowledge in the classroom. Being so, its approaches are treated as truths, and what is not said can also be treated as less important. The scientific-technical making is not only socially inserted, but also the very agent of social transformation. Treating it as such in the schooling process is giving to the topic its sue value. The Science, Technology and Society approach is a socially inserted way to deal with this matter, and it is highly recommended in an emancipatory education context. This work has analyzed five schoolbook collections, related to its Biotechnology approach on education. Four of these presenter dedicated chapters to this matter and, along with some variations, they included the subjects of Transgenic, DNA tests and Stem Cells. An analysis made in the SuperPro Web® site reveals great incidence of those topics in university entrance exams, which explains the predominance of the above cited subjects. Its approach, however, shows itself under technical and pretense neutral analysis, bringing no questioning or real alternatives to the arisen problems. This lack of criticism goes against what is proposed in Brazilian legislation such as the Base Directions Law and the National Curricular Parameters for High School, which advocates a critic, citizen, opinion-forming education. An emancipatory, autonomy and citizenship-promoting education should present questioning and alternatives to the presented techniques, despite their technical and scientific importance.application/pdfporBiotecnologiaEnsino médioLivro didáticoPlano Nacional do Livro Didático (PNLD)Biotecnologia no ensino médio : uma análise em livros didáticos do PNLDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095988.pdf.txt001095988.pdf.txtExtracted Texttext/plain76077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198164/2/001095988.pdf.txtb676927df467a132d426eb744ca008a5MD52ORIGINAL001095988.pdfTexto completoapplication/pdf708059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198164/1/001095988.pdf79e43096c3046e187127f3749d8bc729MD5110183/1981642019-08-22 02:31:51.005293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-22T05:31:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Biotecnologia no ensino médio : uma análise em livros didáticos do PNLD
title Biotecnologia no ensino médio : uma análise em livros didáticos do PNLD
spellingShingle Biotecnologia no ensino médio : uma análise em livros didáticos do PNLD
Ribas, Rodolfo Kruger da Camara
Biotecnologia
Ensino médio
Livro didático
Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)
title_short Biotecnologia no ensino médio : uma análise em livros didáticos do PNLD
title_full Biotecnologia no ensino médio : uma análise em livros didáticos do PNLD
title_fullStr Biotecnologia no ensino médio : uma análise em livros didáticos do PNLD
title_full_unstemmed Biotecnologia no ensino médio : uma análise em livros didáticos do PNLD
title_sort Biotecnologia no ensino médio : uma análise em livros didáticos do PNLD
author Ribas, Rodolfo Kruger da Camara
author_facet Ribas, Rodolfo Kruger da Camara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Rodolfo Kruger da Camara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Patrícia Valente da
contributor_str_mv Silva, Patrícia Valente da
dc.subject.por.fl_str_mv Biotecnologia
Ensino médio
Livro didático
Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)
topic Biotecnologia
Ensino médio
Livro didático
Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)
description A biotecnologia é uma área de grande importância para a sociedade atual e suas aplicações na história da humanidade datam de milênios atrás. Livros didáticos, porém, incluem este assunto há pouco tempo, e sua abordagem se mantém alinhada com a lógica cientificista, neutra, pouco contextualizada com a realidade. O livro didático que poderia, ou deveria, ser apenas mais um recurso didático dentre muitos possíveis ainda é o principal recurso organizador do conhecimento em sala de aula e, em muitos casos, a única fonte de informações. Nesses casos as informações são tratadas como verdades, e o que não está presente no livro pode ser tratado como pouco importante ou mesmo nem ser considerado em sala de aula. O fazer técnico-científico não é apenas socialmente inserido, mas também próprio agente da transformação social. Tratá-lo como tal no processo da escolarização é dar ao tema seu valor devido. A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade é uma forma socialmente contextualizada de tratar o assunto em busca de uma realidade emancipatória da educação. Este trabalho analisou cinco coleções de livros didáticas, quanto à sua abordagem para o ensino de biotecnologia. Destas, quatro apresentavam capítulos dedicados à Biotecnologia e, com algumas variações, abordavam os assuntos: Transgênicos, Exames de DNA e Células- Tronco. Uma análise no site SuperPro Web® revela grande incidência destes assuntos em vestibulares, o que é coerente com o predomínio dos temas citados. A abordagem, no entanto, mostra-se pretensamente neutra e técnica, sem questionamentos nem reais alternativas às problemáticas apresentadas. Esta falta de criticismo vai de encontro à proposta de escolarização da lei de diretrizes e bases e dos parâmetros curriculares nacionais, que preconizam uma educação crítica e cidadã, formadora de opinião. Uma escolarização emancipatória, que de fato promova autonomia e cidadania, deveria apresentar questionamentos e alternativas às técnicas apresentadas, em que pese sua importância técnica e científica.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-21T02:30:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198164
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001095988
url http://hdl.handle.net/10183/198164
identifier_str_mv 001095988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198164/2/001095988.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198164/1/001095988.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b676927df467a132d426eb744ca008a5
79e43096c3046e187127f3749d8bc729
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447247253405696