Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223857 |
Resumo: | Os MOOCs representam uma nova forma de acesso ao conhecimento – usualmente aberto e gratuito, alcançando um alto número de inscrições. A partir dessa nova modalidade de distribuição de cursos, surgem novas possibilidades de explorações ligadas à aprendizagem. Neste sentido, essa pesquisa está inserida no âmbito da análise das trajetórias de aprendizagem, e teve como objetivo analisar o comportamento navegacional de inscritos (n=1415) em um MOOC denominado Poesia Grega, a fim de investigar se a trajetória percorrida (linear ou não linear) possui relação com o desempenho dos concluintes (n=279). Para tanto, foram analisados registros de navegação, e os resultados revelaram que a maioria dos estudantes segue uma trajetória não linear. Todavia, o teste de Mann Whitney, para diferença das médias das notas identificou que o grupo que seguiu uma trajetória linear alcançou melhor desempenho se comparado ao grupo não linear. |
id |
UFRGS-2_e65cba548a6503c051733910c4a43928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223857 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Napoliana Silva deSantiago, GabriellaLima, Jose Valdeni deNunes, Felipe BeckerCanto Filho, Alberto Bastos doPerry, Gabriela Trindade2021-07-14T04:31:38Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223857001078732Os MOOCs representam uma nova forma de acesso ao conhecimento – usualmente aberto e gratuito, alcançando um alto número de inscrições. A partir dessa nova modalidade de distribuição de cursos, surgem novas possibilidades de explorações ligadas à aprendizagem. Neste sentido, essa pesquisa está inserida no âmbito da análise das trajetórias de aprendizagem, e teve como objetivo analisar o comportamento navegacional de inscritos (n=1415) em um MOOC denominado Poesia Grega, a fim de investigar se a trajetória percorrida (linear ou não linear) possui relação com o desempenho dos concluintes (n=279). Para tanto, foram analisados registros de navegação, e os resultados revelaram que a maioria dos estudantes segue uma trajetória não linear. Todavia, o teste de Mann Whitney, para diferença das médias das notas identificou que o grupo que seguiu uma trajetória linear alcançou melhor desempenho se comparado ao grupo não linear.MOOCs represent a new means of access to knowledge - usually open and free, with large numbers of enrollments. Through this new modality of course distribution new possibilities for investigations of learning experiences emerge. In this sense, this research is inserted in the scope of the analysis of paths learning, the objective of this study was to analyze the navigational behavior of students enrolled (n=1415) in a MOOC called “Greek Poetry”, in order to investigate whether the path adhered (linear and nonlinear) is related the performance of the learners who complete the course (n=279). For this purpose, we analyzed the navigation logs of this MOOC, and the results show that most students adhere to a nonlinear path. However, the MannWhitney test used for difference of the means of the grades identified that the group that adhered the linear path achieved better performance when compared to the non-linear group.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 1-11Ambiente virtual de aprendizagemMedição de desempenhoLearning trajectoriesLinear pathNon-linear pathAnálise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOCAnalysis of the learning paths of students enrolled in a MOOC info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078732.pdf.txt001078732.pdf.txtExtracted Texttext/plain34791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223857/2/001078732.pdf.txt7cc7a8e4e0f31bbdf197c548d8d5adfeMD52ORIGINAL001078732.pdfTexto completoapplication/pdf2353983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223857/1/001078732.pdf8e159ebe8d9426b908f61056a0e11503MD5110183/2238572023-03-16 03:24:36.780369oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223857Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-16T06:24:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Analysis of the learning paths of students enrolled in a MOOC |
title |
Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC |
spellingShingle |
Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC Souza, Napoliana Silva de Ambiente virtual de aprendizagem Medição de desempenho Learning trajectories Linear path Non-linear path |
title_short |
Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC |
title_full |
Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC |
title_fullStr |
Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC |
title_full_unstemmed |
Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC |
title_sort |
Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC |
author |
Souza, Napoliana Silva de |
author_facet |
Souza, Napoliana Silva de Santiago, Gabriella Lima, Jose Valdeni de Nunes, Felipe Becker Canto Filho, Alberto Bastos do Perry, Gabriela Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Santiago, Gabriella Lima, Jose Valdeni de Nunes, Felipe Becker Canto Filho, Alberto Bastos do Perry, Gabriela Trindade |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Napoliana Silva de Santiago, Gabriella Lima, Jose Valdeni de Nunes, Felipe Becker Canto Filho, Alberto Bastos do Perry, Gabriela Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem Medição de desempenho |
topic |
Ambiente virtual de aprendizagem Medição de desempenho Learning trajectories Linear path Non-linear path |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning trajectories Linear path Non-linear path |
description |
Os MOOCs representam uma nova forma de acesso ao conhecimento – usualmente aberto e gratuito, alcançando um alto número de inscrições. A partir dessa nova modalidade de distribuição de cursos, surgem novas possibilidades de explorações ligadas à aprendizagem. Neste sentido, essa pesquisa está inserida no âmbito da análise das trajetórias de aprendizagem, e teve como objetivo analisar o comportamento navegacional de inscritos (n=1415) em um MOOC denominado Poesia Grega, a fim de investigar se a trajetória percorrida (linear ou não linear) possui relação com o desempenho dos concluintes (n=279). Para tanto, foram analisados registros de navegação, e os resultados revelaram que a maioria dos estudantes segue uma trajetória não linear. Todavia, o teste de Mann Whitney, para diferença das médias das notas identificou que o grupo que seguiu uma trajetória linear alcançou melhor desempenho se comparado ao grupo não linear. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:31:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223857 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001078732 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001078732 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 1-11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223857/2/001078732.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223857/1/001078732.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7cc7a8e4e0f31bbdf197c548d8d5adfe 8e159ebe8d9426b908f61056a0e11503 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225025435467776 |