Biotecnologia no ensino médio : uma análise em livros didáticos do PNLD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Rodolfo Kruger da Camara
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198164
Resumo: A biotecnologia é uma área de grande importância para a sociedade atual e suas aplicações na história da humanidade datam de milênios atrás. Livros didáticos, porém, incluem este assunto há pouco tempo, e sua abordagem se mantém alinhada com a lógica cientificista, neutra, pouco contextualizada com a realidade. O livro didático que poderia, ou deveria, ser apenas mais um recurso didático dentre muitos possíveis ainda é o principal recurso organizador do conhecimento em sala de aula e, em muitos casos, a única fonte de informações. Nesses casos as informações são tratadas como verdades, e o que não está presente no livro pode ser tratado como pouco importante ou mesmo nem ser considerado em sala de aula. O fazer técnico-científico não é apenas socialmente inserido, mas também próprio agente da transformação social. Tratá-lo como tal no processo da escolarização é dar ao tema seu valor devido. A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade é uma forma socialmente contextualizada de tratar o assunto em busca de uma realidade emancipatória da educação. Este trabalho analisou cinco coleções de livros didáticas, quanto à sua abordagem para o ensino de biotecnologia. Destas, quatro apresentavam capítulos dedicados à Biotecnologia e, com algumas variações, abordavam os assuntos: Transgênicos, Exames de DNA e Células- Tronco. Uma análise no site SuperPro Web® revela grande incidência destes assuntos em vestibulares, o que é coerente com o predomínio dos temas citados. A abordagem, no entanto, mostra-se pretensamente neutra e técnica, sem questionamentos nem reais alternativas às problemáticas apresentadas. Esta falta de criticismo vai de encontro à proposta de escolarização da lei de diretrizes e bases e dos parâmetros curriculares nacionais, que preconizam uma educação crítica e cidadã, formadora de opinião. Uma escolarização emancipatória, que de fato promova autonomia e cidadania, deveria apresentar questionamentos e alternativas às técnicas apresentadas, em que pese sua importância técnica e científica.
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Tratá-lo como tal no processo da escolarização é dar ao tema seu valor devido. A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade é uma forma socialmente contextualizada de tratar o assunto em busca de uma realidade emancipatória da educação. Este trabalho analisou cinco coleções de livros didáticas, quanto à sua abordagem para o ensino de biotecnologia. Destas, quatro apresentavam capítulos dedicados à Biotecnologia e, com algumas variações, abordavam os assuntos: Transgênicos, Exames de DNA e Células- Tronco. Uma análise no site SuperPro Web® revela grande incidência destes assuntos em vestibulares, o que é coerente com o predomínio dos temas citados. A abordagem, no entanto, mostra-se pretensamente neutra e técnica, sem questionamentos nem reais alternativas às problemáticas apresentadas. Esta falta de criticismo vai de encontro à proposta de escolarização da lei de diretrizes e bases e dos parâmetros curriculares nacionais, que preconizam uma educação crítica e cidadã, formadora de opinião. Uma escolarização emancipatória, que de fato promova autonomia e cidadania, deveria apresentar questionamentos e alternativas às técnicas apresentadas, em que pese sua importância técnica e científica.Biotechnology is a field of major importance to modern society, and its applications date thousands of years in human’s history. School textbooks, on the other hand, included this subject not long ago, and its approach is still aligned to the scientific, neutral view and little focused on day-to-day reality. Textbooks are only one among many other didactic resources, but they are still the main resources on organizing knowledge in the classroom. Being so, its approaches are treated as truths, and what is not said can also be treated as less important. The scientific-technical making is not only socially inserted, but also the very agent of social transformation. Treating it as such in the schooling process is giving to the topic its sue value. The Science, Technology and Society approach is a socially inserted way to deal with this matter, and it is highly recommended in an emancipatory education context. This work has analyzed five schoolbook collections, related to its Biotechnology approach on education. Four of these presenter dedicated chapters to this matter and, along with some variations, they included the subjects of Transgenic, DNA tests and Stem Cells. An analysis made in the SuperPro Web® site reveals great incidence of those topics in university entrance exams, which explains the predominance of the above cited subjects. Its approach, however, shows itself under technical and pretense neutral analysis, bringing no questioning or real alternatives to the arisen problems. This lack of criticism goes against what is proposed in Brazilian legislation such as the Base Directions Law and the National Curricular Parameters for High School, which advocates a critic, citizen, opinion-forming education. An emancipatory, autonomy and citizenship-promoting education should present questioning and alternatives to the presented techniques, despite their technical and scientific importance.application/pdfporBiotecnologiaEnsino médioLivro didáticoPlano Nacional do Livro Didático (PNLD)Biotecnologia no ensino médio : uma análise em livros didáticos do PNLDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095988.pdf.txt001095988.pdf.txtExtracted Texttext/plain76077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198164/2/001095988.pdf.txtb676927df467a132d426eb744ca008a5MD52ORIGINAL001095988.pdfTexto completoapplication/pdf708059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198164/1/001095988.pdf79e43096c3046e187127f3749d8bc729MD5110183/1981642019-08-22 02:31:51.005293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-22T05:31:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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